Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Hipertensão: Um Problema Crescente Também Entre as Crianças

Hipertensão: Um Problema Crescente Também Entre as Crianças
Academia Médica
jan. 7 - 3 min de leitura
000

Fonte:  Zehri A, Touhy PC, Downs SM., 2023

A hipertensão, frequentemente associada aos adultos, também pode afetar crianças, conforme aborda um artigo publicado em 26 de dezembro de 2023, no JAMA Pediatrics. Este fenômeno, conhecido como hipertensão pediátrica, ocorre quando o sangue exerce pressão excessiva contra as paredes das artérias em crianças. Fatores de risco incluem histórico familiar de hipertensão, excesso de peso e falta de atividade física.

Curiosamente, a maioria das crianças com hipertensão não apresenta sintomas, tornando a condição "silenciosa". Por isso, a Academia Americana de Pediatria recomenda a verificação da pressão arterial nas consultas pediátricas a partir dos 3 anos, ou até mais cedo em casos de crianças com baixo peso ao nascer, prematuras, longas estadias hospitalares após o nascimento ou que nasceram com doenças cardíacas ou renais.

O processo de medição envolve o uso de um manguito inflável adequado ao tamanho do braço da criança, apertado para medir a pressão arterial, composta por dois números: sistólica (maior) e diastólica (menor). Em crianças, o valor normal da pressão arterial varia de acordo com idade, sexo e altura, diferentemente dos adultos, onde é considerada normal uma pressão abaixo de 120/80 mm Hg.

A pressão arterial pode flutuar ao longo do dia devido a fatores como nível de atividade, dieta, estresse e hormônios. Além disso, o fenômeno citado como "síndrome do jaleco branco" pode elevar a pressão arterial devido à ansiedade em consultas médicas. Portanto, se uma criança apresenta pressão alta, é necessário confirmar o diagnóstico em duas visitas de acompanhamento separadas.

A prevenção e o tratamento da hipertensão envolvem um estilo de vida saudável: dieta equilibrada, sono adequado, atividade física diária e manutenção de um peso saudável. Se a pressão arterial permanecer alta, exames de sangue e urina, bem como exames de imagem do coração ou dos rins, podem ser realizados para identificar as causas ou complicações da hipertensão. Em casos de pressão arterial elevada, medicamentos podem ser prescritos. Check-ups regulares são essenciais para monitorar a pressão arterial e a saúde geral da criança.



Referência: 

Zehri A, Touhy PC, Downs SM. Even Children Can Have High Blood Pressure. JAMA Pediatr. Published online December 26, 2023. doi:10.1001/jamapediatrics.2023.5715



Estar atualizado sobre as últimas descobertas e inovações nas ciências médicas faz sentido pra você? Se sim, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você