[ editar artigo]

O Health Hackathon 2021 do Hackmed: uma oportunidade de inovação na saúde.

O Health Hackathon 2021 do Hackmed: uma oportunidade de inovação na saúde.

Na medicina desde o começo da faculdade somos inseridos no ambiente de assistência a saúde. Passamos pelo CTI, pela emergência, o ambulatório e sala de cirurgia. Vemos dentro de cada respectivo segmento o que funciona e o que não funciona. O que muitas vezes não enxergamos, entretanto, é o leque de oportunidades que esse contexto nos apresenta e é exatamente a partir dessas oportunidades que nasce a inovação médica. No entanto, médicos de uma forma geral não possuem todas as habilidades para produzir, gerir e financiar uma iniciativa que eventualmente se materialize em algo concreto. Pelo menos não sozinho. A partir daí, com o intuito de acelerar o processo de desenvolvimento tecnológico na área da saúde e capacitar qualquer um que esteja interessado, surge o Hackathon (hack + marathon – maratona em inglês) evento da startup Hackmed.

O que é um Hackathon?

O Hackathon é essencialmente uma competição por equipes focada no desenvolvimento de startups de saúde. Em 2011, membros do MIT, de Harvard e da comunidade médica norte-americana perceberam que o modelo tradicional de hackathon poderia ser aplicado na saúde e, a partir disso, desenvolveram o primeiro modelo de hackathon para sistemas de saúde. Assim nasceu o MIT Hacking Medicine, que utiliza o “design thinking” para criar mudanças reais na sociedade. A proposta do programa é acelerar o processo de inovação em saúde por meio de um exercício dinâmico e educativo. Diferente de outros hackathons, o Hackathon da Hackmed não é limitado a pessoas de determinado nicho profissional, muito pelo contrário, a pluralidade de participantes das mais diversas áreas é algo desejado pelos organizadores. Participantes podem ser pacientes, enfermeiros, médicos, pesquisadores, engenheiros, desenvolvedores, especialistas em seguro, políticos, administradores, designers ou advogados.

 


Você já viu o próximo evento da Academia Médica e do Professor Áureo?

Então conheça a Websérie gratuita: "A História da Saúde: onde a ciência, a cultura e a arte se encontram". Não perca essa oportunidade única de conhecer a História da Saúde sob uma perspectiva diferente e inovadora! Você vai aprender muuuuito com histórias superdivertidas! Se interessou? Clique aqui e se inscreva.


 

Como será o Hackathon da Hackmed?

O Hackathon terá uma duração de dez dias, com uma parte on-line e outra presencial em São Paulo. Embora as vagas do evento presencial já tenham se esgotado ainda é possível se inscrever para o evento on-line que também garante uma presença virtual no evento físico. No primeiro dia (19/03) todos os participantes se conhecerão e haverá a formação das equipes do Health Hackathon no ambiente on-line, logo, não é necessário se inscrever com uma equipe pronta embora também seja uma opção. Pelos próximos 5 dias, os competidores do Health Hackathon terão acesso, enquanto trabalham no desenvolvimento dos projetos remotamente, aos conteúdos e materiais disponíveis na plataforma do Hackmed Education, que servirão como base para as equipes realizarem seus trabalhos. Ao mesmo tempo, receberão ajuda de mentores e facilitadores virtualmente. Todas as equipes serão híbridas, com participantes a distância e presenciais, esses últimos irão apresentar o pitch do projeto para a cadeira de jurados no dia 28. Após a avaliação de todas as equipes serão premiadas, durante a cerimônia de encerramento no mesmo dia, as soluções mais inovadoras para os problemas identificados.

Por que participar?

Vejo, entretanto, que a participação no evento, independentemente de premiação, é extremamente válida para quem quer se inserir no empreendedorismo na saúde. Além do material técnico e didático disponibilizado, o evento conta também com convidados especiais de alto calibre: médicos empreendedores brasileiros reconhecidos internacionalmente pelas mais renomadas instituições dentre eles Fabio Ynoe da Queen’s University e Robson Capasso da Stanford Medicine,  uma oportunidade rara de aprender com aqueles que conhecem o caminho a ser trilhado. Outra parte integral do evento que merece destaque são os próprios participantes que, unidos pelo desejo de inovar na saúde, se unem para progredir em suas próprias caminhadas.

É possível que você tenha o desejo de inovar e empreender na saúde, mas ao mesmo tempo a complexidade da jornada te assusta. Talvez empreender te assusta porque você não se sente qualificado – provavelmente porque você realmente não é.  Não são só médicos que não tem qualificação para produzir, gerir e financiar uma empresa sozinho, ninguém tem. O que temos, entretanto, é uma oportunidade de nos tornarmos mais qualificados e buscar conhecer as pessoas certas que irão complementar as habilidades que não temos. Já dizia aquele velho provérbio africano “se quer ir rápido vá sozinho. Se quer ir longe vá em grupo”. Inovar na saúde na grande maioria das vezes não é um processo rápido, longe disso. Geralmente o percurso é extenso, árduo e duradouro como uma maratona. E as vezes do início de uma maratona é difícil enxergar a linha de chegada, mas isso não deve nos impedir de dar o primeiro passo na direção certa.

 

Link para inscrição do Health Hackathon online: https://www.hackmed.com.br/h3-inscricoes-2021

Academia Médica
Matheus Scalzilli
Matheus Scalzilli Seguir

Estudante de medicina da Zona Oeste do Rio de Janeiro. "A ciência não é apenas compatível com a espiritualidade; é uma fonte profunda de espiritualidade" - Carl Sagan

Ler conteúdo completo
Indicados para você