{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Medicina de Família: A mais complexa das especialidades
[editar artigo]

Medicina de Família: A mais complexa das especialidades

A maior das especialidades: cuidar de gente e de todas as suas complexidades biopsicossociais.

Cada dia que passa, vejo mais e mais a importância da medicina de Família e Comunidade menosprezada e diminuída pela sociedade e, por vezes, pela própria classe médica. É na atenção primária que tudo se inicia; que podemos intervir ativamente, por meio da promoção da saúde e da prevenção de doenças, diminuído o número de complicações em praticamente todas as doenças crônicas e, consequentemente, suas morbimortalidades.

Do recém-nascido ao idoso, do planejamento familiar à condução de doenças psiquiátricas, das reuniões de grupos aos conflitos familiares: o médico de Família deve ser o médico mais preparado. Sem dúvida alguma, eis a especialidade mais complexa da medicina.

Prescrever e encaminhar pacientes não é ser médico, isso lhe faz um técnico em doenças. Ser médico, acredite meu amigo, é muito, muito mais que isso. E tudo fica mais bonito quando você tem ao seu lado outros profissionais que também amam o que faz.

O SUS é caótico muitas vezes, mas se dermos nosso melhor, dá pra mudar muito essa realidade e fazer verdadeiros 'milagres' acontecerem no dia A dia. A mudança de postura civilizatória começa em nós, quando nos tornamos mais responsáveis por nossos pacientes e mais comprometidos com nosso trabalho e profissão.

Valorize o médico de Família. Médicos de Família, tornem-se cada vez melhores! Mais de 80% dos processos saúde-doença podem ser abordados e gerenciados ainda na Atenção Básica. 

Qualquer médico pode prestar atendimento na Atenção Primária (pelo menos ainda), mas fazer Medicina de Família e Comunidade não é para qualquer Médico! Tem que ter empatia, tem que ter muito conhecimento e acima de tudo gostar de gente.

Arthur Luz

Arthur Luz

Interno de Medicina do 12° periodo pela Universidade Potiguar. Estagiário UPA Nova Esperança e Grupo de Cuidados Paliativos do HMWG. Poeta, Escritor e Apaixonado pela Arte Médica. Natal-RN

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar