{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
12 de abril: Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia
[editar artigo]

12 de abril: Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia

O que é Psicofobia? 
Psicofobia é o preconceito contra pessoas portadoras de transtornos e deficiências mentais.

 

O dia 12 de abril é a data aprovada pelo Senado (PLS 263/2014) para instituir o Dia de Enfrentamento à Psicofobia, a ser rememorado nacionalmente para que sejam realizadas campanhas de esclarecimento sobre a importância do combate à psicofobia, segundo explicação de ementa, disponível no site do Senado Federal.

Nesta data, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), órgão que representa os médicos psiquiatras do Brasil, realiza campanhas nacionais apoiando a causa. 

O dia 12 de abril foi escolhido em alusão ao nascimento do ator e humorista Chico Anysio, grande apoiador da luta contra o preconceito, e que sofreu de depressão. Lembrando que antes de sua morte, o artista deu um depoimento, afirmando que a exposição pública da doença ajudaria outras pessoas. (Fonte: Câmara dos Deputados)

No planeta todo, aproximadamente 10% da população, ou seja, mais de 720 milhões de pessoas, sofrem com transtornos mentais; entre elas, 300 milhões sofrem com a depressão, mais de 260 milhões vivem com transtornos de ansiedade e muitas vivem com ambos os transtornos segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Vale lembrar que mundialmente essas são algumas das grandes causas de incapacidade no trabalho. 

Um trilhão de dólares por ano é a estimativa da OMS de custo à economia global devido a perda de produtividade por transtornos depressivos e de ansiedade (Fonte: ONU). Sabemos que as estatísticas são expressivas sobre a incidência dos transtornos, mas sabemos também que, ainda nos tempos atuais, a dificuldade, tanto relacionada à falta de acesso aos profissionais quanto ao preconceito, é grande.

Algumas campanhas contra a psicofobia também incluem o combate ao preconceito que se forma em torno do psiquiatra e dos profissionais da área. A busca pelo tratamento em transtornos e deficiências mentais deve ser considerada uma atividade comum, assim como a procura por tratamentos em quaisquer áreas da saúde. 

 

A comunidade Academia Médica e autor desse artigo apoiam as campanhas e difusão do conhecimento sobre a psicofobia e o combate ao preconceito. 

#academiamedicacontraapsicofobia

Eduardo Alcantara

Eduardo Alcantara

Médico Residente (R3) em Psiquiatria. Formação em Dependência Química pela USP-SP. Estudioso do comportamento humano e suas implicâncias na sociedade e no próprio indivíduo há anos. Idealizador do I Congresso Paranaense Acadêmico de Psiquiatria.

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar