Você já reparou como os médicos, e a maioria dos outros profissionais, saem da faculdade dominando todo o conteúdo técnico, mas com pouco conhecimento de qualquer outra área que não seja a sua formação? Afinal o importante é saber sobre medicina, não é?
Então vamos imaginar um colega recém-formado que pretende montar seu primeiro consultório. Eis algumas dúvidas:
- Qual a documentação legal é preciso para abrir um consultório?
- Como eu vou divulgar (de forma ética) o meu trabalho para o clientes?
- Como devo negociar o preço com os fornecedores dos produtos que vou precisar?
- Como funciona a legislação trabalhista para a contratação de funcionários que irão me auxiliar no consultório?
- Qual o tipo de tributação eu vou precisar pagar após receber pelas consultas?
- Como eu vou gerir o dinheiro que receber pelo meu trabalho para ter uma estabilidade financeira?
Sei que existem profissionais com formação específica para responder e executar boa parte dessas questões, mas ter um conhecimento básico é fundamental para entender o que está acontecendo. Você não precisa saber tudo sobre contabilidade, por exemplo, mas você precisa entender quais números deve olhar nas planilhas de excel para ver que as contas pessoais ou do seu consultório estão positivas. Se algum número não estiver como o esperado, você vai perguntar ao profissional da área.
Pensando nisso, neste post você vai encontrar uma seleção de cursos online e gratuitos que, a princípio parecem não ter relação alguma com a Medicina. Mas se você tiver noções básicas, com certeza, esses temas vão ajudá-lo a ser um médico melhor. Como disse Abel Salazar, o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe!
Os cursos gratuitos listado abaixo são ofertados por instituições conhecidas nacional e internacionalmente e também oferecem certificados (em alguns casos é necessário fazer o pagamento apenas para receber a certificação)
Bons estudos!
Insper
1. Introdução ao Marketing Analítico
Direcionado a profissionais, estudantes e interessados da área de Marketing que desejam conhecer os fundamentos básicos de Marketing Analítico e sua aplicação prática, o curso tem como objetivo apresentar algumas técnicas de forma concisa e prática, de modo que o participante possa avaliar e recomendar decisões e ações em Marketing baseadas em análise de dados. Clique aqui para acessar.
2. Administração Financeira
Este curso foi desenvolvido para que você adquira a proficiência básica da linguagem de negócios no que tange às Finanças, e possa iniciar uma transição de carreira, iniciar seu próprio negócio ou mesmo preparar-se para cursos de Pós-Graduação na área de Administração. Recomendá-se ter familiaridade com matemática básica e algum conhecimento estatístico. Clique aqui para acessar.
3. Gestão de Operações
O curso foi desenvolvido para que você adquira a proficiência básica da linguagem de negócios no que tange às Operações, e possa iniciar uma transição de carreira, iniciar seu próprio negócio ou mesmo preparar-se para cursos de Pós-Graduação na área de Administração. Recomendá-se ter familiaridade com matemática básica e algum conhecimento estatístico. Clique aqui para acessar.
Fundação Estudar
4. Autoconhecimento Online
Este curso é uma jornada de autoinvestigação, que possibilita um espaço de observação e percepção sobre si mesmo. Além de atividades e testes sequenciais, neste curso online você vai organizar como quiser sua própria imersão. Descubra sua marca no mundo, nas pessoas ao seu redor e no que você faz! Clique aqui para acessar.
5. Produtividade Na Prática Online
Neste curso, você vai descobrir o seu estilo de produtividade e aprender gatilhos mentais de pessoas produtivas. Por meio de várias técnicas como o Mapa da Rotina e da aplicação em um Projeto Prático, esta experiência vai possibilitar que você crie hábitos mais produtivos. Clique aqui para acessar.
Fundação Getulio Vargas - FGV
6. Introdução ao tema da liderança
A competência de liderança é uma das mais requisitadas no mundo atual. Neste curso você irá adquirir amplo conhecimento dos conceitos de liderança; entendimento de liderança como característica natural; análise crítica sobre liderança e grupalidade; noção do desenvolvimento humano, nos aspectos emocional e intelectual e; noção de autoconhecimento e autoliderança. Clique aqui para acessar.
7. BSC: Introdução à criação e execução da estratégia
Este curso apresenta a você a criação da estratégia como um caminho para que as organizações conquistem vantagens competitivas. Estuda também como o desempenho atual representa o resultado da organização no presente, como consequência das decisões tomadas e das posições conquistadas. Clique aqui para acessar.
8. Conceitos básicos de matemática financeira
O curso apresenta a você os cálculos matemáticos que permitem analisar valores financeiros – dinheiro – ao longo do tempo, com o objetivo de fazer comparações consistentes entre diferentes alternativas de investimentos. Você irá adquirir competência para trabalhar com o cálculo do valor de prestações e do saldo devedor de financiamentos; para identificar qual o melhor financiamento e; entendimento sobre o valor do dinheiro no tempo. Clique aqui para acessar.
9. Contratos: negociações preliminares
O curso apresenta a você o estudo do processo de formação de contrato, a partir da análise de situações concretas. Aborda os conceitos de contrato, analisando-o como fonte, fato jurídico e também como negócio jurídico, conceituando ainda o que é contrato preliminar. Clique aqui para acessar.
10. Fundamentos de Marketing
O curso apresenta a você o marketing, importante ferramenta para a divulgação de produtos e serviços que assume uma posição estratégica na empresa. Você irá aprender sobre marketing nos diferentes segmentos da empresa; conceitos fundamentais de marketing e; competência para analisar as iniciativas de marketing que ocorrem no cotidiano social. Clique aqui para acessar.
11. Introdução à Administração Estratégica
O curso oferece a você um olhar sobre os conceitos e metodologias para planejar um negócio de forma estratégica. Você irá aprender sobre a visão geral sobre Administração; conceitos de Planejamento e Visão Estratégica e; planejamento, com enfoque global ou sistêmico e mudanças estratégicas. Clique aqui para acessar.
12. Introdução à Comunicação Institucional
Vivemos a Era da Comunicação, e cada vez mais é importante interagir e fazer-se entender de forma eficaz. O curso Introdução à Comunicação Institucional analisa e discute os princípios que regem a comunicação como meio cultural capaz de gerar conhecimento e troca de informações, além de abordá-la como componente de estratégias empresariais. Clique aqui para acessar.
13. Introdução a finanças: sistema financeiro e geração de valor
O curso apresenta a você o significado do tema “finanças” para uma empresa: definição, função e limites da atividade financeira. Você irá aprender sobre conhecimento da lógica financeira em relação a objetivos determinados e como atingi-los; sistema financeiro e; geração de valor para uma empresa. Clique aqui para acessar.
14. Introdução a Precificação e Comportamento da Demanda
Entender o mercado e as suas necessidades é fundamental para ter sucesso em seu negócio. O curso apresenta a você os princípios e conceitos da teoria econômica e analisa os aspectos como a teoria da demanda e da oferta. Você irá adquirir conhecimento sobre a teoria econômica; análise crítica sobre as interações entre demandantes e ofertantes nos seus mercados e; entendimento para avaliar a sensibilidade dos agentes econômicos frente às mudanças, sob a ótica da elasticidade. Clique aqui para acessar.
15. Fundamentos de Administração Financeira
O curso apresenta a você o macroambiente em que se desenvolve as finanças corporativas, destacando o sistema financeiro e seus diversos tipos de mercado. Analisa as particularidades das principais atividades desempenhadas pelas empresas, segundo a perspectiva tradicional: obter financiamentos, realizar investimentos e conduzir operações. Clique aqui para acessar.
16. Introdução à Mentoria: Complexidade do Ambiente de Negócios
O curso apresenta a você teorias e estratégias de valorização do Ser humano e da natureza. Permite a análise, a partir de uma visão histórica das sociedade, do impacto que o modo de vida dessas sociedades exerceu sob o mundo do trabalho. Aborda as mudanças organizacionais, enfatizando a dimensão humana. Clique aqui para acessar.
17. Introdução à negociação
Negociar é uma arte, todo mundo gosta e é importante aprimorar essa prática. Dessa forma, o curso apresentará uma visão geral sobre que é negociar e os elementos intrínsecos e contextuais das diversas situações de negociação enfrentadas no dia a dia. Você irá aprender o que é negociação; quais suas características; a identificar quais aspectos tangíveis das negociações e; a entender melhor sobre a satisfação dos envolvidos. Clique aqui para acessar.
18. Introdução à Gestão de Serviços com Foco no Envelhecimento
Em todo o mundo, a queda na taxa de natalidade somada aos avanços da medicina estão levando a um gradual envelhecimento da população. O curso Gestão de Serviços com Foco no Envelhecimento oferece a você conhecimento teórico e prático para atuar na prestação de serviços em um contexto de envelhecimento da população. Clique aqui para acessar.
19. Introdução à comunicação na era digital
O curso apresenta os principais conceitos e dinâmicas da comunicação de marketing, como o panorama da internet e do consumo de tecnologias da informação e da comunicação como um dos responsáveis pelas mudanças nas práticas sociais e de negócios. Clique aqui para acessar.
20. Redes sociais: conceitos e organização
O curso apresenta os principais conceitos sobre redes sociais bem como o papel dos influenciadores nesse processo. Você irá adquirir entendimento sobre a origem, principais conceitos e a mecânica das redes sociais; ampla visão sobre o panorama do novo consumidor, o impacto das redes, os desafios e as oportunidades dessa nova era. Clique aqui para acessar.
Veja outros cursos gratuitos da FGV clicando aqui.
Sebrae
21. Como Planejar o seu Negócio
No curso você vai aprender que o planejamento é uma função inicial no processo de abertura de uma empresa, porque, para obter sucesso em qualquer atividade, é necessário que o empresário saiba onde estar e aonde quer chegar. Você aprenderá a importância de se planejar e como aplicar na prática o planejamento nos aspectos: mercado, finanças, pessoas e produção/serviços. Clique aqui para acessar.
22. Liderança: Como Desenvolver Times de Alta Performance
Quem deseja amadurecer como líder precisa, primeiramente, amadurecer como ser humano. O curso irá ajudá-lo a desenvolver as atitudes que compõem o perfil de um líder, ensinando-o a refinar esse talento. Mostrará, ainda, como lidar bem com as pessoas, suas emoções e singularidades, reduzindo a distância entre elas e conectando-as. Clique aqui para acessar.
23. Expansão - a estratégia de crescimento certa para seu negócio
Se você está precisando de auxílio para resolver questões e desafios relacionados ao crescimento da sua empresa, o curso vai ajudá-lo. Nele, você poderá analisar todas as possibilidades para expandir o seu empreendimento de forma planejada. Você conhecerá questões de análise do cenário de expansão e suas possibilidades, além de aprender a fazer um diagnóstico estrutural. Clique aqui para acessar.
24. Planejamento Estratégico para Empreendedores
No curso Planejamento estratégico para empreendedores você conhecerá quais são as ações estratégicas que devem ser consideradas na hora do planejamento e como aplicá-las. Além de estudar o que é planejamento estratégico, conhecer as metodologias e etapas para a elaboração, você aprenderá também como construir um plano de ações, desdobrar metas e entender o papel do empreendedor para o sucesso da estratégia. Clique aqui para acessar.
25. Marketing Digital para o Empreendedor
No curso Marketing digital para o empreendedor, você aprenderá porque é importante monitorar os resultados das suas ações, com o uso das métricas, e descobrirá as várias etapas dessa metodologia. Saberá, ainda, como melhorar a gestão e a integração dos times de marketing e vendas e como dar o próximo passo, elaborando o seu próprio departamento de marketing digital. Clique aqui para acessar.
26. Customer Success - Como Conquistar e Manter Clientes
Aumentar a satisfação dos clientes é uma estratégia de sucesso para toda empresa. Por isso, é muito importante estar por dentro do que é o customer success, uma nova abordagem empresarial que coloca o consumidor no centro de tudo. No curso você vai compreender conceitualmente o que significa essa estratégia, vai entender as métricas e o cálculo do índice de saúde dos seus clientes, bem como mensurar o retorno sobre o investimento. Clique aqui para acessar.
27. Formação do Preço de Venda
Para acertar o preço de venda, é preciso compreender como acontece processo para a formação do preço de venda. É importante entender que, para estabelecer este valor, é preciso conhecer todos os elementos que o compõem, como a estrutura patrimonial da empresa e as relações que o negócio estabelece com o ambiente em que está inserido. Passando por etapas como estrutura e planejamento de custos, ao fim do curso você terá compreendido como estipular o preço de venda adequado para os seus produtos ou serviços. Clique aqui para acessar.
28. Gestão Financeira
O curso possibilita que você consiga fazer a análise e o controle das atividades financeiras da sua empresa. Assim, será possível tomar decisões cada vez mais acertadas e, consequentemente, maximizar os resultados financeiros. Ao compreender o que envolve a gestão financeira, você terá autonomia para fazer o fluxo de caixa de sua empresa, bem como o controle do giro de caixa e da verificação de estoques. Clique aqui para acessar.
29. Empreendedorismo como Opção de Carreira
Além dos primeiros passos para empreender, no curso você irá conhecer as características empreendedoras e o cenário do empreendedorismo no Brasil. Ao fim da capacitação, você poderá planejar a abertura de um novo negócio e melhorar o desempenho organizacional. Clique aqui para acessar.
Clique aqui para ver outros cursos gratuitos do Sebrae.
Fundação Bradesco
30. Empreendedorismo e Inovação
Se pensarmos no empreendedorismo como a capacidade de criar soluções inovadoras e colocá-las em prática, veremos que ele sempre esteve presente na trajetória humana. Neste curso são apresentados conceitos importantes sobre a postura empreendedora, os processos de inovação e identificação de oportunidades, além das principais características de um Plano de Negócios. Clique aqui para acessar.
31. Introdução à Administração
Este curso foi elaborado de forma a apresentar conceitos estratégicos em relação ao tema, como sistemas produtivos, organização e processo de administração, bem como as principais teorias administrativas e o papel que se espera de gestores no contexto produtivo do Século XXI. Clique aqui para acessar.
32. Estratégia de Negócios
Embora não tenha a intenção de esgotar o assunto, o curso apresenta pontos essenciais para ajudá-lo a compreender a importância da estratégia para o mundo dos negócios. Essa fundamentação teórica, além dos exercícios propostos, busca fornecer subsídios para que você compreenda o que é a administração e a importância da estratégia para criar vantagens competitivas para seu produto ou serviço. Clique aqui para acessar.
33. Introdução à Gestão de Projetos
Este curso foi feito com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais, com destaque para a definição e caracterização do termo “projeto” e da apresentação do ciclo de vida dos projetos e das nove áreas do conhecimento, definidas pelo Project Management Institute (PMI), instituição internacional que se dedica ao estudo e à disseminação dos melhores métodos e técnicas de gerenciamento de projetos. Clique aqui para acessar.
34. Contabilidade Empresarial
Com o objetivo de apresentar noções básicas da contabilidade empresarial, este curso revela-se útil para diversos profissionais, como analistas, investidores, administradores e todo mundo que deseja entender como é feita a contabilidade e porque ela é tão importante para a gestão de uma empresa, independentemente do seu tamanho. Clique aqui para acessar.
35. Aprendendo na Web
Este curso foi criado para mostrar como você pode tirar o melhor proveito de todo o potencial didático da internet e transformar-se em um verdadeiro aluno do século XXI. Para isso, falamos sobre ferramentas e ambientes úteis e apresentamos dicas sobre como aproveitar a enorme quantidade de informações oferecidas na web. Clique aqui para acessar.
36. Comunicação Empresarial
O processo de comunicação nas organizações é importante para a imagem dela perante funcionários, fornecedores, clientes, órgãos governamentais e a sociedade como um todo. Dentro deste contexto, este curso tem como objetivo mostrar a você a importância de desenvolver a capacidade de se comunicar bem tanto na forma escrita quanto na forma oral, como fator de diferenciação no mercado de trabalho. Clique aqui para acessar.
37 . Desenvolvimento Profissional
Este curso foi desenvolvido para apresentar temas relacionados à entrada no mercado de trabalho ou à atualização profissional. O conteúdo parte da importância do currículo como ferramenta para ajudá-lo na busca de uma oportunidade. Além do conteúdo teórico, durante todo o curso você irá realizar atividades que o ajudarão a fixar melhor os conceitos apresentados. Clique aqui para acessar.
38 . Finanças Pessoais
Quando aprendemos a administrar melhor nossas finanças pessoais, fica mais fácil conquistar o tão sonhado equilíbrio financeiro. Este curso foi criado justamente para apresentar dicas sobre como construir e administrar o seu orçamento pessoal e/ou familiar, além de mostrar como estabelecer um planejamento financeiro para definir objetivos e conquistá-los. Clique aqui para acessar.
39. Postura e Imagem Profissional
O curso foi desenvolvido com o objetivo de mostrar a importância de uma postura e imagem profissionais apropriadas como fator de diferenciação no mercado de trabalho. São três capítulos que passam por diversos temas, entre eles, a importância da comunicação – seja ela oral, escrita ou não verbal –, competências socioemocionais, além de dicas para falar em público com tranquilidade e desenvoltura. Clique aqui para acessar.
40. Fundamentos de Lógica de Programação
Este curso aborda o conceito de lógica, lógica de programação e o pensamento dedutivo e matemático que embasa a construção de instruções lógicas corretas. Para isso, são apresentados os fundamentos básicos da lógica da programação e as principais técnicas para o desenvolvimento de algoritmos: descrição narrativa, fluxograma e pseudocódigo. Clique aqui para acessar.
41. Fundamentos do Design Gráfico
Neste curso introdutório, você será apresentado aos conceitos fundamentais do Design Gráfico, tais como composição de imagens, produção e tratamento de imagens, teoria das cores e tipografia. Você verá, também, os diferentes tipos de formatos de arquivos de imagem existentes no contexto atual e aprenderá conceitos e ferramentas para a edição de imagens. Clique aqui para acessar.
Para ver outros cursos gratuitos da Fundação Bradesco, clique aqui.
Coursera
42. Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais
Todos negociamos diariamente. Em nível pessoal, negociamos com amigos, familiares, proprietários, vendedores e empregadores de carros, entre outros. A negociação também é a chave para o sucesso nos negócios. Nenhuma empresa pode sobreviver sem contratos lucrativos. Dentro de uma empresa, as habilidades de negociação podem levar ao seu progresso na carreira. Clique aqui para acessar.
43. Marketing Digital
Nesse curso você irá aprender sobre os principais pontos do Marketing como ROI, SEO, SEM, Testes AB e como gerenciar o funil de conversão e também como usar plataformas como Google adwords e Analytics, Facebook Ads e Email Marketing. Esse curso é ministrado por profissionais do mercado que vão apresentar como aplicar cada um dos conceitos com aulas teóricas e práticas. Clique aqui para acessar.
44. Os Fundamentos da Estratégia de Negócios
Desenvolva sua capacidade de pensar estrategicamente, analisar o ambiente competitivo e recomendar posicionamento firme e criação de valor. Neste curso, são exploradas a teoria e as estruturas que fornecem os fundamentos de uma estratégia de negócios bem-sucedida e as ferramentas necessárias para entender essa estratégia: análises SWOT, concorrente, ambiental, cinco forças e capacidades, bem como mapas de estratégia. Clique aqui para acessar.
45. Criação de Startups: Como desenvolver negócios inovadores
Esse é um curso introdutório sobre criação de startups, ele é composto por aulas teóricas que abordam métodos como Customer Development e Lean Startup, e aulas práticas com empreendedores das maiores startups brasileiras compartilhando suas experiências sobre o assunto. Neste curso serão abordados os seguintes temas: 1) Comportamento de um empreendedor 2) Como analisar e explorar o mercado para a sua ideia 3) Como interagir e entender o usuário 4) como validar a sua ideia 5) tópicos em marketing digital, operações, produto, investimentos e ecossistema. Clique aqui para acessar.
46. Marketing e vendas B2B: Fechando novos negócios
Aprenda a aumentar as vendas em negócios B2B com técnicas e estratégias de Marketing. Este curso introdutório oferece conteúdos teóricos e práticos dados pelos profissionais das maiores startups brasileiras. Ao final desse curso, esperamos que você esteja familiarizado com os principais conceitos, ferramentas e metodologias de concepção da melhor estratégia de marketing e vendas para o seu negócio. Clique aqui para acessar.
47. Consolidando empresas: Estrutura jurídica e financeira
Com a presença de profissionais nas áreas de direito, contabilidade e investimento, aprenda como oficializar a sua empresa. Entenda mais sobre como conseguir um CNPJ, como oficializar uma sociedade e as minúcias de capital SA, LTDA e EIRELI. Aprenda os diferentes tipos de contratação, regulamentação, como funcionam investimentos e valuation para startups, básicos em planejamento fiscal e gestão financeira, como funciona a proteção intelectual, entre outros temas importantes para dar o próximo passo no seu negócio. Clique aqui para acessar.
48. Teoria Geral da Administração para Executivos
O Curso Teoria Geral da Administração reúne a maioria dos conhecimentos de administração geral. O curso consiste de 5 módulos: I - Bases do Conhecimento; II - Escola Clássica; III - Modernidade; IV - Desempenho das Organizações; O curso é ministrado por meio de aulas gravadas, acompanhadas de projeções de slides com detalhes sobre cada tópico que o estudante está ouvindo. Clique aqui para acessar.
49. Iniciação e Planejamento de Projetos
Neste curso, você aprenderá os principais papéis e responsabilidades do gestor de projeto e da equipe do projeto. Você também aprenderá a responder algumas questões chave para atingir os objetivos do projeto: o que este projeto realizará? Por que esse projeto é importante? Quem se beneficia desse projeto? Como planejaremos resultados positivos? Clique aqui para acessar.
50. Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais
Este curso fornece uma introdução prática e holística às estratégias e habilidades que podem levar a negociações de sucesso na vida pessoal e nas transações de negócios. O curso cobre os quatro principais estágios da negociação: (1) planejamento, (2) negociação, (3) criação do contrato e (4) execução do contrato. Clique aqui para acessar.
Para ver outros cursos gratuitos da plataforma Cursera, clique aqui.