Já se sabe que a apneia obstrutiva do sono provoca eventos cardiovasculares como infartos e AVE’s, no entanto, ainda não há evidência suficiente para afirmar que tratar a apneia irá diminuir o risco de desfechos cardiovasculares.
O tratamento atual para Apneia obstrutiva do sono é qual?
Usa-se atualmente um aparelho para manter pressão positiva contínua na via aérea durante o sono (CPAP).
Fonte da figura: Does Treating Sleep Apnea With CPAP Improve Cardiovascular Outcomes or Lower Risk of Atrial Fibrillation?
Existe evidência a favor do uso de CPAP?
Estudos observacionais demonstraram que entre pacientes com Apneia obstrutiva o uso da terapia descrita acima esteve associada com uma menor incidência de eventos cardiovasculares fatais e não fatais.
Tais dados foram corroborados por uma meta análise com um Odds Ratio de 0,37 (0.16 - 0.54, IC 95%), mostrando efeitos protetores.
Então por que é duvidosa a eficácia do uso de CPAP para a apneia obstrutiva do sono?
Um documento liberado pela Agência de pesquisa e qualidade de cuidados em saúde do departamento de saúde e serviços humanos dos Estados Unidos levantou como dúvidas em relação ao uso da CPAP os seguintes apontamentos:
O fato do diagnóstico e a severidade da apneia obstrutiva do sono e a resposta à terapia ser avaliada usando o índice de apneia-hipopneia.
Você deve estar pensando, mas se existe um índice para avaliação, por que é ruim?
Porque não existe definição padrão de medidas e também não há evidência se as medidas do índice de avaliação são válidas para analisar e classificar a clínica do paciente. Além do questionário possuir uma especificidade baixa
Para corroborar com essa visão, uma revisão com meta-análise concluiu que não existe evidência para suportar a ideia de que o tratamento com pressão positiva diminui eventos clinicamente importantes.
Portanto, existe evidência insuficiente em relação aos efeitos da CPAP para o risco de isquemia, angina, revascularização da artéria coronária, insuficiência cardíaca e fibrilação atrial.
Desse modo, é importante atentar-se para as estratégias de marketing que idolatram o uso da técnica para a prevenção de efeitos cardiovasculares além dos benefícios para melhora da sonolência diurna e roncos.
Artigos relacionados:
Medicina do Estilo de Vida - O Poder do Sono
Privação de sono e erros médicos caminham juntos
Escrito por Yan Kubiak Canquerino - Colaborador da Academia Médica
Referências
Does Treating Sleep Apnea With CPAP Improve Cardiovascular Outcomes or Lower Risk of Atrial Fibrillation?. Acesso em 11/08/2021.
DRAFT - Continuous Positive Airway Pressure Treatment for Obstructive Sleep Apnea. Acesso em 11/08/2021.
Meta-Analysis of Cardiovascular Outcomes With Continuous Positive Airway Pressure Therapy in Patients With Obstructive Sleep Apnea. Acesso em 11/08/2021.
Meta-Analysis of Cardiovascular Outcomes With Continuous Positive Airway Pressure Therapy in Patients With Obstructive Sleep Apnea - American Journal of Cardiology . Acesso em 11/08/2021.