A American Medical Association (AMA), liderando esforços na melhoria do bem-estar dos médicos, divulgou dados sobre a relação entre a duração da carreira médica e o risco de burnout. Através do AMA Organizational Biopsy®, que contou com mais de 12.400 respostas de médicos de 31 estados e 81 sistemas de saúde, emergem tendências importantes em indicadores-chave de desempenho como satisfação no trabalho, estresse, burnout, intenção de deixar uma organização, se sentir valorizado pela organização e horas totais de trabalho por semana.
Análise dos Dados de Burnout por Anos de Prática
Os resultados indicam que médicos em diferentes estágios de suas carreiras apresentam variações significativas nas taxas de burnout:
- 1–5 anos após a residência ou fellowship: 46,7% apresentam sintomas de burnout, uma diminuição em relação aos 54% anteriores.
- 6–10 anos: 55,1%, anteriormente 61%.
- 11–15 anos: 55,3%, redução dos 59%.
- 16–20 anos: 50,8%, anteriormente 56%.
- Mais de 20 anos: 41,3%, uma queda dos 46%.
Satisfação no Trabalho e Valorização Organizacional
Curiosamente, a satisfação no trabalho mostra ser maior no início e no final das carreiras médicas. Médicos com até cinco anos de prática relatam uma satisfação de 74,7%, e aqueles com mais de 20 anos, 72,9%. Entretanto, o grupo com 11 a 15 anos de prática tem a menor taxa de satisfação, com 69,2%. Além disso, apenas 45,2% dos médicos entre seis a dez anos após a formação se sentem valorizados por suas organizações, comparado a 54,6% daqueles com mais de 20 anos de carreira.
Iniciativas do Ochsner Health para Reduzir o Burnout
O Ochsner Health, integrante do AMA Health System Program, tem adotado várias estratégias para combater o burnout e melhorar a satisfação no trabalho. Dr. Nigel Girgrah, diretor de bem-estar e diretor médico de transplante hepático do Ochsner Medical Center, destaca que médicos com 10 a 15 anos de prática são especialmente suscetíveis ao burnout, com 50,3% reportando sintomas. Para mitigar isso, o Ochsner Health expandiu serviços de cuidados infantis e para idosos e melhorou significativamente as políticas de licença parental paga.
Uso de Inteligência Artificial
Além disso, o Ochsner Health está implementando inteligência artificial para reduzir as tarefas administrativas. Um programa piloto utiliza ferramentas de IA generativa para auxiliar na criação de notas clínicas durante consultas, permitindo que os médicos interajam mais livremente com os pacientes. Essa inovação já mostra resultados positivos, liberando tempo médico e aumentando a satisfação dos pacientes com o engajamento de seus médicos.
Esses dados e iniciativas sublinham a importância de abordagens personalizadas e baseadas em dados para combater o burnout médico, enfatizando a necessidade de reconhecer e responder às necessidades específicas dos médicos em diferentes estágios de suas carreiras. As soluções que a AMA e o Ochsner Health estão implementando podem servir de modelo para outras organizações de saúde visando melhorar o bem-estar médico e a eficácia organizacional.
Referência:
Garvey, G. (2024, July 16). How long have been in practice can signal burnout risk. American Medical Association. https://www.ama-assn.org/practice-management/physician-health/how-long-physicians-have-been-practice-can-signal-burnout-risk