Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A maior mentira sobre o Futuro da Saúde!

A maior mentira sobre o Futuro da Saúde!
Fernando Carbonieri
nov. 23 - 2 min de leitura
080

Muito se fala que o futuro da Saúde será baseado em inteligência artificial, big data e blockchain. Sim, isso vai acontecer. Mas não significa que a parte humana da entrega de saúde será deixada de lado.

Conversando com colegas médicos que ainda não estão envolvidos com o mundo da tecnologia da informação e comunicação (TIC), vejo que há uma expectativa sombria quando o assunto é o futuro da profissão. 

Os médicos não entrarão em extinção, mas haverá um extermínio daqueles que são resistentes às mudanças.

O mundo está mudando. Os pacientes estão mudando. VOCÊ está mudando! Não há como imaginar que a forma de entregar medicina e saúde vai permanecer a mesma, como querem alguns dos mais tradicionalistas.

Tradição é extremamente importante. É o alicerce da nossa profissão. Sem Hipócrates, Paracelso, Osler e tantos outros médicos que montaram os nossos mais de 2500 anos de história, jamais melhoraríamos tanto a qualidade e expectativa de vida das populações do mundo.

A progressão da ciência médica foi lenta e gradual, com alguns picos de desenvolvimento. Todas as vezes que uma nova tecnologia era descoberta/criada, a revolução era desencadeada. Junto com isso, estava o receio dos tradicionalistas.

Não há coisa mais tradicional que o receio dos tradicionalistas.

Chegamos aonde estamos prestes a criar máquinas que não poderão ser distinguidas da humanidade ou ainda a vida eterna. Há quem diga que a primeira pessoa que não vai morrer, já está viva – e isso não é brincadeira. Tem muita gente e pesquisas sérias buscando esse caminho. 

O melhor/pior de tudo é que esse papo não é para o futuro. Isso é um papo para o amanhã. Para 2 ou 5 anos. Tudo vai ser diferente do que se espera. 

Saber qual é a sua função no mundo é fundamental. Precisamos cada vez menos dos profissionais "ferramenta", que apenas repetem protocolos ou realizam funções repetitivas. Para o amanhã, você tem a escolha de ser ferramenta, operador da ferramenta ou um criador de novos caminhos.  

Qual a sua posição? Criador, operador ou criatura?

Entendemos que o futuro só pode ser colaborativo. Consegui te provocar com estas ideias? Concorda com elas? Discorda? Comente abaixo e/ou compartilhe esta mensagem.

 


Denunciar publicação
    080

    Indicados para você