Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Crônicas de Anestesia - De onde vem o propofol?

Crônicas de Anestesia - De onde vem o propofol?
Crônicas de Anestesia
set. 6 - 2 min de leitura
010

Crônicas de Anestesia - De onde vem o propofol?

O propofol é um hipnótico que tem aparência leitosa que desperta muita curiosidade sobre sua origem. Chamado por muitos de "Leite da amnésia" foi alvo de uma das primeiras criações do anestesista e cartunista Carlos Eduardo Santos Martins, que assina os cartuns publicados no Academia Médica.

Vaca Hypnotica

Propofol (2,6-diisopropilfenol) é um fármaco de ultra-curta-duração da classe dos anestésicos parenterais. A injeção endovenosa de uma dose terapêutica (1,5 - 2,5 mg/kg para indução) de propofol induz a hipnose, com excitação mínima, usualmente em menos de 40 s (o tempo de uma circulação braço-cérebro). Como outros indutores de acção rápida, o tempo de meia-vida de equilíbrio circulação-cérebro é aproximadamente de 1~3 minutos, dependendo da velocidade da indução da anestesia. O mecanismo de ação proposto é atividade agonista de receptores do tipo GABA. Sua ligação provocaria a abertura de canais de íons cloreto levando à hiperpolarização neuronal.

É usado para indução anestésica em pacientes adultos e pediátricos (com mais de 3 anos de idade), manutenção da anestesia geral em pacientes adultos e pediátricos (com mais de 2 meses de idade) e sedação para procedimentos médicos. O propofol não produz analgesia, embora em certos estudos em que se administra propofol, em comparação com anestésicos inalatórios, os doentes reportam menos dor.

Um lugar comum que encontramos nos hospitais brasileiros é o uso de medicamentos mais baratos, produzidos em países que não possuem os mesmos padrões da indústria farmacêutica que formulou pela primeira vez o fármaco, podendo não ser tão eficaz quanto o medicamento original. Este é o caso do propofol, que no hospital em que Carlos trabalha, está sendo importado diretamente da Índia. Isso gerou outra crônica deste divertido anestesista:

propofol indiano

Infelizmente o propofol não vem da vaquinha Hypnótica. É uma emulsão insolúvel em água, composto por 1% de propofol, 10% de óleo de soja, 1,2% de fosfolipídeo de ovo purificado (emulsionante), glicerol 2,25% como agente ajustador da tonicidade e hidróxido de sódio para ajustar o pH. A emulsão de propofol aparece como um líquido opaco esbranquiçado devido à dispersão luminosa causada pelas pequeníssimas gotículas de gordura (~150 nm) que ela contém.

Não deixe de comentar logo abaixo!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você