Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Semiologia médica: glossário de termos médicos para estudantes de medicina

Semiologia médica: glossário de termos médicos para estudantes de medicina
Fernando Carbonieri
jul. 22 - 26 min de leitura
0150

"Sintomas são a boca do corpo, enquanto os sinais são um outro idioma." - John Brown

Costumava dizer para meus estudantes de medicina da Semiologia Geral que a propedêutica e a semiologia são um outro idioma devido à esta frase. E de fato ela é muito verdadeira. Após muito procurar na net, não consegui achar um bom glossário de termos médicos e seus significados disponível para encaminhar a meus alunos da Semiologia Médica.

 

Com o intuito de ajudá-los e ajudar os leitores da Academia Médica, segue uma lista que engloba a maioria dos termos médicos que usamos durante a nossa vida profissional. Vale lembrar que uma anamnese e exame físicos bem feitos, e bem relatados, suprem mais de 80% do processo diagnóstico. Contei muito com a ajuda do site do grupo de Semiologia do meu professor da graduação Ivan Paredes, o GESEP.

Como apoio para a produção deste material, foi usado o livro "Semiologia Médica" de Celmo Celeno PortoO brasileiro é reconhecidamente um dos melhores teóricos da semiologia médica do país. Professor de semiologia há décadas, sua obra é base para a formação de milhares de médicos por gerações.

Atentem para os prefixos e sufixos. Assim ficará mais fácil aprender. Caso queira procurar algum termo médico específico, recomento que clique em "procurar na página" no seu navegador (PC ou celular), ou usando o comando "Ctrl + F".


 

A

Abscesso – acúmulo de pus, geralmente causado por infecção bacteriana. Os sintomas podem incluir dor, inchaço, vermelhidão e possível febre.

Abulia – apatia; falta de motivação que pode levar o paciente à total falta de movimento (diferente de paciente catatônico).

Acalasia – distúrbio nervoso de causa desconhecida que interfere em dois processos: nas ondas rítmicas de contração que impulsionam o alimento pelo esôfago (peristaltismo) e na abertura do esfíncter esofágico inferior. Pode ser causada pela disfunção dos nervos que circundam o esôfago, transmitindo os impulsos elétricos para os músculos.

Acrocianose – distúrbio circulatório em que as mãos, e menos comumente os pés, estão persistentemente frios e azuis; algumas formas estão associadas ao fenômeno de Raynaud.

Acromegalia – distúrbio metabólico crônico que resulta em aumento gradual dos tecidos, incluindo-se os ossos da face, maxilar, mãos, pés e crânio. Causada pela secreção excessiva do hormônio do crescimento, quase sempre decorrente de um tumor benigno na glândula pituitária.

Adenite – inflamação aguda de gânglios linfáticos.

Adenomegalia - Hipertrofia de um gânglio linfático (linfonodo).

Aerofagia – ato de deglutir ar, muito encontrada em sua forma crônica em crianças com deficiência mental, podendo levar à distensão abdominal e a transtornos gastrintestinais, como o refluxo. Pode ocorrer em situações de tensão emocional e distúrbios neuróticos, ou em situações que levem à agitação física e psíquica.

Afasia – perda da habilidade de uso da linguagem devido a uma lesão na região cerebral relacionada à linguagem; o paciente é parcial ou totalmente incapaz de entender ou pronunciar palavras. O lobo temporal e as regiões próximas ao lobo frontal controlam as funções de linguagem, respectivamente nas áreas de Wernicke (compreensão) e de Broca (expressão). Um dano em qualquer parte destas áreas devido a um AVC, tumor, lesão na cabeça ou infecção, interfere em pelo menos um dos aspectos envolvidos na linguagem.

Aferese – infusão do sangue do próprio paciente, do qual foram removidos certos elementos celulares ou líquido.

Agalactia – ausência de leite nas mamas depois do parto; agalactose.

Ageusia – perda ou redução do sentido do paladar. Geralmente é causada por condições que afetam a língua como, por exemplo, boca extremamente seca, fumo, tratamentos com radiação para o pescoço e cabeça e efeitos colaterais de medicamentos como vincristina (medicamento para combate ao câncer) ou amitriptilina (antidepressivo). Pode estar associada a diminuição de zinco no organismo.

Aglossia – ausência congênita da língua.

Agnosia – distúrbio no qual a pessoa pode ver e sentir os objetos, mas não é capaz de associá-los a suas funções. Pessoas com determinadas formas de agnosia não podem reconhecer os rostos de seus familiares ou objetos comuns, como uma colher ou um lápis. É causada por disfunções do lobo parietal e do lobo temporal, onde as lembranças do uso e da importância de objetos familiares são armazenadas. Em geral, surge repentinamente, após um AVC ou um trauma craniano.

Agorafobia – medo de espaços abertos.

Agrafia – anortografia; logagrafia; distúrbio da capacidade de escrever.

Alopécia – afecções caracterizadas pela queda dos cabelos ou pêlos (diminuição ou ausência); Ex.: hanseníase, hipotireoidismo e sífilis.

Amaurose - Perda da visão por lesão do sistema nervoso.

Amenorréia – ausência de menstruação por mais de 3 meses (se menos de 3 meses chamamos de atraso menstrual).

Anafrodisia – frigidez.

Anasarca – edema generalizado. Ex.: ICC, edema de MMII, derrame pleural, ascite.

Anisocoria - Desigualdade no diâmetro das pupilas.

Anorexia - Falta de apetite, inapetência.

Anosmia – diminuição ou perda completa do olfato.

Anquiloglossia – freio lingual curto, "língua presa".

Anquilose – perda da mobilidade da articulação.

Anúria – supressão ou acentuada diminuição da diurese (menor que 50ml/24hs). Ex.: ICC (pré-renal), IRC (renal), ligadura dos ureteres (pós-renal).

Apnéia de sono – síndrome caracterizada por episódios repetitivos de completo ou parcial fechamento das vias aéreas superiores levando à fragmentação do sono noturno e hipersonulência diurna (SAHS: Sleep Apnea Hypopnea Syndrome).

Apraxia – dificuldade em realizar tarefas previamente entendidas (vestir roupas; cortar papel com tesoura); lobo parietal comprometido.

Artralgia – dor nas articulações.

Artrite – inflamação das articulações.

Artrose – destruição das articulações.

Ascite – presença de líquido na cavidade peritonial (abdome); barriga de água, hidroperitôneo.

Astenia – fraqueza, cansaço físico intenso.

Ataxia - Falta de coordenação.

Atetose – presença de movimentos involuntários, muito lentos, contínuos e extravagantes, principalmente das mãos e dos dedos, com características de ondulamento, ou movimento reptiforme (como se fossem pequenas cobras), devido a lesão do corpo estriado, área ligada ao controle motor.

B

Baqueteamento - Transformar em baqueta. Baqueta por sua vez significa pequena vara com que se toca tambor. Refere-se a dedos em baqueta. Engrossamento da última falange de cada dedo, assemelhando-se à baqueta de tambor; hipocratismo digital ou dedos hipocráticos.

Bócio – aumento da glândula tireóide não neoplásico.

Bolha – coleção líquida, elevada, com diâmetro maior que 1 cm. Pode ser serosa, hemorrágica ou purulenta.

Bradicardia – número de batimentos cardíacos menor que o normal.

Bradipnéia - Lentidão anormal da respiração

Bulimia – apetite insaciável, com vômito auto-induzido após as refeições ("fome canina").

C

Calázio – hipertrofia da glândula de Meibomius (glândula de óleo, longa e fina, presente na pálpebra), resultante da obstrução da abertura desta glândula na borda da pálpebra. A princípio, assemelha-se ao terçol, com inchaço da pálpebra, dor e irritação, mas os sintomas desaparecem em alguns dias, deixando nódulos duros não-inflamatórios e indolores na pálpebra.

Cacifo - Depressão anormal da pele, como a que, nos exames manuais, permanece após a cessação da pressão que o dedo do examinador exerce no local, e causada por retração do tecido. Depressão que se forma na pele edemaciada sob a pressão dos dedos.

Calvície – alopecia androgênica; afecção comum no homem e rara na mulher; pode estar relacionada à herança autossômica ou excesso de andrógenos.

Canície – descoloração adquirida e fisiológica dos cabelos; pode ser senil ou prematura.

Caquexia - Emagrecimento extremo com comprometimento franco do estado geral.

Catatonia – estado no qual o paciente permanece mudo, imóvel e não responsivo. Não segue movimentos, parece não prestar atenção ao seu ambiente e a rigidez plástica dos membros é freqüente, os quais permanecem em qualquer posição em que forem colocados. Pode ser um sintoma de psicose.

Cefaléia - Dor de cabeça.

Ceratite – inflamação da córnea.

Ceratocone – córnea que assume a forma de um cone.

Cervicalgia - Dor na região cervical.

Cervicite – inflamação do colo do útero. Cianose – cor azulada ou arroxeada da pele e das mucosas decorrente do aumento de hemoglobina reduzida.

Cianose - Coloração azul da pele e mucosas por oxigenação insuficiente do sangue.

Claudicação – mancar; coxeadura.Clônus - movimento ritmado, com contração e relaxamento rápido do músculo. Ocorre somente em membro hipertônico e com reflexos exagerados, quando o músculo está sob certa tensão.

Colestase – redução na formação e excreção da bile, bem como a retenção do conteúdo biliar no parênquima hepático e no sangue.

Colite – inflamação do cólon.

Constipação - Obstipação, prisão de ventre. Pessoa que passa vários dias sem evacuar, ou evacua diariamente, porém com fezes de consistência aumentada e com um certo sofrimento no ato de evacuar.

Coriza - Corrimento de secreção nasal.

D

Dacriocistite – inflamação do saco lacrimal.

Derrame - Presença de líquido em cavidade serosa (pleural, peritoneal, pericárdica, sinovial).

Derrame Pleural – acúmulo de líquido no espaço pleural (tórax).

Diarréia - Perturbação intestinal caracterizada por aumento do número de evacuações que se tornam de consistência líquida ou pastosa.

Diérese – divisão, separação de tecidos orgânicos, acidental ou cirúrgica, sem perda de substância.

Diplopia – visão dupla. Ex.: estrabismo.

Disacusia - Estado mórbido em que certos sons produzem distúrbio da audição, dor ou mal-estar.

Disartria – dificuldade na articulação da fala (alteração no controle neuromuscular na movimentação do palato/língua/lábios).

Disdiadococinesia – incapacidade de realizar eficientemente movimentos alternados rápidos, devido doença cerebelar.

Disenteria - Diarréia com a presença de muco, pus ou sangue nas fezes e dor à evacuação (tenesmo).

Disfagia – dificuldade para a deglutição. Ex.: megaesôfago chagásico.

Disfasia – dificuldade na compreensão e/ou expressão da linguagem.

Disfonia – dificuldade na fonação, alteração no volume e tom da voz, e alteração neuromuscular da função das cordas vocais e palato.

Dislexia – disfasia escrita ou dificuldade de leitura, apesar da visão e da articulação das palavras ser normal. Resulta de um defeito da habilidade de processar símbolos gráficos.

Dismenorréia – menstruação dolorosa (em cólica).

Dispareunia - coito difícil ou doloroso

Dispepsia – dificuldade de digestão, determinada por fatores gástricos, hepáticos, pancreáticos ou intestinais.

Dispnéia – dificuldade para respirar ao nível de trato respiratório inferior.

Dispnéia paroxística - Dificuldade da respiração que surge em crises, geralmente à noite quando o paciente deita (dispnéia paroxística noturna).

Distonia – movimento ou postura anormal mantida, devido à alteração do tônus.

Disúria – emissão difícil ou dolorosa de urina.

E

Eclâmpsia – aparecimento, durante a gravidez, de edema, hipertensão arterial, proteinúria e convulsões.

Edema – acúmulo anormal de líquido, localizado ou generalizado, no espaço intersticial ou em cavidades pré-formadas. Forma uma tumefação, visível e palpável (ver Sinal de Cacifo).

Encoprese – emissão involuntária de fezes, após a idade na qual o controle dos esfíncteres já deveria existir.

Enoftalmia – retração do globo ocular, mais comumente na Síndrome de Horner, mas também secundária a mal desenvolvimento ocular.

Enterorragia - sangramento pelo ânus, vermelho vivo, proveniente do tubo digestivo baixo (cólon descendente, sigmóide, ânus e reto)

Enurese – emissão involuntária de urina, após a idade na qual o controle dos esfíncteres já deveria existir. Freqüentemente refere-se à emissão de urina durante o sono (enurese noturna).

Episiotomia – incisão ao nível do assoalho perineal, visando ampliar o canal do parto, facilitando o desprendimento fetal.

Epistaxe – hemorragia nasal.

Equimose – mancha negra, marrom ou amarelada, resultante da infiltração do tecido celular subcutâneo por certa quantidade de sangue na pele, nas mucosas ou nas serosas.

Erisipela – infecção grave e contagiosa da pele por estreptococos, comumente na face, braços ou pernas. Surge uma erupção cutânea, levemente inchada e avermelhada, freqüentemente trazendo pequenas bolhas.

Eritema - erupção cutânea do tipo mancha vermelha.

Eritema – ruborização cutânea por vasodilatação, que desaparece por vitropressão ou dígito-pressão. Pode ser de vários tipos: cianose, rubor, enantema, exantema, eritema marginado, eritemas figurados e eritrodermia.

Eritrodermia – eritema generalizado, crônico e persistente que se acompanha freqüentemente de descamação.

Eructação – eliminação de gases pela boca, popularmente denominado "arroto", tem como causa principal a aerofagia.

Escotoma – visão de pontos negros ou luminosos.

Esteatorréia - Presença excessiva de gorduras nas fezes.

Estridor - ruído ápero por obstrução das vias aéreas altas (corresponde ao sintoma de cornagem)

Exantema – eritema generalizado, agudo, de curta duração. Pode ser morbiliforme, rubeoliforme (áreas afetadas entremeadas com pele sã) ou escarlatiniforme (difuso e uniforme).

Exoftalmia – projeção do olho para frente.Ex.: Hipertireoidismo.

F

Fácie de “Lua Cheia” – rosto arredondado, por depósito de gordura, acne e hirsutismo; ocorre na Síndrome de Cushing.

Fâneros - anexos cutâneos (pele e unhas)

Fasciculação – contrações irregulares e não rítmicas de fascículos musculares, resultante da ativação aleatória de unidades, presente no repouso e desaparece com o movimento voluntário.

Fenômeno de Raynaud – ciclo de alterações na coloração dos dedos das mãos e dos pés, no qual as arteríolas se contraem deixando a pele cianótica, depois pálida e em seguida vermelha; causados pelo frio ou por estresse emocional.

Fimose – condição na qual é impossível arregaçar o prepúcio sobre a glande, exteriorizando-a. A necessidade de correção cirúrgica (postectomia) deve ser avaliada pelo médico, pois em crianças a fimose pode desaparecer com o crescimento.

Flatulência – acúmulo de gases intra-abdominais, freqüentemente acompanhada de sensação de distensão do abdome.

Flebite – inflamação das veias.

Flegmasia Alba dolens – oclusão do sistema venoso profundo sem atingir o superficial. A coloração da pele é leitosa, devido ao comprometimento dos linfáticos.

Flegmasia Coerulea dolens – oclusão dos sistemas superficial e profundo concomitantemente. O membro torna-se azulado e cianótico (“flebite azul”). A cianose pode chegar ao azul escuro ou negro, podendo levar à necrose do membro.

Fonofobia - intolerância a ruídos ou sons

Fotofobia - intolerância à luz

Frêmito – sensação vibratória que se percebe ao palpar o tórax de um indivíduo no momento em que ele fala (toracovocal) ou no momento em que respira (pleural e brônquico).

Frigidez – insensibilidade sexual, anafrodisia.

G

Gangrena – resultado da ação de agentes externos sobre o tecido necrosado. Pode ser: gasosa, na qual formam-se bolhas de gás devido à ação de bactérias anaeróbias gasógenas no tecido necrosado; seca, na qual ocorre desidratação dos tecidos necrosados, que ficam secos e duros como pergaminhos (“mumificação”); úmida ou pútrida, por liquefação e putrefação (pulmões, mucosa uterina, intestino e pele).

Goma – nódulo ou tumor que se liquefaz na porção central e que pode se ulcerar, eliminando substância necrótica.

H

Halitose – presença de odor desagradável na cavidade oral.

Halo senil – opacidade cinzenta localizada na periferia da córnea, em forma de arco, devido a acúmulo de colesterol, fosfolipídios e gorduras neutras; ocorre em pacientes idosos ou em jovens com história de hipercolesterolemia e xantomatose.

Hematêmese – vômito de sangue proveniente do trato gastrintestinal superior ou ocasionalmente da nasofaringe e pulmão.

Hematoma – coleção líquida de sangue na pele ou subcutânea, circunscrita, proeminente ou não e de tamanho variável.

Hematoquezia – eliminação de sangue pelo ânus, de origem do colon ascendente ou transverso; as fezes são "amarronadas".

Hematúria – coloração vermelha da urina por sangramento.

Hemoptise – eliminação pela boca de sangue proveniente do aparelho respiratório (subglótica).

Hemorragia – extravasamento de sangue do sistema cardiovascular.

Hipertricose – excesso de crescimento do número de pêlos, independente de hormônios andrógenos; pode ser hereditária ou iatrogênica (medicamentos).

Hipoacusia – diminuição da acuidade auditiva.

Hipostadia – defeito congênito no pênis, onde o meato uretral pode estar localizado em qualquer ponto ao longo da haste peniana ou no períneo.

Hipotricose – queda de pêlos; no hipotireoidismo os pêlos são secos e quebradiços e no hipopituitarismo a queda dos pêlos axilares e pubianos é característica.

Hirsutismo – excesso de crescimento (número, tamanho, espessura) de pêlos, com aparecimento de barba e pêlos torácicos em mulheres. Produzido pelo aumento nos hormônios androgênicos. Por ex.: adenomas da córtex supra-renal ou da hipófise anterior. Ver Síndrome de Stein-Leventhal.

Histerectomia – operação para retirada do útero.

Hordéolo – processo inflamatório agudo das glândulas de Zeis e folículos pilosos de localização na borda palpebral.

I

Icterícia - coloração amarelada da pele e mucosas em decorrência de pinmentos biliares

Ictiose – defeito hereditário da pele no qual esta fica semelhante a escamas de peixe (dermatose ictiosiforme). Ver Síndrome de Zunich.

Ileite – inflamação do íleo (última parte do intestino delgado). Ver doença de Crohen.

Impersistência – paciente abaixa o braço sustentado, não por déficit de força, mas sim por "impaciência em manter a posição do braço"; sempre diferenciar de déficit de força.

Incontinência - perda da capacidade de controlar os esfíncteres anal ou vesical)

Iridociclite – infecção de um dos anexos da vista.

Irite – inflamação da íris.

K

Kernicterus – é o resultado da impregnação de núcleos da base do cérebro pela bilirrubina em crianças ictéricas. Há variações no quadro clínico destas crianças, mas geralmente apresentam espasticidade, atetose, ataxia ou posteriormente deficiência mental.

L

Lagoftalmo – fechamento incompleto das pálpebras.

Leucocitúria – presença de leucócitos conservados ou degenerados na urina; piúria.

Leucoma – opacificação da córnea.

Leucotricose – embranquecimento dos cabelos devido à falta de formação de melanina pelos melanócitos da matriz do pêlo; pode ser congênita (albinismo) ou adquirida (poliose).

Leucotríquia anular – pili annulati (pêlos anulares); distrofia congênita rara, na qual os cabelos apresentam áreas claras e escuras alternadas.

Linfadenomegalia - hipertrofia de um gânglio linfático (sinônimo de adenomegalia)

Lipotímia – desfalecimento, desmaio fugaz, sem haver perda de consciência.

Lombalgia - dor na região lombar

M

Mácula - Pequena mancha cutânea plana e com coloração diferente do tecido que a circunda.

Madarose – queda do terço externo da sobrancelha (Hanseníase).

Marasmo – desnutrição com emagrecimento acentuado.

Mecôneo – conteúdo intestinal do feto, de cor esverdeada (rico em biliverdina) e que quando presente no líquido amniótico freqüentemente se associa ao sofrimento fetal.

Melena – evacuação de fezes de cor negra, que indica presença de sangue digerido no conteúdo fecal. Fezes moles e pastosas, em “borra de café” e de odor bastante fétido.

Melenêmese – vômito em “borra de café”, ocorre quando o sangue esteve em contato com o ácido gástrico por um certo período de tempo.

Menarca – primeira menstruação, geralmente por volta dos 12 anos.

Menopausa - Período da vida da mulher em que desaparece a menstruação.

Meteorismo – intumescência abdominal provocada pelo acumulo de gases no estômago e alças intestinais; timpanismo ou timpanite.

Método não invasivo – recurso para diagnóstico ou tratamento que não implica em contato com sangue.

Metrorragia – hemorragia sanguínea uterina não menstrual.

Midríase – dilatação da pupila (mais de 5 mm).

Mioclonia – contração muscular involuntária e súbita.

Miose – retração da pupila (menos que 2 mm). Ver Síndrome de Horner.

N

Narcose – sono artificial; estado de estupor e inconsciência provocado por um narcótico.

Nevo – anormalidade congênita do desenvolvimento, resultando em falta de produção de estruturas maduras; tumor benigno de células pigmentadas.

Nictúria – predominância do volume urinário noturno sobre o diurno. Ex.: ICC.

Nistagmo – tremores rítmicos, involuntários e bilaterais dos globos oculares, horizontais, erticais ou rotatórios.

Nódulo – lesão sólida, elevada, com mais de 1 cm de diâmetro.

Nucalgia - dor na nuca

Nulípara – mulher que nunca deu à luz.

O

Obstipação – aumento no intervalo entre as evacuações, acompanhada de fezes ressecadas e dificuldade na eliminação das mesmas. É definida como uma alteração do hábito intestinal na qual o indivíduo fica sem evacuar por mais de 3 dias. Também conhecida como prisão de ventre.

Odinofagia - dor de garganta

Oligúria – volume urinário diário menor que 100 ml (adultos). O débito urinário normal de um adulto gira em torno de 0,5ml/kg/h, 1,0ml/kg/h na infância e em menores de 1 ano, 2,0ml/kg/h.

Onicólise – separação e/ou destruição da metade distal da lâmina. Ex.: cirrose fungos, doenças sistêmicas.

Onicomalácia – unha de consistência amolecida; sinal de doenças sistêmicas.

Orquite – processo inflamatório do testículo, de origem infecciosa na maioria dos casos, sendo os vírus os mais freqüentes (p. ex.: caxumba). Pode mais raramente ser causado por traumatismo ou infecções bacterianas.

Ortopnéia – dificuldade para respirar deitado; melhora quando o paciente se senta, mantendo o tronco ligeiramente fletido (diminui o retorno venoso).

Osteomalácia – doença que se caracteriza pelo amolecimento e curvatura gradual dos ossos com dor de intensidade variável. Causada pela não calcificação em virtude da deficiência de vitamina D. É mais comum nas mulheres e geralmente começa na gravidez. É também conhecida como Raquitismo do adulto.

Otalgia - dor de ouvido

Otorragia - sangramento pelo ouvido

Otorréia – saída de secreção do ouvido.

P

Palpitação - Percepção incômoda dos batimentos do coração.

Pápula – lesão sólida, elevada, de até 1 cm de diâmetro.

Paralisia de Bell – anormalidade do nervo facial que leva à fraqueza repentina ou à paralisia dos músculos de um dos lados da face.

Paraplegia – paralisia completa de dois segmentos simétricos do corpo (geralmente dos membros inferiores).

Paresia - diminuição da força muscular

Parestesia – aparecimento, sem estimulação, de sensações espontâneas e mal definidas (“formigamento”).

Paroníquia – unheiro; inflamação da borda ungueal da unha, geralmente por traumatismo, causada por bactérias, Cândida e outros fungos.

Pectorilóquia – palavra ouvida com nitidez na ausculta pulmonar (boa transmissão). Pode ser fônica (voz normal) ou áfona (voz “cochichada”). Ocorre em algumas síndromes pulmonares, como na condensação.

Pênfigo – denominação geral para um grupo de doenças autoimunes, pouco freqüentes, consistindo em dermatoses crônicas, recidivantes e algumas vezes fatais. São caracterizadas clinicamente pelo aparecimento de sucessivos grupos de vesículas e bolhas, inicialmente na mucosa bucal ou orofaríngea e, depois, na pele aparentemente sadia; as bolhas se rompem deixando uma zona erodida, posteriormente recoberta por crostas. A epiderme descola-se facilmente do plano subjacente (Sinal de Nikolski).

Pirose – azia, sensação de calor ou queimação no estômago (região retroesternal ou epigástrica).

Piúria – presença de pus na urina, leucocitúria.

Plegia - Ausência de força muscular. Perda de função, paralisia. Corretamente usada como perda de movimento voluntário por lesão do sistema nervoso.

Pletória – congestão.

Polaciúria – micções freqüentes e em pequena quantidade.

Polidipsia – ingestão exagerada de água. Ex.: na diabetes mellitus, devido à perda de água aumentada (hiperglicemia e diurese osmótica).

Polifagia - fome excessiva

Poliúria – aumento do volume urinário diário.

Priapismo – conceituado como uma ereção prolongada, não associada com estimulação sexual e geralmente dolorosa. Constitui-se numa emergência urológica, pois o tratamento precoce adequado, evita seqüelas da doença.

Proctite – inflamação da mucosa do reto.

Pródromo - Manifestação clínica que antecede uma doença.

Proptose – distensão excessiva de qualquer parte do corpo; deslocamento de um órgão para frente; proptoma. Ex.: Exolftalmia.

Pterígio – tecido fibrovascular recoberto pela conjuntiva ocular, de forma triangular e geralmente localizado no canto interno do olho.

Ptose palpebral – queda da pálpebra devido a lesão do nervo oculomotor (N.C. III). Ver Síndrome de Horner.

Pústula – vesícula com conteúdo purulento.

Puxo – contração espasmódica do reto que precede as evacuações.

R

Regurgitação – retorno à boca ou garganta do alimento recém ingerido sem esforço de vômito; ocasionado por refluxo intenso.

Ressecção – extirpação cirúrgica parcial ou total de um órgão.

Rinite – inflamação do nariz; nasite; defluxo; constipação nasal.

Rinorreia – corrimento nasal.

S

Salicismo – intoxicação por ácido salicílico (aspirina).

Sepse (antiga septicemia) – disseminação de bactérias patogênicas partir de um foco de infecção através da circulação sistêmica.

Sialorréia – aumento da secreção de saliva.

Sialosquise – diminuição da secreção de saliva. Ex.: desidratação.

Sinal – manifestação objetiva de uma doença. Sinal patognomônico: manifestação inequívoca de uma patologia.

Síncope – perda súbita da consciência, geralmente acompanhada de perda do tônus postural.

Síndrome – conjunto de sinais e sintomas de mesma marcha evolutiva porém de causas diversas, que caracterizam um estado mórbido e se repete na população.

T

Taquicardia - Aceleração dos batimentos cardíacos, geralmente aplicado a taxas acima de 100 bpm.

Taquipnéia - aumento da freqüência respiratória

Tenesmo – dor na região ano-retal por contração espasmódica do reto, que permanece após evacuação.

Tinitus - Zumbidos (=acúfenos). Sensação subjetiva de ouvir bater de campainha ou outros ruídos. Acúfenos.

Tique - movimento repetido irregular espasmódico.

Trepanação – remoção de um disco de osso ou de outro tecido compacto por meio de um trépano. Ex.: trepanação de crânio, trepanação da córnea.

Tumor – lesão sólida, elevada, com mais de 3 cm de diâmetro.

U

Unhas de Lindsay – metade proximal branca, 20-50% distal vermelho; ocorre na insuficiência renal.

Unhas hipocráticas – unhas recurvadas, em “vidro de relógio”, com baqueteamento digital.

Urtica – pápula eritêmato-edematosa, de duração efêmera que tem freqüentemente a borda irregular com aspecto de pseudópodes. Pode coalescer formando placa.

V

Vegetações – projeções sólidas, digitiformes, moles, por vezes sangrantes e de tamanhos variáveis.

Verruga – vegetação de superfície queratótica.

Vertigem - sensação de rotação (alucinação de movimento) por alteração do sistema laberíntico ou cerebelar

Vesícula – coleção líquida, elevada, com diâmetro de até 1 cm.

Vômica – eliminação súbita de grande quantidade de secreção mucupurulenta, de odor fétido; acompanha cavidades, supurações ou perfurações pulmonares.

X

Xantomatose – manifestação cutânea da lipoidose. Xantomas de pele, tendão e articular.

Xeroftalmia – perda da secreção lacrimal que pode ser devido a ulceração da córnea e geralmente está relacionada a uma deficiência sistêmica severa de vitamina A. Ver Síndrome de Sjögren.

 

 

 

Tem alguma dúvida ou sugestão de termos médicos que possam ser incluídos nesse glossário de semiologia médica?

Deixe seu comentário abaixo e contribua para o crescimento da comunidade da Academia Médica!

 


Denunciar publicação
    0150

    Indicados para você