Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Escalada da Resistência Antifúngica

Escalada da Resistência Antifúngica
Comunidade Academia Médica
set. 15 - 2 min de leitura
000
Um estudo publicado no periódico The Lancet, e coordenado por cientistas da Universidade de Manchester, do Westerdijk Institute e da Universidade de Amsterdã, emite um alerta sobre a escalada da resistência antifúngica em doenças fúngicas. Este problema emergente, segundo os especialistas, poderia colocar a humanidade em risco se não houver ação imediata.

A pesquisa aponta que a maioria dos patógenos fúngicos identificados pela Organização Mundial da Saúde, responsáveis por cerca de 3,8 milhões de mortes anuais, já são resistentes ou estão rapidamente adquirindo resistência aos medicamentos antifúngicos disponíveis. As doenças causadas por fungos resistentes, como Aspergillus, Candida, Nakaseomyces glabratus e Trichophyton indotineae, são particularmente perigosas para pessoas idosas ou imunocomprometidas, tornando muitas infecções fúngicas invasivas difíceis ou impossíveis de tratar.

Os cientistas destacam a dificuldade em desenvolver tratamentos eficazes contra fungos devido às semelhanças celulares entre fungos e humanos, o que dificulta encontrar tratamentos que inibam seletivamente os fungos com toxicidade mínima para os pacientes. Além disso, a pesquisa critica a rápida adoção de fungicidas com modos de ação semelhantes pela indústria agroquímica, o que contribui para a resistência cruzada, minando os avanços no tratamento de infecções fúngicas.

O estudo faz várias recomendações:

  1. Acordo Mundial: Restringir o uso de certas classes de moléculas antifúngicas para aplicações específicas.
  2. Colaboração Global: Fomentar soluções e regulamentações que garantam a segurança alimentar e a saúde universal para animais, plantas e humanos.
  3. Prioridade na resistência antimicrobiana: Incluir a resistência antifúngica como uma prioridade nas discussões sobre resistência antimicrobiana na reunião das Nações Unidas em setembro.


Este estudo destaca a urgência de reconhecer e combater a resistência antifúngica dentro do contexto global da resistência antimicrobiana. Ignorar essa crescente ameaça pode não apenas colocar a saúde humana em risco, mas também comprometer a segurança alimentar mundial.


Referência:

Universiteit van Amsterdam. "Ignore antifungal resistance in fungal disease at your peril, warn top scientists." ScienceDaily. ScienceDaily, 13 September 2024. <www.sciencedaily.com/releases/2024/09/240913003332.htm>.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você