Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Curso de Eletrocardiograma online

Curso de Eletrocardiograma online
Fernando Carbonieri
jan. 14 - 2 min de leitura
000

Curso de Eletrocardiograma online

A complexidade do corpo humano pode se tornar mais inteligível através de novas ferramentas de estudo, como o Brain Tutor, o Six Second ECG, e mais uma vez hoje, como o ECG Teacher.

O ECG Teacher é um dos inúmeros websites que tem por objetivo ensinar a interpretação do exame de eletrocardiograma.

A iniciativa foi proposta por Dr. John Seery PhD MRCP e Dr. John Ryan PhD MSc BSc(Hons), que dedicaram inúmeras horas de seus tempos livres para produzir uma vasta quantidade de vídeos que ilustram muito bem este campo abstrato que é a eletrocardiografia.

Os vídeos duram de 5 a 10 minutos cada e explicam de forma muito bem ilustrada a eletrofisiologia normal e as patologias próprias do sistema de condução.

São mais de 50 vídeos gratuitos que, com certeza irão melhorar em muito o seu entendimento sobre o tema. Infelizmente os vídeos são todos em inglês, portanto é necessário ter um conhecimento avançado da língua. As legendas possíveis (google translate) não são boas e fidedignas.

Veja o vídeo que fala sobre o sistema de condução:

Contrações do átrio e dos ventrículos é muito bem coordenada por uma onda de despolarização que se espalhas pelas paredes musculares dessas câmaras. A onda de despolarização reflete o movimento pelas membranas dos  cardiomiócitos espalhando a corrente elétrica pelo coração. Após a contração o músculo cardíaco retorna para uma posição de descanso associado com um movimento reversão do movimento pelos cardiomiócitos. A esse estágio, damos o nome de repolarização cardíaca. A máquina do eletrocardiograma foi desenhada para detectar e gravar essas duas ondas de atividade elétrica do coração. As ondas de despolarização e repolarização espalham-se pelo coração de forma bastante previsível e para entender o ECG esse padrão tem de ser conhecido.

Clique aqui para ver uma alternativa a este curso

O ACADEMIA MÉDICA DECLARA NÃO HAVER CONFLITOS DE INTERESSE NESTA PUBLICAÇÃO


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você