[ editar artigo]

Estudos científicos sobre o Ebola

Estudos científicos sobre o Ebola

O site do CDC - Center for Disease and Control and Prevention - um dos maiores centros de estudo das doenças infectocontagiosas do mundo, começou a trazer mais informações sobre o surto africano do Ebola.

Na página na web da instituição, pudemos encontrar uma seção específica, que traz os artigos mais influentes sobre o estudo de ebola já publicados no mundo.

O Ebola previamente conhecida como Febre Hemorrágica Ebola, ´uma condição rara e mortal, causada pela infecção por uma das cepas do vírus. Pode causar doença em humanos e primatas como gorilas, chimpanzés e outros macacos.

O Ebola é causado por um visrus da família Filoviridae, do Gênero Ebolavirus. Foram identificadas 5 especies diferentes do vírus, sendo que 4 delas são identificadas como causadoras de doença em humanos. São encontrados em alguns países africanos. Descoberto em 1976, perto do Rio Ebola, em uma região que hoje pertence à República Democrática do Congo. Antes da situação atual, alguns surtos apareceram esporadicamente na Africa.

O reservatório natural do vírus continua desconhecido. Entretanto, com base nas evidências dos vírus similares, os pesquisadores acreditam que é transmitido por animais e seu hospedeiro original sejam os morcegos. Quatro dos 5 tipos de vírus podem ser encontrados  em hospedeiros nativos da África.

Os seguintes infográficos foram retirados do Site do CDC e são uma fonte confiável de informações sobre o vírus Ebola.  A Revista científica do CDC "The Emerging Infection Diseases journal" publicou vários assuntos desde 1995, e são destes artigos que trazemos os links logo após os infográficos:

ebola

ebola rede de contatos

Articles

Podcasts

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Empreendedor serial em saúde com cases de transformação digital reais que já impactam milhões de vidas. Crio uma arena de discussões para que o conhecimento seja compartilhado e construído para que a saúde e a medicina evoluam!

Ler conteúdo completo
Indicados para você