[ editar artigo]

Morre David Bennett - paciente que recebeu o transplante de coração de porco modificado geneticamente

Morre David Bennett - paciente que recebeu o transplante de coração de porco modificado geneticamente

David Bennett, primeira pessoa que recebeu transplante de coração de porco, morreu na última terça (08), depois de sua condição de saúde ter piorado dias antes. O paciente recebeu cuidados paliativos e esteve com sua família durante suas últimas horas, de acordo com os noticiários (1). 

Bennett tinha doença cardíaca terminal e recebeu o transplante em 7 de janeiro de 2022 e tinha incompatibilidade para receber um transplante convencional ou uma bomba cardíaca artificial , sendo o coração de porco a única opção para o paciente. Consoante o centro médico em que Bennett foi atendido, o coração transplantado performou bem por várias semanas sem sinais de rejeição(1). 

O coração foi fornecido pela empresa de medicina regenerativa Revicor e  três genes responsáveis ​​pela rejeição de órgãos de porco pelo sistema imunológico humano foram removidos do porco doador e um gene foi retirado para evitar o crescimento excessivo de tecido cardíaco de porco(1). Além disso, seis genes humanos responsáveis ​​pela aceitação imune foram inseridos.

De acordo com o comunicado de imprensa da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, Bennett, que optou pelo transplante de porco, participou de sessões de fisioterapia para ajudar a recuperar suas forças e assim, conseguiu passar um tempo a mais com sua família(1).

Artigos relacionados 

 •Cirurgiões norte-americanos têm sucesso em transplante de rim de porco para paciente humano

Primeiro coração 100% artificial é transplantado com sucesso

Transplante de Órgãos no Brasil

Referência 

(1) Patient who received genetically modified pig heart in groundbreaking transplant surgery dies. Mar 2022. Disponível pelo link  https://edition.cnn.com/2022/03/09/health/pig-heart-transplant-death/index.html. Acesso em 09/03/2022.

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você