Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

OMS divulga relatório sobre mudanças necessárias para proteger a saúde de profissionais em trabalho remoto

OMS divulga relatório sobre mudanças necessárias para proteger a saúde de profissionais em trabalho remoto
Academia Médica
fev. 2 - 2 min de leitura
000

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgaram um resumo técnico para o teletrabalho saudável e seguro, que descreve os benefícios e riscos para a saúde do teletrabalho e as mudanças necessárias para acomodar  diferentes formas de arranjos de trabalho remoto provocadas pela pandemia do COVID-19 e pela transformação digital de trabalho.

Segundo o relatório, entre os benefícios do trabalho remoto estão o melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, oportunidades para horários de trabalho flexíveis e atividade física, tráfego reduzido e tempo gasto no deslocamento e diminuição da poluição do ar – tudo isso pode melhorar a saúde física e mental e bem-estar social. O teletrabalho também pode levar a uma maior produtividade e custos operacionais mais baixos para muitas empresas.

No entanto, o relatório alerta que, sem planejamento e organização adequados e sem suporte de saúde e segurança, o impacto do teletrabalho na saúde física e mental e no bem-estar social dos trabalhadores pode ser significativo. Pode levar ao isolamento, esgotamento, depressão, violência doméstica, lesões musculoesqueléticas e outras, fadiga ocular, aumento do tabagismo e consumo de álcool, tempo prolongado de sessão e tela e ganho de peso não saudável.

relatório descreve ainda os papéis que governos, empregadores, trabalhadores e serviços de saúde nos locais de trabalho devem desempenhar na promoção e proteção da saúde e segurança durante o teletrabalho.

Acesse o relatório na íntegra, clicando aqui.

 

Artigos relacionados

 

Referência

WHO/ILO. Crucial changes needed to protect workers’ health while teleworking. 02 jan 2022. Disponível em https://www.who.int/news/item/02-02-2022-crucial-changes-needed-to-protect-workers-health-while-teleworking

WHO/ILO. Healthy and safe telework: Technical brief. 02 jan 2022. Disponível em https://www.who.int/publications/i/item/9789240040977


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você