[ editar artigo]

Manual da Ética Médica Mundial

Manual da Ética Médica Mundial

Manual da Ética Médica Mundial

A última edição do manual de ética médica mundial da Associação Médica Mundial data do ano de 2009 e continua sendo um documento que pauta a profissão médica em todo o mundo. Neste consenso que começou a ser montado no ano de 1999, há uma preocupação com o ensino das bases fundamentais da profissão médica.

Apesar de ser um documento a ser usado em todo o mundo, ele nunca foi traduzido para o  português, que infelizmente coloca o Brasil com seus mais de 400 mil médicos, em uma posição periférica no senário médico mundial. Formaremos nos próximos anos 20 a 25 mil médicos por ano e mesmo assim estamos marginalizados por esta instituição, que é a "presidente" de todas as associações médicas mundiais.

Mas nem tudo está perdido. O manual que trago neste link está em inglês e pode ser acessado livremente por todos.

Vale lembrar algo que sempre repito em publicações como esta. O Inglês é a língua oficial da medicina. Se você ainda ao menos não lê em inglês, você ainda é um marginal em nosso meio. Portanto, é ético ir atrás disso, pois apenas assim você pode manter-se atualizado com as evoluções de nossa arte.

A seguir trago a apresentação do Manual de Ética Médica da WMA traduzida. A versão na íntegra do manual você pode baixara AQUI para ler em seu computador, Tablet ou Smartphone.

Manual da Ética Médica Mundial - Apresentação

É incrível pensar que os fundadores da ética médica, como Hipócrates, publicaram seus trabalhos  há mais de 2000 anos atrás. Até agora a profissão médica ainda não possui o currículo basico, usado universalmente, para o ensino da ética médica. Esta publicação da Associação médica mundial surgiu para preencher esta lacuna.

O manual originou-se na 51ª Assembleia Geral da WMA em 1999. Os médicos lá presentes, que representavam associações médicas de todo o mundo, recomendaram que as escolas médicas de todo o mundo passem incorporar obrigatoriamente a ética médica em seus currículos. Com esta decisão,  o processo de desenvolver o treinamento básico focando a ética médica para todos os estudantes e médicos baseados nas políticas da WMA. O manual, que você pode baixar AQUI, portanto, é resultado de um esforço mundial desenvolvido, coordenado e guiado pela unidade de ética médica da World Medical Association.

A atenção à saúde moderna levantou dilemas éticos complexos e multifacetados. Quase sempre os médicos não estão preparados para enfrentar com competência estes problemas.  Este manual em especial tenta estabelecer um paradigma ético que forneça ferramentas também éticas para achar soluções para estes dilemas. Não é uma lista de certos e errados. É uma tentativa de sensibilizar a consciência do médico em suas tomadas de decisão. O livro é composto de diversos estudos de caso que pretendem fomentar a reflexão individual, assim como promover a discussão entre os pares.

Como médicos, nos sabemos os privilégios que é estar envolvidos na relação médico-paciente. Uma relação única que facilita a troca de conhecimento científico com o cuidado baseados em confiança e ética. Nos últimos anos, esta relação está sob pressão devido a limitações de recursos e outros fatores, e este manual mostra a necessidade de fortalecer este vínculo com a prática ética.

Por fim, uma palavra sobre o paciente como núcleo de qualquer discussão sobre ética médica. Os parâmetros fundamentais de muitas associações médicas pelo mundo dizem que o paciente deve ser o primeiro a ser considerado em qualquer tipo de tratamento ou em qualquer decisão de cuidado.  Este Manual de ética médica da WMA tem o único propósito preparar médicos e acadêmicos de medicina para os inúmeros desafios éticos que enfrentarão diariamente em suas carreiras. Assim, achar uma maneira efetiva de colocar sempre o paciente em primeiro lugar.

___________________________

Ainda não possuímos parâmetros para comparar este manual com o manual de ética médica do CFM. Gostaríamos portanto, de convidar nossos leitores para desenvolvermos este assunto muitas vezes falho em nossa educação médica ou na vida cotidiana do médico brasileiro.

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Ler matéria completa
Indicados para você