[ editar artigo]

Frases Médicas #46

Frases Médicas #46

"Frases médicas" é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades.

Sinta-se à vontade para usar as frases em seus slides e propagar essas reflexões de grandes mestres da área médica!

Inspire-se!

 

"Conclusão é apenas o lugar onde se chega quando se cansa de pensar."

Martin H. Fischer foi médico, fisiologista e escritor americano, nascido na Alemanha e conhecido por seus comentários expressivos sobre a arte e a prática da medicina. Foi o primeiro instrutor em fisiologia na Universidade da Califórnia e Professor de Fisiologia na Universidade de Cincinnati. Autor dos livros “Nephritis” e “Soaps and Proteins”.

 

“Senhores, tenho uma confissão a fazer. Metade do que lhes ensinamos está errada e, além disso, não podemos dizer qual é essa metade.”

William Osler (1849 – 1919) foi um médico canadense, considerado um dos ícones da medicina moderna. Foi professor da Faculdade de Medicina do Hospital Johns Hopkins e defendia o ensino da medicina à beira do leito. Alguns dos seus livros são “The Principles and Practice of Medicine”, “Aequanimitas” e “The Evolution of Modern Medicine”. Osler aconselha os médicos a terem paciência e sensibilidade com os pacientes, mas também a manter uma distância emocional.

 

“O que mais impactou foi a evolução do ser humano em relação a sua imagem.”

Ivo Pitanguy (1926 - 2016) foi um cirurgião plástico, professor e escritor brasileiro, membro da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Letras. Cursou medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (até o 4º ano) e na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ao longo dos mais de 60 anos de carreira, Pitanguy formou 500 médicos de 50 países, sendo considerado o maior cirurgião plástico do mundo. Autor do livro "Viver vale a pena".

 

“Comprimidos aliviam a dor, mas só o amor alivia o sofrimento.”

Hunter Doherty, mais conhecido como “Patch Adams”, é um médico norte-americano, famoso pela metodologia inusitada no tratamento de enfermos. É formado pela Virginia Medical University, e o fundador do Instituto Gesundheit. Sua história inspirou o filme (e livro): Patch Adams - O Amor é contagioso, de 1998, dirigido por Tom Shadyac.

 

"Você não pode impor felicidade. Você não pode em última instância, impor coisa alguma. Nós não usamos a força! Tudo que precisamos é engenharia comportamental adequada."

Burrhus Frederic Skinner (1904 — 1990) foi um autor e psicólogo norte-americano que conduziu um trabalho pioneiro no campo da psicologia experimental e foi um dos defensores do behaviorismo, corrente que dominou o pensamento e a prática da psicologia até os anos 1950. É autor de livros como "Ciência E Comportamento Humano", "Psychologists and Their Theories for Students", “About Behaviorism”, entre outros.


 

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas também estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

 

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Escrever" e compartilhe seu conhecimento com a gente!

Academia Médica
Academia Médica
Academia Médica Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler matéria completa
Indicados para você