Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Haverá Quebra de patente de vacinas? Será?

Haverá Quebra de patente de vacinas? Será?
Academia Médica
mai. 11 - 2 min de leitura
010

Por Yan Kubiak Canquerino - Colaborador da Academia Médica

Na semana passada, a administração de Biden (EUA) fez um pronunciamento surpreendente, no qual foi dito que os EUA apoiam uma proposta para derrubar patentes de vacinas.

Até então os Estados Unidos vinha alinhado com países como Reino Unido, Suíça, Alemanha e Japão contra a quebra de propriedade intelectual no que tange à vacina contra a COVID 19. No entanto, no dia 05 de maio, Katherine Tai, representante do governo americano no que se refere a comércio, sinalizou uma reviravolta de grande relevância para o mundo.

O pronunciamento foi, em tradução livre: Isso é uma crise de saúde global, e circunstâncias extremas da pandemia da COVID-19 exigem medidas extremas. O objetivo da administração é atingir a mais efetiva e segura vacinação para o maior número de pessoas.

Como podem imaginar isso gerou repercussões positivas e negativas em relação à decisão tomada pelo governo dos Estados Unidos, houve posição contrária pela indústria farmacêutica, assim como Alemanha, no entanto a União Europeia como um todo se dispôs a discutir e levar adiante a ideia.

O principal argumento da indústria farmacêutica contrário a essa decisão foi, em tradução livre: É como levar a perturbação, enquanto distraem de desafios reais que envolvem escalar a produção e distribuição da vacina globalmente, como por exemplo: eliminar as barreiras de comércio, melhorar a distribuição de matéria prima e ingredientes para a cadeia de produção, e também um movimento para que países ricos comecem a doar doses para países pobres.

outras preocupações levantadas pelos opositores da ideia consiste na questão logística, isso é, será que os países estão preparados para administrar a logística de uma quantidade maior de doses?

Outra preocupação em relação a isso também é: será que todos os países estão capacitados o suficiente para desenvolver a vacina? Possuem suficientemente capacidade técnica e matéria prima para tal feito?

Queremos ouvir a sua opinião sobre isso, qual lado você defende, vamos lá, espaço de discussão aberto nos comentários logo abaixo!

Artigo original: 

Covid-19: How will a waiver on vaccine patents affect global supply? | The BMJ


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você