[ editar artigo]

Médicos de nós mesmos

Sempre me ocorreu pensar que o exercício da medicina e as especialidades trariam uma pista sobre o ser humano por detrás do profissional.

Não que seja uma relação direta e incontestável, como, por exemplo, uma criança que cresceu sofrendo de problemas renais, tornar-se nefrologista ou também uma jovem cardiologista que teve um parente querido acometido por um infarto. Além disso, perceber que por vezes existe um traço biográfico no exercício da nossa função.

A impressão que carrego é que antes de médicos dos outros, somos médicos de nós mesmos. Antes de propor atenção a outrem, teremos esse foco voltado para o nosso íntimo.

Entender que uma problemática pessoal prévia pode frutificar em uma profissão do cuidado ao outro acerca da mesma questão que outrora fora sua, é algo esclarecedor.

Então não seria inverossímil um reumatologista que sofre de artrite reumatoide ou o oncologista que teve um pai com linfoma, em certa medida seria até bom um psiquiatra que em certo momento conviveu com a depressão.

A princípio um erro, entrar na medicina para buscar suas próprias respostas, a depender do seu trajeto, pode significar-se o fundamento central da empatia. Originada do grego empatheia, que por preferência pessoal gosto da definição de uma a relação entre o médico e o paciente em que um projeta no outro o problema de saúde.

A especialidade médica pode revelar mais que uma habilidade profissional de cuidar do outro, mas em certa medida, uma proficiência do autocuidado.

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 210 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 

Academia Médica
Medicina em Crônicas - Elomar R. Moura
Medicina em Crônicas - Elomar R. Moura Seguir

Olá! Sou Elomar R. Moura (@medicinaemcronicas), 22 anos, de Aracaju - SE. Estudante de medicina da Universidade Tiradentes (UNIT) - SE. Um apaixonado pela literatura que escreve reflexões sobre a medicina tanto na sua prática, como na sua simbologia.

Ler conteúdo completo
Indicados para você