[ editar artigo]

OMS oferta treinamento on-line para cuidadores de crianças autistas

OMS oferta treinamento on-line para cuidadores de crianças autistas

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o lançamento de um curso on-line para cuidadores de crianças autistas. Desenvolvido em parceria com a ONG Autism Speaks, o treinamento tem como proposta ensinar as pessoas que cuidam dos pequenos a desenvolver habilidades do dia-a-dia que auxiliam no bem-estar e no desenvolvimento.

A iniciativa já foi testada presencialmente em mais de 30 países, como: Brasil, Índia, Itália e Quênia e. Segundo a OMS, uma das missões do programa é fortalecer estratégias em comunidades com poucos recursos que carecem de acesso às informações e serviços. Pelo fato do curso ser on-line, há expectativas de que mais famílias possam se beneficiar do treinamento. 

“Em muitas partes do mundo, particularmente — mas não apenas — em ambientes de baixa renda, as pessoas que cuidam de crianças autistas muitas vezes não têm acesso às informações e serviços de que precisam”. (Chiara Servili, Servili, especialista em saúde mental e saúde cerebral de crianças e adolescentes na OMS)

Programação do curso

Batizado como eLearning Caregiver Skills Training for Families of Children with Developmental Delays or Disabilities, o treinamento sobre cuidados para crianças autistas tem como público-alvo cuidadores de crianças na faixa etária de 2 a 9 anos.

A programação do curso está estruturada em módulos pré-gravados e aborda temas como:

  • Uso de rotinas diárias x aprendizado das crianças;

  • Resolução de problemas;

  • Como melhorar a comunicação e apoiar as crianças;

  • Como envolver as crianças por meio das brincadeiras;

  • Cuidados que pais e responsáveis pelas crianças precisam ter para manter seu próprio bem-estar.

O conteúdo do treinamento também conta com dicas rápidas, questionários e lembretes que visam fixar o conteúdo e facilitar o aprendizado.

Inscrições

Gostou da iniciativa? Você pode fazer sua inscrição gratuita no site da OMS.

Artigos relacionados

 Tempo de exposição de crianças a telas está relacionado ao aparecimento de transtorno do espectro autista

A importância da leitura para alunos com Transtorno do Espectro Autismo (TEA): um novo olhar para todos

Referência

1.WHO. WHO’s training for caregivers of children with autism goes online. Disponível em: https://www.who.int/news/item/31-03-2022-who-s-training-for-caregivers-of-children-with-autism-goes-online. Acesso em 31 de março de 2022.


 

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você