Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Estudo Revela a Qualidade Variável das Informações Online

Estudo Revela a Qualidade Variável das Informações Online
Comunidade Academia Médica
nov. 17 - 3 min de leitura
000
Mais de 80% dos adultos nos Estados Unidos utilizam a internet para procurar informações sobre saúde, tornando essencial a qualidade das informações disponíveis online.

Pesquisadores da Washington University em St. Louis realizaram um estudo para avaliar a precisão e a qualidade das informações disponíveis na internet sobre infecções do trato urinário e bacteriúria assintomática. A bacteriúria assintomática é uma condição comum e inofensiva, caracterizada pela presença de bactérias na urina sem os sintomas típicos de uma infecção do trato urinário. O estudo destaca uma prática comum de prescrição excessiva de antibióticos para tratar a bacteriúria assintomática, especialmente entre idosos, sublinhando a importância de informações precisas para evitar o uso inadequado de medicamentos.

Utilizando um modo de navegação anônimo, membros da equipe pesquisaram termos relacionados a infecções do trato urinário no Google de dezembro de 2023 a janeiro de 2024. Os termos foram definidos por clínicos especializados em geriatria e doenças infecciosas, e uma análise foi realizada nas primeiras três páginas de resultados de cada termo. Os sites foram avaliados com base em critérios de inclusão rigorosos e um código de qualidade específico para informações sobre diagnóstico, tratamento e prevenção deste problema.

Dos 1413 sites identificados, 331 foram incluídos na análise. Surpreendentemente, 97% dos sites mencionaram pelo menos um sintoma correto de infecções do trato urinário, mas 80% também incluíram pelo menos um sintoma incorreto, como mudança na cor da urina e urina com odor forte, que foram citados erroneamente como sintomas. Apenas 9% dos sites mencionaram que sintomas precisam estar presentes para diagnosticar uma verdadeira infecções do trato urinário, e apenas uma pequena fração discutiu a resistência aos antibióticos no nível individual (21%) e global (9%).

A variabilidade na qualidade das informações encontradas é alarmante, especialmente porque até sites de organizações de saúde renomadas continham desinformações. Essa inconsistência pode levar a concepções erradas sobre infecções do trato urinário e bacteriúria assintomática, perpetuando informações erradas para pacientes e resumos gerados por inteligência artificial.

A pesquisa destaca a necessidade de melhorar a qualidade das informações de saúde disponíveis online, especialmente em um momento em que a desinformação pode levar ao uso excessivo e inadequado de antibióticos, exacerbando o problema da resistência antimicrobiana. É vital que tanto clínicos quanto pesquisadores trabalhem juntos para corrigir informações imprecisas e garantir que algoritmos de IA sejam restringidos a sites confiáveis para reduzir a propagação de informações errôneas.


Referência:

Schmitz V, Troubh Z, Durkin M, et al. Quality of Publicly Available Information About Urinary Tract Infections. JAMA Netw Open. 2024;7(11):e2444988. doi:10.1001/jamanetworkopen.2024.44988


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você