{{ warning.message }} Ver detalhes
Eletrocardiograma pode ser mais fácil entender!
[editar artigo]

Eletrocardiograma pode ser mais fácil entender!

Eletrocardiograma pode ser mais fácil entender!

A Revolução da Informação - fenômeno que está transformando a nossa sociedade, devido ao avanço exponecial da internet - traz grandes benefícios ao aprendizado da ciência médica. A complexidade do corpo humano pode se tornar mais inteligível através de novas ferramentas de estudo, como o Brain Tutor, que apresentamos a vocês na semana passada, e mais uma vez hoje, como o Six Second ECG.

O Six Second ECG é trazido pela Skill Stat e chamou nossa atenção por conseguir simplificar o aprendizado de algo que é tão complexo mas ao mesmo tempo tão necessário para o médico: interpretar um eletrocardiograma.

Através do Six Second ECG, você poderá explorar os 25 ritmos cardíacos mais comuns observados na prática clínica, e o melhor: ele não precisa ser baixado e pode ser acessado online, gratuitamente e sem cadastro. Como a maioria das inovações na nossa área, seu idioma de exibição é o inglês, mas isso não o torna menos simples de ser utilizado. Com uma interface extremamente limpa, o Six Second ECG funciona da seguinte maneira:

1) Acesse o site do Six Second ECG: www.skillstat.com/tools/ecg-simulator

2) Ao acessar o site, a tela que aparecerá para você é esta, apresentando o ritmo sinusal normal:

Six Second ECG Simulator

3) Você pode escolher as funções LEARN ou GAME, clicando nos respectivos botões.

Na função learn, você clica nos ritmos que quer aprender e ele mostrará o traçado de maneira dinâmica, ou seja, as ondas ficam passando na sua tela; e no coraçãozinho, no canto superior direito, ele dá um exemplo da frequência cardíaca encontrada na patologia escolhida. No quadro cinza, abaixo, ele dá algumas considerações práticas a respeito do ritmo: uma breve fisiopatologia e as causas mais comuns do distúrbio.

Na função game, após clicar no botão start, ele até faz o bip do monitor cardíaco e te dá um minuto para clicar na opção correta na tabela de ritmos, acima do box cinza. Com a opção freeze, a onda congelará na tela e aparecerá o quadriculado de fundo, para análise. Da mesma forma que na função learn, a frequência cardíaca é mostrada no coração vermelho. Para quem está iniciando, há a opção de aumentar o limite de tempo do jogo, clicando em settings e alterando o tempo de 1 para até 8 minutos.

O Academia Médica quer ajudar na sua formação e na sua carreira de maneira a otimizar seu tempo e seus esforços por meio de novas tecnologias, como esta. Clique aqui e divirta-se com o Six Seconds ECG!

 ________________________________________________

O Academia Médica declara não haver quaisquer conflitos de interesse nesta publicação.

Gostou da publicação de hoje? Clique em curtir e nos acompanhe no facebook!

COMPARTILHE

Emerson Wolaniuk

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Novo post

Artigos relacionados