Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases Médicas #60

Frases Médicas #60
Academia Médica
abr. 28 - 4 min de leitura
000

"Frases médicas" é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades.

Sinta-se à vontade para usar as frases em seus slides e propagar essas reflexões de grandes mestres da área médica! Inspire-se!


“Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender”

Alvin Toffler foi um autor e visionário americano norte-americano, conhecido pelos seus escritos sobre a revolução digital, a revolução das comunicações e a singularidade tecnológica. Entre suas obras literárias, destacam-se: “Future Shock”, “O Futuro do Capitalismo” e “A Terceira Onda”.

 

“Ao examinar uma doença, ganhamos sabedoria sobre anatomia, fisiologia e biologia. Quando examinamos a pessoa com a doença, ganhamos sabedoria sobre a vida.”

Oliver Sacks foi um neurologista, escritor e professor de neurologia na NYU School of Medicine. O New York Times se referiu a ele como "o poeta laureado da medicina". Sacks é mais conhecido por suas coleções de histórias de casos neurológicos, incluindo “O homem que confundiu sua mulher com um chapéu”, “Um antropólogo em marte”, “Gratidão” e “Tempo de despertar”, seu livro sobre um grupo de pacientes que sobreviveram à epidemia da grande epidemia de encefalite do início do século XX, que inspirou o longa-metragem nomeada pelo Oscar, estrelado por Robert De Niro e Robin Williams.

 

“A vida não era sobre evitar o sofrimento.”

Paul Kalanithi foi um neurocirurgião e escritor indiano-americano. Diagnosticado com câncer de pulmão em estágio IV aos 36 anos de idade em 2013, Kalanithi concluiu a residência em neurocirurgia Stanford University em 2014. Durante o pós-doutorado em neurociência, escreveu mais de vinte publicações científicas e recebeu o maior prêmio de pesquisa da American Academy of Neurological Surgery. É autor de “O último sopro de vida”,  livro publicado postumamente com as memórias sobre sua vida e doença. Kalanithi morreu em março de 2015.

 

“Nem a sociedade, nem o homem, nem nenhuma outra coisa deve ultrapassar os limites estabelecidos pela natureza."

Hipócrates (460 a.C. a 370 a.C.) é considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da medicina, frequentemente considerado "pai da medicina". É referido como uma das grandes figuras do florescimento intelectual grego, como Demócrito, Sócrates e Aristóteles.

 

"Um dos primeiros deveres do médico é educar as massas para não tomar remédio."

 

William Osler (1849 – 1919) foi um médico canadense, considerado um dos ícones da medicina moderna. Foi professor da Faculdade de Medicina do Hospital Johns Hopkins e defendia o ensino da medicina à beira do leito. Alguns dos seus livros são “The Principles and Practice of Medicine”, “Aequanimitas” e “The Evolution of Modern Medicine”. Osler aconselha os médicos a terem paciência e sensibilidade com os pacientes, mas também a manter uma distância emocional.

 

”Ou você tem uma estratégia ou é parte da estratégia de alguém."

Alvin Toffler foi um autor e visionário americano norte-americano, conhecido pelos seus escritos sobre a revolução digital, a revolução das comunicações e a singularidade tecnológica. Entre suas obras literárias, destacam-se: “Future Shock”, “O Futuro do Capitalismo” e “A Terceira Onda”.


 

Gostou das frases médicas? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas também estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

 

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Escrever" e compartilhe seu conhecimento com a gente!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você