{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Já nascemos prontos para salvar vidas!
[editar artigo]

Já nascemos prontos para salvar vidas!

Já nascemos prontos para salvar vidas!

Vídeo impressionante em que uma menina de pouco mais de um ano de idade realiza uma ressuscitação cardio pulmonar.

Coloco este vídeo para desejar a todos um excelente fim de semana. Mas, mais do que isso, posto este vídeo como inspiração...


Se me permitirem, assistir este vídeo fez-me pensar sobre o como escolhemos medicina.

Para muitos de nós, a escolha é natural, é a resposta a um chamado da vida para exercer a assistência ao necessitado no momento de sua enfermidade. Para outros, é a escolha de uma profissão que a princípio não foi tão evidente assim.

Ser médico, antes de tudo é ser humano. É gostar de pessoas. É ter atitude para fazer a diferença. É ser decisivo. É ser perito. É ser solícito. É ser prudente...

Em nenhum momento é ser escravo da profissão ( ou de um governo). Não devemos nunca abdicar de nossas famílias, amigos ou pessoas. Não devemos aceitar salários vis, ou mesmo aceitar a ignorância que afirma somente que somos pagos para trabalhar e ponto, sem que estes olhem que o defeito não está somente naquele que veste o jaleco branco. Não devemos ser simpáticos àqueles que assinam a falência hospitalar, a falta de recursos e a degradação profissional;

Interferimos diretamente na vida do enfermo e na da família dele. Prevenimos doenças! Sugerimos qualidade de vida fronte a adversidade. Nos desdobramos para manter a vida daqueles que ela insiste em tentar escapar.

Precisamos nos valorizar, e valorizar nossa profissão. Este chamado, que muitas vezes acontece no início da vida, deve ser a fonte de inspiração e valorização da nossa profissão.

Somos o que fazemos. Estudamos, aprendemos, nos especializamos e nunca deixamos de ser ensinados por nossos pacientes. E nunca deixaremos de ensinar a eles aquilo que aprendemos.

Um excelente fim de semana a todos, de plantão ou não!

 

Fernando Carbonieri

Fernando Carbonieri

Fundador da comunidade Academia Médica, que desde 2012 tem o intuito de expandir os horizontes falando o que a faculdade esqueceu de nos contar.

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar