Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Nova nomenclatura para as variantes do Sars-CoV-2 definida pela OMS

Nova nomenclatura para as variantes do Sars-CoV-2 definida pela OMS
Academia Médica
jun. 1 - 2 min de leitura
000

 

Por Yan Kubiak Canquerino - Colaborador da Academia Médica

 

Organização mundial da saúde (OMS) anunciou ontem (31/05/21) rótulos simples e fáceis de falar para caracterizar as variantes do Sars-CoV-2 de interesse e preocupação.

Com letras do alfabeto grego a OMS definiu rótulos para as variantes existentes do novo coronavírus.

Depois de consultar e revisar uma vasta gama de sistemas de nomenclatura, a OMS convocou um grupo de parceiros com expertise ao redor do mundo, dentre os participantes do grupo de experts estavam profissionais de nomenclatura e taxonomia de vírus e de sistemas de nomenclatura.

Os nomes científicos possuem suas vantagens, mas podem ser difíceis de dizer, ou podem levar a um equívoco de pronúncia ou escrita. Devido a isso, as pessoas costumam utilizar o local no qual surgiram para se referir à variante, sendo isso muitas vezes estigmatizante e discriminatório.

A OMS ressalta que as nomenclaturas por letras gregas não substituem as nomenclaturas científicas existentes, aquelas definidas pela GISAID, Nextstrain e Pango, por possuírem importância científica e em pesquisa.

Com isso, a OMS encoraja e endossa que esses novos rótulos sejam utilizados.

 

A OMS divide as variantes do Sars-CoV-2 em duas categorias:

Variantes de interesse e preocupação

As variantes de preocupação e as variantes de interesse, são as duas categorias, ambas se  caracterizam por mutações no genoma do Sars-CoV-2 produzindo implicações fenotípicas suspeitas ou estabelecidas, além de ter sido identificado causando transmissão/casos múltiplos da COVID-19 ou grupos de casos ou ainda ter sido identificado em mais de um país, ou ainda ter sido identificado como uma variante de interesse pela OMS e seu grupo de trabalho com a evolução do vírus

Variantes de Preocupação

Já as variantes de preocupação em comparação com outras variantes mostraram alguma variação de importância de saúde pública a nível global como aumento na transmissibilidade, mudança na epidemiologia da doença ou aumento na virulência ou ainda mudança na apresentação clínica ou então diminuição da efetividade da saúde pública em medidas de diagnóstico, vacinas ou terapêuticas.

 

Tabela das Variantes de Preocupação

 

 

Tabela das variantes de interesse

 

 

 

Referências

Tracking SARS-CoV-2 variants (who.int). Acesso em: 01/06/2021.

WHO announces simple, easy-to-say labels for SARS-CoV-2 Variants of Interest and Concern. Acesso em: 01/06/2021.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você