Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cursos gratuitos das maiores universidades do mundo

Cursos gratuitos das maiores universidades do mundo
Fernando Carbonieri
mar. 27 - 11 min de leitura
010

Há algum tempo publiquei um artigo aqui no academia médica que falava como obter cursos online gratuitos das maiores universidades do mundo. Naquele artigo mostramos que instituições como Johns Hopkins University, Princeton University, Massachussets Institute of Tecnology, Stanford University, Duke University, entre outras, proporcionam cursos universitários em diversas áreas, de forma gratuita, com direito a certificado. A forma com que você pode obter essas aulas e certificações apoiam-se no conceito de EAD (ensino à distância).

Hoje eu volto com os cursos que estarão disponíveis para os próximos 4 meses no principal site que oferece o serviço. Selecionamos apenas aqueles que são interessantes para médicos e acadêmicos da área de saúde.

Coursera

www.coursera.org é um empreendimento social que faz parceria com as melhores universidades do mundo para oferecer cursos online a qualquer um. Eles avistam um futuro no qual as melhores universidades possam educar milhões de pessoas. A partir disso, o Coursera espera fornecer educação de ponta a todos, algo que antes era disponível a apenas um seleto grupo de pessoas.

As aulas oferecidas pelo Coursera são projetadas para ajudar o aluno a dominar o conteúdo. Ao inscrever-se em alguns dos cursos por eles oferecidos, você vai assistir a palestras ministradas por professores das maiores universidades do mundo, aprender no seu próprio ritmo, testar seu conhecimento, e reforçar os conceitos através de exercícios interativos. Quando você se juntar a um dos cursos, você também vai participar de uma comunidade global de milhares de estudantes que aprendem junto com você.

 

 

Confira os cursos para os próximos 4 meses que serão oferecidos gratuitamente pelo Coursera.org

 

"Pay Attention!!" ADHD Through the Lifespan

Anthony L. Rostain

Esse curso irá revisar o conhecimento científico atual e abordagem clínica para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O curso ira examinar o impacto do agravo no desenvolvimento, e impactos na saúde. O curso começou dia 18 de março e tem duração mínima de 12 semanas. Vale lembrar que os cursos continuam disponíveis até 4 meses após o término das aulas curriculares.

 

 

A Beginner's Guide to Irrational Behavior

 

Dan Ariely

Nesse curso você irá aprender sobre sobre as muitas maneiras que as pessoas se comportam de modo irracional ( excelente para trabalhar com seus pacientes ) e como você pode vencer esses problemas. O curso começou dia 25 de março e dura 6 semanas.

 

 

Synapses, Neurons and Brains

Idan Segev

 

Você vai se tornar intimamente familiarizados com os princípios operacionais neuronais "life-ware" (sinapses, os neurônios e as redes que se formam), bem como com ideias recentes sobre como a dinâmica dessas redes geram o "código neuronal." Como um aperitivo vamos destacar as atualidades sobre excitação cerebral e, para sobremesa, vamos discutir o futuro da pesquisa sobre o cérebro e neurociência. O curso dura 9 semanas e começa dia 31 de março.

 

 

Scientific Computing

 

Nathan Kutz

Investigue e conheça o poder da análise computacional orientada para a pesquisa científica. Aumente a comunicação das informações científicas criando a representação visual de seus dados científicos. O curso começa dia 1º de abril e tem duração de 10 semanas.

 

 

Medical Neuroscience

 

Leonard E. White

Explore a estrutura e a função do sistema nervoso central. Aprenda o porque conhecer a neuroanatomias, neurofisiologia, neuro-plasticidade e novas descobertas na neurociência tem tanta importância para a prática clínica. O curso inicia-se dia 8 de abril e tem duração de 8 semanas.

 

 

Healthcare Innovation and Entrepreneurship

 

Marilyn M. Lombardi and Bob Barnes

Esse é um curso interdisciplinar que foca a inovação sustentável, apresentando a estudantes de empreendedorismo as realidades da identificação do problema e o desenho da solução de acordo com o complexo mundo do cuidado a saúde. O curso começa dia 15 de abril e tem duração de 6 semanas.

 

 

Computational Neuroscience

 

Rajesh P. N. Rao and Adrienne Fairhall

Entender como o cérebro funciona é um dos desafios na ciência de hoje. Esse curso ira introduzir conceitos básicos de técnicas computacionais para análise, designe de modelos, e para o entendimento do comportamento dos circuitos celulares do cérebro. Você não precisa de outro suporte de conhecimento para fazer esse curso. Ele começa dia 19 de abril e tem duração de 8 semanas.

 

  Drug Discovery, Development & Commercialization

Williams S. Ettouati and Joseph D. Ma

Os estudantes irão aprender o processo de descobrimento de drogas, seu desenvolvimento através de casos reais para melhor entendimento do assunto e irá ver os desafios em incorporar uma nova droga no mercado. Ao completar o curso, você estará apto a ter uma melhor compreensão sobre como uma molécula grande ou pequena vira uma droga farmaêutica. O curso tem 9 semanas de duração e começa dia 19 de abril.

 

  Community Change in Public Health

William Brieger

Esse curso tem como pauta o contexto das mudanças necessárias na comunidade para promover a saúde pública. O curso dura 6 semanas e começa dia 22 de abril.

 

  Genes and the Human Condition (From Behavior to Biotechnology)

Raymond J. St. Leger and Tammatha O'Brien

Esse curso tem como fim fornecer conhecimentos sobre genômica e biotecnologia e suas implicações na biologia humana, evolução, medicina, política social e o planejamento da sua vida no século 21. O curso dura 6 semanas e tem início dia 22 de abril.

 

   Social Epidemiology

Michael Oakes

A epidemiologia social é sobre como a sociedade enquadra as pessoas como doentes ou saudáveis. Nos faremos você não apenas identificar os fatores de risco para uma doença nova, mas também sobre exposições bem conhecidas que aparecem ou reemergem na sociedade. O curso tem 7 semanas de duração e começa em maio de 2013

 

  Inspiring Leadership through Emotional Intelligence

Richard Boyatzis

Inteligencia emocional, esperança, atenção e compaixão ajudam a pessoa reverter os estragos do stress crônico e a constroi uma excelente relação de liderança.  Os atrativos emocionais positivos e negativos inspiram um desejo de aprender e de mudança sustentados. O curso inicia dia 1 de maio e tem duração de 6 semanas com a dedicação de 3-4h por semana.

 

  Useful Genetics

Rosemary Redfield

Esse curso irá dar a capacidade de entender a função do gene e heranças genéticas. Você terá a aptidão para aplicar esses conhecimentos para problemas do mundo real, tanto pessoalmente quanto para sociedade. O curso inicia-se em 1º de maio e com uma carga horária de 6-8 horas por semana você deve conclui-lo em 10 semanas.

 

 

Pensamiento Científico

 

Carlos Gershenson

Um dos poucos cursos em espanhol ele ensina como você pode utilizar o pensamento científico na vida cotidiana para tomar decisões melhores. O curso tem duração de 6 semanas com uma dedicação de 3-5 horas semanais, com início em 6 de maio.

 

  Nutrition, Health, and Lifestyle: Issues and Insights

Jamie Pope

Netse curso de 7 semanas você irá explorar conceitos de nutrição que estão nos centro das atenções da propaganda ( publicidade). As aulas terão o intuito do explorar o interesse dos consumidores na escolha de sua comida relacionando com uma saúde e performance físicas ótimas. O curso tem início dia 6 de maio e exige uma dedicação de 2-4h semanais

 

  Cardiac Arrest, Hypothermia, and Resuscitation Science

Benjamin Abella

Esse curso visa explorar os novos paradigmas do tratamento de pacientes durante o ataque cardíaco e após uma ressucitação bem sucedida, incluindo o novo guideline para a ressuscitação cardiopulmonar e ação pós ataque.

 

  Rationing and Allocating Scarce Medical Resources

Ezekiel J. Emanuel

Neste curso serão explorados os desafios em alocar recursos escaços em micro e macro negócios. Os estudantes irão aprender sobre a teoria atrás da alocação dos recursos através do uso de modelos modernos que exploram como a sociedade faz decisões difíceis que aparecem quando não ha muito para investir. O curso começa dia 20 de maio e tem duração de 8 semanas com uma carga horária de 8 a 10h semanais.

 

  Interprofessional Healthcare Informatics

Karen Monsen

Esse curso analisa as implicações da informática na prática da enfermagem, saúde publica e cuidado da saúde em geral. Ele cobre o registro eletrônico de prontuários visando a manutenção da ética, questões legislativas e políticas relativas a informática em saúde. Os estudantes ainda explorarão questões globais sobre o futuro da informática em saúde. O curso inicia-se em 20 de maio de 2013  e tem duração de 10 semanas.

 

  Health for All Through Primary Health Care

Henry Perry

Esse curso irá mostrar o porque a atenção primária é cerne para atingir a saúde para todos. Irá fornecer exemplos de como o atendimento primário vem tendo sucesso em populações selecionadas e como os princípios do atendimento primário podem guiar para políticas e ações futuras. O curso tem 5 semanas de duração com dedicação de 3-4 horas semanais e inicia-se em 29 de maio de 2013

 

  Epigenetic Control of Gene Expression

Marnie Blewitt

As células dos mamíferos possuem os mesmo genes, mas se comportam de maneira diferentes entre as espécies. A essa capacidade se dá o nome de controle epigenético da expressão gênica. è o ligar e desligar de genes diferentes. Esse curso irá cobrir os princípios da epigenética na expressão gênica, como a epigenética contribui para a diferenciação e desenvolvimento celular, e como se comporta de maneira errada na doença. O curso tem início de 1 de julho de 2013 e exige 6-8h semanais de dedicação em um curso de 6 semanas.

 

  Exercise Physiology: Understanding the Athlete Within

Mark Hargreaves

Aprenda como é a resposta fisiológica para o exercício físico agudo e crônico e sua relevância para a performance do atleta. O curso tem 6 semanas de duração e exige 6 horas semanais de estudo.

 

____________________________________________

Em breve voltaremos com um novo release de cursos para você (médico, acadêmico, ou profissional de saúde) fazer e melhorar sua formação acadêmica.

Por favor deixe um comentário logo abaixo!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você