Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

OMS alerta necessidade de proteger crianças dos riscos dos E-Cigarettes

OMS alerta necessidade de proteger crianças dos riscos dos E-Cigarettes
Academia Médica
dez. 14 - 3 min de leitura
000
Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta urgente no dia 14 de dezembro de 2023, enfatizando a necessidade crítica de ação para proteger crianças e adolescentes dos danos dos cigarros eletrônicos (e-cigarettes). A preocupação central da OMS é o aumento alarmante do uso de e-cigarettes entre jovens, uma tendência que supera o uso entre adultos em diversas regiões, incluindo taxas crescentes observadas no Canadá e na Inglaterra.


📌 O Diretor-Geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou a urgência em proteger os cidadãos, principalmente crianças e jovens, dos efeitos nocivos dos e-cigarettes. Estes dispositivos contêm nicotina, uma substância altamente viciante, e são capazes de gerar substâncias tóxicas, incluindo algumas que causam câncer e outras que aumentam o risco de doenças cardíacas e pulmonares. Além disso, o uso de e-cigarettes pode afetar negativamente o desenvolvimento cerebral e levar a distúrbios de aprendizagem em jovens, bem como prejudicar o desenvolvimento fetal em mulheres grávidas.

Um aspecto particularmente preocupante destacado pela OMS é a estratégia de marketing dos fabricantes de e-cigarettes, que inclui o uso de mídias sociais e influenciadores para direcionar produtos a jovens. Com mais de 16.000 sabores disponíveis, alguns dos quais apresentam personagens de desenhos animados e designs atraentes, esses produtos são claramente projetados para atrair um público mais jovem.

Diante desses riscos, a OMS insta os países a implementarem medidas rigorosas para controlar o uso de e-cigarettes. Em países onde a venda desses produtos é permitida, a organização recomenda regulamentações fortes para reduzir seu apelo e danos, incluindo a proibição de todos os sabores, limitação da concentração e qualidade da nicotina, e a aplicação de impostos. Além disso, onde os e-cigarettes são banidos, a  OMS enfatiza a importância de fortalecer a implementação da proibição e continuar com monitoramento e vigilância.

A OMS adverte ainda contra a narrativa promovida pela indústria do tabaco, que frequentemente financia e promove evidências falsas para argumentar que os e-cigarettes são menos nocivos, enquanto simultaneamente promovem esses produtos para crianças não fumantes, e continuam a vender bilhões de cigarros.


📌O comunicado da OMS ressalta enfaticamente a necessidade de ações imediatas e robustas para combater a crescente tendência de uso de e-cigarettes por menores de idade, enfocando os riscos à saúde que isso representa. A organização destaca também a importância de abordagens para cessação do tabagismo que sejam comprovadamente eficazes e que se alinhem com outras políticas de controle do tabaco. 



Estar atualizado sobre as últimas descobertas e inovações nas ciências médicas faz sentido pra você? Se sim, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!




Referência: 

World Health Organization. (2023, December 14). Urgent action needed to protect children and prevent the uptake of e-cigarettes. WHO. https://www.who.int/news/item/14-12-2023-urgent-action-needed-to-protect-children-and-prevent-the-uptake-of-e-cigarettes/


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você