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Intervenções de Bem-Estar na Educação Continuada Reduzem Esgotamento

Intervenções de Bem-Estar na Educação Continuada Reduzem Esgotamento
Comunidade Academia Médica
set. 25 - 3 min de leitura
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Um estudo publicado no JAMA Network Open em 19 de setembro de 2024, destaca intervenções de bem-estar direcionadas aos profissionais da saúde, demonstrando impactos significativos na redução do esgotamento emocional e na melhoria da integração entre vida pessoal e trabalho. As descobertas são especialmente relevantes no contexto pós-pandêmico, onde a saúde mental desses profissionais tornou-se uma preocupação crescente.

Fonte: Sexton JB, Adair KC., 2024

O estudo implementou o programa "Well-Being Essentials for Learning Life-Balance" (WELL-B), que incorpora práticas de psicologia positiva durante as horas de educação continuada dos profissionais de saúde. Este programa de cinco horas fornece créditos de educação continuada, dedicando dez minutos de cada hora para intervenções focadas no bem-estar.

🟦 A figura ilustra características da população estudada antes da implementação das intervenções de bem-estar:

Fonte: Sexton JB, Adair KC., 2024

Principais Descobertas

Redução Significativa do Esgotamento Emocional: Os participantes do programa WELL-B apresentaram uma diminuição de 16,8% nos níveis de esgotamento emocional, um resultado superior às médias observadas em outras intervenções.

Melhoria na Recuperação Emocional: Os resultados mostraram que não apenas os profissionais conseguiram aliviar o esgotamento, mas também melhoraram sua capacidade de recuperação emocional a longo prazo.

Facilidade de Implementação: As intervenções do WELL-B são projetadas para serem simples e de curta duração, tornando-as facilmente integráveis à rotina dos profissionais, sem necessidade de equipamentos especiais ou preparação adicional.

Acessibilidade e Engajamento: O conteúdo do programa foi bem recebido, com mais de 90% dos participantes avaliando a experiência de forma positiva. O formato do programa, que utiliza tecnologia móvel para entrega das intervenções, facilitou a participação e o engajamento dos profissionais.

Efeitos Duradouros: As intervenções demonstraram ter um impacto duradouro na melhoria do bem-estar dos profissionais, com benefícios mantidos em acompanhamentos de seis e doze meses.

Embora os resultados sejam promissores, o estudo sugere a exploração de formatos mais curtos, como sessões de três e quatro horas, para minimizar ainda mais o ônus das atividades de bem-estar. Ademais, a eficácia do programa ao ser oferecido por meio de gravações indica um potencial para ainda mais flexibilidade e acessibilidade.

O estudo confirma que intervenções simples e baseadas em evidências podem ser extremamente eficazes para melhorar o bem-estar dos profissionais de saúde. Isso ressalta a importância de políticas de saúde que priorizem a saúde mental dos trabalhadores, integrando práticas de bem-estar nas rotinas de trabalho. A implementação dessas práticas melhora a qualidade de vida dos profissionais, e a qualidade do cuidado oferecido aos pacientes.


Referência:

Sexton JB, Adair KC. Well-Being Outcomes of Health Care Workers After a 5-Hour Continuing Education Intervention: The WELL-B Randomized Clinical Trial. JAMA Netw Open. 2024;7(9):e2434362. doi:10.1001/jamanetworkopen.2024.34362


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