[ editar artigo]

A maior mentira sobre o Futuro da Saúde!

A maior mentira sobre o Futuro da Saúde!

Muito se fala que o futuro da Saúde será baseado em inteligência artificial, big data e blockchain. Sim, isso vai acontecer. Mas não significa que a parte humana da entrega de saúde será deixada de lado.

Conversando com colegas médicos que ainda não estão envolvidos com o mundo da tecnologia da informação e comunicação (TIC), vejo que há uma expectativa sombria quando o assunto é o futuro da profissão. 

Os médicos não entrarão em extinção, mas haverá um extermínio daqueles que são resistentes às mudanças.

O mundo está mudando. Os pacientes estão mudando. VOCÊ está mudando! Não há como imaginar que a forma de entregar medicina e saúde vai permanecer a mesma, como querem alguns dos mais tradicionalistas.

Tradição é extremamente importante. É o alicerce da nossa profissão. Sem Hipócrates, Paracelso, Osler e tantos outros médicos que montaram os nossos mais de 2500 anos de história, jamais melhoraríamos tanto a qualidade e expectativa de vida das populações do mundo.

A progressão da ciência médica foi lenta e gradual, com alguns picos de desenvolvimento. Todas as vezes que uma nova tecnologia era descoberta/criada, a revolução era desencadeada. Junto com isso, estava o receio dos tradicionalistas.

Não há coisa mais tradicional que o receio dos tradicionalistas.

Chegamos aonde estamos prestes a criar máquinas que não poderão ser distinguidas da humanidade ou ainda a vida eterna. Há quem diga que a primeira pessoa que não vai morrer, já está viva – e isso não é brincadeira. Tem muita gente e pesquisas sérias buscando esse caminho. 

O melhor/pior de tudo é que esse papo não é para o futuro. Isso é um papo para o amanhã. Para 2 ou 5 anos. Tudo vai ser diferente do que se espera. 

Saber qual é a sua função no mundo é fundamental. Precisamos cada vez menos dos profissionais "ferramenta", que apenas repetem protocolos ou realizam funções repetitivas. Para o amanhã, você tem a escolha de ser ferramenta, operador da ferramenta ou um criador de novos caminhos.  

Qual a sua posição? Criador, operador ou criatura?

Entendemos que o futuro só pode ser colaborativo. Consegui te provocar com estas ideias? Concorda com elas? Discorda? Comente abaixo e/ou compartilhe esta mensagem.

 

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Empreendedor serial em saúde com cases de transformação digital reais que já impactam milhões de vidas. Crio uma arena de discussões para que o conhecimento seja compartilhado e construído para que a saúde e a medicina evoluam!

Ler conteúdo completo
Indicados para você