Inspired on MedTech Journal Club.
(bit.ly/medtecjournalclub)
Aparentemente, um clube de jornal, ou clube de revista, pode parecer bem complicado e distante da nossa realidade... Venho trazer a visão do modelo internacional Johns Hopkins e comentários com a experiência de alunos que aplicam em suas faculdades.
História
Os clubes de jornal são uma tradição de longa data no treinamento de residência que remontam a William Osler, em 1875. Nos dias de Osler, o objetivo original do clube de revistas era compartilhar textos caros e rever a literatura como um grupo.
"Ao longo do tempo, os objetivos dos clubes de revistas evoluíram para incluir discussão e revisão da literatura atual e desenvolvimento de habilidades para avaliar a literatura médica."
Objetivos
O objetivo final de um clube de revista é melhorar o atendimento ao paciente incorporando evidências na prática.
Importância
Oferecem a oportunidade para estudantes e médicos revisarem a literatura e permanecerem atualizados. Além disso, Lee et al. mostrou que os clubes de revistas melhoram a avaliação crítica dos residentes na literatura. (Artigo disponível aqui)
Ok, mas como começar?
Primeiro passo: decidir sobre o objetivo inicial – no nosso caso, com o MedTech, é a tecnologia aliada à saúde. Isso já nos traz as bases para habilidades de pensamento crítico usando literatura que seja interessante para o propósito que se tem.
Obter uma série introdutória de palestras dos mentores ou desenvolver um guia sobre como se estruturará o estudo vem a ser uma maneira valiosa de começar a experiência do clube do jornal.
O nosso propósito não é se tornar um programador ou um tecnólogo, mas estabelecer as bases para a compreensão dos projetos básicos de estudo e o 'onde se encaixa' cada tecnologia na medicina.
Programação
Dia e horário
É essencial que o horário seja consenso de todos, como a escolha de segundas-feiras, em que a maioria do público estará disponível para participar, proporcionando uma frequência sustentável.
Duração
Como escolhemos o perído da noite, é bom ter em mente o horário que as pessoas ainda conseguem reter a informação depois de um dia cansativo. Consolidando em 1h30min, a produtividade pode aumentar. Mas tudo é teste!
Design
O design ou formato do seu clube de revistas também é um fator chave para o comparecimento. Nem todos terão tempo durante cada rotação para ler o artigo atribuído, no entanto você deve incentivar o público a participar.
Rotatividade
Uma maneira de envolver todos, e que podemos destacar desde já, é a rotatividade entre os apresentadores, com o objetivo de atribuir a cada um a oportunidade de apresentar pelo menos um clube de revistas durante o ano.
Engajamento
Para aumentar o engajamento, a escolha livre do paper e do tema leva o apresentador a buscar o que acha interessante sobre um tópico que será abordado.
Timing
Comece cada clube de revista com uma apresentação de 10 a 20 minutos para descrever o artigo (conforme detalhado abaixo). Assim será possível ajudar aqueles que não tiveram tempo para ler o artigo a participarem.
Apresentação
Para preparar uma apresentação de clube de jornal bem-sucedida, é importante estruturar a apresentação para refletir o artigo da seguinte maneira:
Background
Comece por descrever sucintamente os antecedentes do estudo, a literatura anterior e a questão que o documento pretende abordar.
Métodos
Revise os métodos do paper, enfatizando design do estudo, análise e outros pontos-chave que abordam as evidências dos resultados, ou algum possível viés (ex: seleção de participantes, tratamento de fatores de confusão potenciais e outras questões específicas para cada projeto de estudo).
Resultados
Discuta os resultados, com foco nas tabelas e figuras do papel.
Os resultados do estudo também devem ser discutidos no contexto da literatura anterior e prática clínica atual. Dirigir-se às questões que ainda não foram atendidas e às próximas etapas possíveis também pode ser útil.
No caso do MedTech Journal, são os problemas que ainda temos sem a tecnologia e com alguma visão da disrupção do que ela poderá causar.
Discussão
Reafirmar a questão da pesquisa, resumir as principais conclusões e focar em fatores que podem afetar a veracidade dos achados.
Participação dos mentores
Eles podem abordar suas perguntas sobre o artigo e orientar o desenvolvimento da apresentação, garantindo que os pontos-chave sejam explicados, além de trazer algum conhecimento com suas experiências ao responderem as perguntas. Também podem enfatizar os elementos-chave do paper e facilitar a discussão aberta após a apresentação.
Quer saber mais sobre o MedTech Journal Club, confira o replay do primeiro webinar, clicando aqui.