{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
O que aconteceu depois que li 15 livros em um ano?
[editar artigo]

O que aconteceu depois que li 15 livros em um ano?

Dizem por aí que há três coisas que ninguém tira de você - Os amigos verdadeiros, as memórias de suas viagens e os livros que você lê. Em especial, acho que o livro é a experiência mais mágica de todas as três, pois além de se tornar seu companheiro fiel, ele te envolve numa viagem a cada página percorrida.

Em vários momentos, foram os livros os meus companheiros inseparáveis nas jornadas desafiadoras deste ano. Graças a 15 experiências singulares de leitura, acho que termino 2017 como uma pessoa um pouquinho melhor.

Para demonstrar minha gratidão, gostaria de compartilhar com vocês a lista de leitura do ano, junto com algumas lições de aprendizado que levarei para toda minha vida:

1. "Hooked: how to build habit-forming products" ("Viciante - Como construir produtos que formam hábitos"), de Nir Eyal :

Recomendo para quem quer aprender como o Facebook e outras tecnologias "grudam" os usuários utilizando Design de Comportamento. O autor ensina modos de usar estes princípios de Design para construir soluções que mudam hábitos e melhoram a vida das pessoas.

2. "De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício", de Peter Thiel:

Bela lição - não chegaremos longe imitando os outros. Não seremos os vencedores ao tentarmos construir mais um " Uber/Google/Facebook de _____ " (coloque neste espaço em branco o que você quiser - saúde, educação, segurança, transporte, alimentação...). Se quiser realmente fazer a diferença, construa um negócio novo baseado nos valores mais profundos que você tem - aquilo que só você enxerga de um futuro ideal, que ainda não existe. Assim, se você persistir, ninguém vai te deter.

3. "A Riqueza de Poucos Beneficia Todos Nós?", de Zygmunt Bauman:

Reflexão profunda sobre a importância de pensarmos no coletivo, em detrimento do individual. O mundo não carece de mais gente jogando a lenha em problemas - precisa de pessoas que juntas proponham soluções que ajudem a fortalecer a base da pirâmide.

4. "Quebre as regras e reivente: Qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?", de Seth Godin:

Sou fã desse autor, que é um dos maiores visionários de marketing e liderança. Este livro fala sobre iniciar e entregar. Se você tem dificuldades para começar algo, ou para acabar um projeto que você começou, esse livro é um MUST.

5. "A Arte das Redes Sociais", de Guy Kawasaki:

Um manual "mão na massa" muito bacana sobre comunicação na era digital. Se você costuma postar conteúdo com frequência, verá o quanto vale a pena ser um curador do Século XXI.

6. "Muito Além da Sorte: Processos Inovadores para Entender o que os Clientes Querem", de Clayton Christensen:

Christensen é o "Guru da Inovação de Harvard". Aprendi o quanto (cada vez mais) é importante entender a fundo as necessidades dos clientes, para serví-los melhor. Na maioria das vezes, você precisa observar muito para entender o que o cliente quer. Como exemplo, ele começa o livro contando um intrigante caso de uma rede de lanchonetes que tem picos de venda de milkshakes no café da manhã... Por mais absurdo que pareça, esta história de fast food tem tudo a ver com inovação!

7. Wait, What? And life's other essential questions ("Espere, o quê? E outras perguntas essenciais da vida"), de James Ryan:

O autor é o Reitor da Escola de Educação de Harvard, que conta de modo envolvente, como aprendeu as cinco perguntas mais importantes que temos que fazer em todos os momentos cruciais da vida. Penso que sou um questionador um pouco mais eficiente depois de aprendê-las e tentar colocá-las em prática.

8. "Dar e Receber", de Adam Grant:

"Dai e dar-se-vos-á", Jesus nos ensinou há milênios. Quem mais diria que o segredo para uma vida plena é ser generoso? Muito bacana ver estudos e exemplos práticos de que os líderes mais bem sucedidos em vários setores e países são aqueles que se entregam ao próximo e estão focados em um propósito transformador.

9. "A more beautiful question - The Power of Inquiry to Spark Breakthrough Ideas" ("Uma linda pergunta - O poder do questionamento para acender ideias disruptivas"), de Warren Berger:

Sou grande admirador de quem te ensina a fazer perguntas. Para o autor, que é o CEO do "Instituto da Pergunta Certa", a chave para encontrar a melhor questão é fazer MUITAS perguntas. "Design Thinking" mesmo - Prototipar centenas delas até chegar na pergunta necessária! Para quem quer um bom manual para aprender a questionar, vai achar excelentes insights.

10. "Algoritmos para viver: A ciência exata das decisões humanas", de Brian Christian & Tom Griffiths

Qual é a melhor forma de organizar um monte de documentos, para que você encontre mais rápido o que você mais precisa? Qual a melhor forma de contratar uma secretária, ou encontrar o amor de sua vida? De modo denso e divertido, os autores mostram como estes problemas foram dissecados por especialistas em matemática, engenharia e computação - e como o modo de "pensar" das máquinas pode nos ajudar a tomar melhores decisões na vida.

11. "Como Criar uma Mente: Os segredos do pensamento humano", de Ray Kurzweil:

Para mim, esse cara é quem mais entende de Inteligência Artificial no mundo. Ray Kurzweil é simplesmente a pessoa que está ajudando o Google a construir um "cérebro digital". Se você não tem medo de leituras densas, tem interesse de entender nos mínimos detalhes como nossa mente processa informação e como as redes neurais estão sendo montadas em computadores, vá adiante neste livro.

12. "Bold: How to Go Big, Create Wealth and Impact the World" ("Ousadia: Como pensar grande, criar riqueza e impactar o mundo"), de Peter Diamandis & Steven Kotler:

O Reitor da Singularity University compilou um "livro de instruções" para pensar grande e desenvolver soluções que podem gerar impacto exponencial na humanidade. Bom para lembrar que nos maiores problemas estão as maiores oportunidades. Para quem quer empreender e construir uma startup, é um bom manual!

13. "Python for everybody" ("Python para todos"), de Charles Severance:

Este livro (grátis) me ajudou a iniciar o aprendizado em programação neste ano. Os colegas da área tecnológica me recomendaram começar com Python, por ser uma linguagem mais "leve". Depois de dois meses dormindo quatro horas por noite para resolver os exercícios do livro, finalmente acabei me tornando um principiante... Para quem quer começar a aprender programação, é um ótimo ponto de partida. Além disso, percebi que (por incrível que pareça) saber uma linguagem de programação ajuda você a encarar os desafios da vida de modo mais lógico e organizado.

14. "Elon Musk", de Ashlee Vance:

É a biografia (não autorizada) de um dos empresários que mais admiro na atualidade. Ele compartilha da minha paixão por livros, e constroi sonhos inspirado em muito do que ele lê - principalmente em obras de ficção. Fica a provocação de que sejamos persistentes para transformar em realidade os nossos sonhos - por mais loucos e/ou impossíveis que pareçam, ou por maiores que sejam as adversidades.

15. "Side Hustle - From Idea to Income in 27 Days" ("Projetos paralelos - da ideia à renda em 27 dias"), de Chris Guilleblau:

Eu me apaixonei pelo estilo pragmático do autor quando li "A startup de $100" no ano passado. Achei muito útil também para quem trabalha com projetos, pois ajuda a pensar na viabilidade de novas iniciativas e começá-las de forma rápida.

Então o que aconteceu depois de ler esses livros?

Senti três coisas ao acabar o último livro do ano nesta semana:

I. Ler mais! Ano que vem preciso romper a barreira dos 20 livros. Vocês tem alguma dica que ajude nisso?

II. Perguntar a você, amigo - O que você leu e que transformou sua vida este ano? O que pretende ler para mudar sua vida ano que vem?

III. Desejar que o próximo ano seja de muita saúde, paz, felicidade, prosperidade... e Leitura a você e sua família!

(fonte da imagem de capa: brainscape.com)

Marcelo Tournier

Marcelo Tournier

Médico e Executivo na área de Inovação, tecnologia, mudança de comportamento, saúde corporativa e gestão de saúde populacional.

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar