Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Educação inteligente sobre o SUS

Educação inteligente sobre o SUS
Fernando Carbonieri
jun. 10 - 3 min de leitura
000

Não é novidade para os que acompanham o Academia Médica a nossa adoração por meios menos convencionais de ensino de saúde. Ao meu ver, temos um grande problema no funcionamento do SUS pela falta de educação da população sobre seu funcionamento. Acredito que o verdadeiro entendimento pela população sobre o quanto custa, a quem é destinado e como utilizá-lo, afetaria em muito as lotações de hospitais de urgência, a utilização dos recursos e a aceitação de todas as suas nuances.

Apenas a a informação e o compartilhamento de conteúdos de qualidade podem empoderar o homem. Cidadania e ação social só podem ser desenvolvida com a educação das massas. Quando o cenário é o Brasil, esta educação tem que ser disponibilizada da forma mais simples possível.

É nesse contexto que entra o conceito do "Quer que eu desenhe???". São vídeos como este , resultado de um projeto liderado pela acadêmica de medicina apaixonada pela medicina de família e comunidade Mayara Floss, que podem ser um real gamechanger no entendimento da saúde brasileira pelo brasileiro. Conhecimentos que a faculdade não ensina como o Storytelling podem realmente mudar a atenção à saúde. O making of do projeto pode ser visualizado AQUI.

Imagino uma série de videos e informativos como este sendo veiculados  nos estabelecimentos de saúde,governamentais ou não. Seria muito melhor que o constante plim-plim que fica ligado diuturnamente nas UBS ou Hospitais.

Sobre a ideia, Mayara escreveu:

A ideia já era antiga. Mas as pessoas certas foram aparecendo, a vontade de escrever, as parcerias, as amizades. Inspirada pelos vídeos da RSA Animate comecei a imaginar vídeos que discutissem o nosso SUS. Vontade de espalhar a ideia e abrir uma discussão mais amadurecida, cansada de sempre ouvir sobre as filas nos hospitais, e quase nunca sobre as coisas boas. Apesar do sonho quando começamos a fazer o roteiro e fazer a história sair do papel, começamos a sentir os percalços do trabalho. A conversa começou dentro do hospital quando o editor/produtor e também idealizador estava doente e descobri enquanto cuidava dele que ele fazia os comerciais e a produção na Televisão de Manaus enquanto estudava na faculdade. Começamos a pensar sobre o projeto e amadurecer a ideia no roteiro, em algo que fosse possível desenhar.

O resultado foi fantástico e damos o nosso parabéns a ela e a equipe. Aguardamos ansiosamente os próximos vídeos! Enquanto isso Comente abaixo!

Livros interessantes para medicina de família e comunidade:

Medicina Ambulatorial. Condutas de atenção primária baseadas em evidências - Bruce B. Duncan 

Sistema Único de Saúde . Lei 8080/1990 e Legislação Correlata - Felipe Asensi


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você