Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

OMS Atualiza Lista de Patógenos com Potencial Pandêmico

OMS Atualiza Lista de Patógenos com Potencial Pandêmico
Comunidade Academia Médica
ago. 3 - 2 min de leitura
000

A Organização Mundial da Saúde atualizou sua lista de vírus e bactérias mais perigosos, que agora inclui mais de 30 patógenos capazes de desencadear a próxima pandemia. Dentre eles, estão o vírus Influenza A, o vírus da dengue e o vírus da varíola dos macacos. Esta lista é crucial para orientar esforços na elaboração de tratamentos, vacinas e diagnósticos.

Esta análise destaca os patógenos com maior potencial de causar uma emergência de saúde pública global, baseando-se em fatores como alta transmissibilidade, virulência e acesso limitado a tratamentos. A inclusão de famílias inteiras de vírus, como os coronavírus Sarbecovirus, que inclui o SARS-CoV-2, amplia o escopo do relatório, abrangendo vírus que causam doenças como SARS e MERS, bem como outros menos conhecidos mas igualmente perigosos.

Especialistas enfatizam a importância de revisitar periodicamente essas listas para adaptar-se às mudanças globais, como alterações climáticas, desmatamento, urbanização e viagens internacionais. Mais de 200 cientistas avaliaram evidências sobre 1.652 espécies de patógenos, resultando na seleção dos mais de 30 prioritários.

Entre os vírus prioritários adicionados estão aqueles responsáveis por surtos recentes, como o vírus da varíola dos macacos, que continua a se espalhar em algumas regiões da África Central, e o vírus da varíola, considerado erradicado em 1980 mas ainda visto como uma ameaça devido à descontinuação da vacinação rotineira e ao potencial de uso como arma biológica.

O relatório também aponta para patógenos como o vírus Nipah, transmitido por morcegos, altamente letal e sem terapias disponíveis, e vários vírus Influenza A, que já causaram surtos em animais nos Estados Unidos. Adicionalmente, foram incluídas cinco bactérias causadoras de doenças como cólera, peste e disenteria.

Além da lista de patógenos prioritários, foi criada uma lista de 'patógenos-protótipo', que serve como modelo para estudos científicos básicos e o desenvolvimento de terapias e vacinas. Esse foco em patógenos menos estudados pode incentivar pesquisas que fortaleçam a preparação global para enfrentar emergências de saúde pública.



Referência: 

Mallapaty, S. (2024, August 2). The pathogens that could spark the next pandemic. Nature. https://www.nature.com/articles/d41586-024-02513-3


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você