Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Estudo Relaciona Proximidade a Pesticidas com Aumento no Risco de Natimorto

Estudo Relaciona Proximidade a Pesticidas com Aumento no Risco de Natimorto
Comunidade Academia Médica
ago. 14 - 3 min de leitura
000
Um estudo liderado por pesquisadores da Mel and Enid Zuckerman College of Public Health e do Southwest Environmental Health Sciences Center abordou preocupações significativas sobre os riscos associados à exposição a pesticidas antes da concepção e durante os primeiros estágios da gravidez. Divulgada em 07 de agosto de 2024, em Science Daily, o estudo revela que viver a menos de 500 metros de áreas onde pesticidas são aplicados pode aumentar o risco de natimorto.

A pesquisa analisou os registros de uso de pesticidas no Arizona e os dados de certidões de nascimento do estado, abrangendo 1.237.750 nascimentos e 2.290 casos de natimortos entre 2006 e 2020. Durante a janela de 90 dias antes da concepção e o primeiro trimestre da gravidez, a exposição a pesticidas específicos, como os organofosforados, foi associada a um aumento no risco de natimorto.

🚩Pesticidas Específicos e Riscos Associados

Os pesquisadores identificaram que pesticidas específicos, incluindo cyfluthrin, zeta-cypermethrin, malathion, carbaryl, e propamocarb hidrocloride, foram vinculados a um aumento nos nascimentos natimortos antes da concepção. Durante o primeiro trimestre, pesticidas como fenpropathrin, permethrin, acephate, e formetanate hidrocloride mostraram associações significativas com o risco de natimorto.

Entre os organofosforados, o acephate mostrou uma das maiores estimativas de efeito, dobrando o risco de natimorto quando a exposição ocorria no primeiro trimestre. Na classe dos piretroides, a exposição ao cyfluthrin nos 90 dias anteriores à concepção quase dobrou o risco de natimorto.

🚩Implicações para a Saúde Pública

Esses achados destacam a importância de considerar compostos químicos individuais, em vez de apenas classes gerais de pesticidas, dado que diferentes substâncias podem apresentar riscos únicos. Além disso, sublinha a potencialidade das exposições pré-gravidez afetarem os resultados reprodutivos, um aspecto crítico para a saúde pública e a segurança ambiental.

As mulheres grávidas podem ser particularmente vulneráveis aos efeitos adversos da exposição a pesticidas devido a mudanças fisiológicas durante a gravidez, como aumento da taxa metabólica, alterações nos níveis hormonais e mudanças no sistema imunológico. O feto em desenvolvimento também pode ser mais suscetível aos efeitos tóxicos dos pesticidas durante esse período de crescimento e desenvolvimento rápidos.

Necessidade de Pesquisas Futuras

Os autores enfatizam a necessidade de mais pesquisas para entender completamente os perfis de segurança dos diversos pesticidas e os mecanismos subjacentes que levam ao natimorto induzido por pesticidas. Também é essencial desenvolver estratégias para mitigar a exposição a fim de proteger a saúde materna e fetal.


👉🏻 Se você quiser aprofundar o seu conhecimento, nos resultados deste estudo, disponbilizamos aqui, o link de acesso a pesquisa na íntegra. 


Referência:

University of Arizona Health Sciences. "Pesticide exposure linked to stillbirth risk." ScienceDaily. ScienceDaily, 7 August 2024. <www.sciencedaily.com/releases/2024/08/240807225517.htm>.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você