{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Medicina Baseada em Evidências
[editar artigo]

Medicina Baseada em Evidências

MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS

Na sua pesquisa por artigos científicos no pubmed, muitas vezes você encontra dificuldades em conseguir o documento na íntegra. Isso pode ser em parte resolvido com o acesso ao portal do ministério da saúde "Saúde Baseada em Evidências ". Através dessa ferramenta, você pode acessar à algumas bases de dados que darão um upgrade na forma de você pesquisar.

As bases de dados disponíveis tem focos diferentes. Algumas visam o acesso de artigos científicos, e outras fornecem conteúdos e guidelines que o auxiliarão a praticar a medicina baseada em evidências.

Para acessar o Portal clique em www.saude.gov.br, clique no item SAÚDE BASEADA EM EVIDENCIA, e depois em ACESSE PERIÓDICOS. É preciso fazer um registro de profissional com o número do seu órgão de classe e pronto.

As bases de dados

  • Atheneu

Sessão pertencente a editora Atheneu. Aqui você encontrará mais de 200 títulos publicados por essa editora brasileira desde 1998. As publicações que datam a partir de 2010 possuem atualização periódica. Nessa sessão você pode encontrar conteúdos do ensino médico básico, e de algumas especialidades.

  • Best Practice

O best practice utiliza dados do British Medical Journal (BMJ) e fornece informações detalhadas sobre semiologia médica. Inclui tratamentos e diretrizes de procedimentos. O sistema oferece apoio a decisão clínica a partir de dados do paciente

  • DynaMed

Aqui você encontra resumos atualizados e revisados diariamente sobre diversos temas médicos. É mantido pela gigante EBSCOhost. Criado por médicos, para médicos, é uma ferramenta de uso na clínica ou hospital primário / secundário. Possui calculadoras médicas de grande utilidade

  • Embase (por Edmar Stieven Filho)

Dentre as bases oferecidas pelo portal, destaca-se o EMBASE. Embase é uma base de dados que acessa vários periódicos não disponíveis na PUBMED (MEDLINE), principalmente de origem europeia. Produzido pela Elsevier, contém mais de 25 milhões de registros desde 1947.

O EMBASE é de fundamental importância para revisões sistemáticas, pois na proposta deste tipo de trabalho quanto mais extensa a pesquisa, mais relevante se torna a publicação.

Se preferir este é o link direto para o acesso ao que interessa: clique aqui

Vídeo de como acessar o EMBASE:

  • Thonson Reuters - Micromedex Healthcare Series

A Thonson Reuters é a maior empresa de comunicação do mundo, e talvez a mais lucrativa quando falamos no mercado científico. O serviço fornecido para o MS proporciona  dados e informações para as primeiras 72 horas de uma emergência médica e o seguimento para além do período crítico

  • ProQuest

Nessa base de dados você pode ter acesso a inumeros recursos para diversas áreas do conhecimento da saúde. Entre todos os serviços, talvez seja o menos específico para classe médica. Porém possui ferramentas interessantes para a área de gestão da sua clínica/hospital.

Para aprender a entrar no portal "Saúde Baseada em Evidências" veja o vídeo localizado um pouco mais acima

Fernando Carbonieri

Fernando Carbonieri

Fundador da comunidade Academia Médica, que desde 2012 tem o intuito de expandir os horizontes falando o que a faculdade esqueceu de nos contar.

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar