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A importância da leitura para alunos com Transtorno do Espectro Autismo (TEA): um novo olhar para todos

A importância da leitura para alunos com Transtorno do Espectro Autismo (TEA): um novo olhar para todos

Neste artigo, gostaria de compartilhar algumas estratégias metodológicas que estão sendo aplicadas e adaptadas para fortalecer a fluência leitora dos alunos com TEA, em uma escola pública do estado de São Paulo, no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

É uma proposta pedagógica para fortalecer e incentivar a leitura de forma individual, compartilhada, oral, lúdica, exploratória, interpretativa, critica, criativa e interativa, ajustadas às necessidades individuais de aprendizagem de cada aluno, e que pode ser aplicada a todos os alunos sem exceção.

“O trabalho de escolarização das crianças com autismo exigirá dos professores uma reflexão sobre os processos usuais de ensino e aprendizagem, bem como um olhar diferente. Um olhar que leve em conta um estudante que não está em posição de curiosidade, mas que aprende de maneira específica e pouco convencional". (DIVERSA, 2018)

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Destacamos assim, a importância de estabelecer mecanismos que facilitem o estudo e o aprendizado, principalmente o da alfabetização e leitura adaptando o ensino para as necessidades cognitivas de cada aluno, assim como eliminar a ideia de um único método de ensino, no identificar que cada aluno possui um ritmo próprio. Alunos que dentro de seus perfis com TEA, possuem níveis variados de aprendizagens, mas conseguem interagir e desenvolver a proposta de leitura e interpretação com muito interesse e criatividade.

"A leitura de um texto requer conhecimento de seu propósito por parte dos alunos, já que fluência também tem a ver com a intenção da leitura: para que ler, quais estratégias poderão ser utilizadas e o que se espera ao final. E é importante expor aos alunos esses propósitos em cada atividade. É necessário um trabalho que o ajude a ir além da leitura "palavra a palavra" ou "sílaba a sílaba" para buscar outros meios de identificação que permitam tornar a leitura mais fluente, utilizando paralelamente os processos de decifração e compreensão”. (Revista Nova Escola, 2013)

Das propostas de leitura que estão sendo aplicadas:

 • Leitura compartilhada ou colaborativa: (esse tipo de leitura possibilita a integração, pais, professores e amigos, em casa, na escola). É um processo de ler junto um texto e expor as ideias ou as interpretações sobre o que foi lido, podendo explorar os símbolos das palavras, as imagens de forma a incentivar os alunos, principalmente aqueles que apresentam mais dificuldades a atribuírem sentido as palavras, podendo também utilizar pequenas perguntas sobre as histórias em relação aos comportamentos ou sentimentos dos personagens. E também, acrescentar os recursos tecnológicos como aliados a leitura no processo de ensino aprendizagem.

Leitura exploratória: (aquela que você faz investigando o que há de principal no texto, ou nas imagens, para explorar outras ideias a partir desse entendimento). É utilizado essa estratégia principalmente com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem na alfabetização. Livros com textos curtos ou só com imagens.

Leitura analítica ou interpretativa: (aquela que podemos ampliar o conhecimento de mundo, e a parte linguística do contexto (relacionada a gramática)

Leitura crítica: (Propor aos alunos compreender e interpretar a intenção do texto no diferenciar a intenção do autor em relação ao que o leitor tem de crítica, no analisar, concordar, relacionar, sugerir etc.)

Leitura criativa com apresentação de teatro de fantoche (ou outros tipos de apresentações) com objetivos de fortalecer a narrativa, promover o gosto e hábito à leitura ao desenvolvimento da imaginação, da capacidade de escuta e dar sequência lógica aos fatos, e ampliação do vocabulário e da criatividade.

A seguir, também compartilho algumas estratégias metodológicas que estão sendo aplicadas e adaptadas para fortalecer a fluência leitora dos alunos com TEA:

1) Proposta pedagógica com variedade de livros da literatura infantil e juvenil, uso do caderno meia pauta (adaptação de um caderno de desenho), onde é separado metade da folha do caderno com linhas e outra em branco, essa adaptação oferece ao aluno utilizar os dois espaços de forma diversificada.  

2) Mapa Conceitual: estrutura gráfica para representar o que foi lido. Teatro de fantoche, construído pelos próprios alunos com materiais reciclados para interpretação, contextualização e produção textual do livro.

A utilização do “livro de imagem”, recurso que pode ser bem manuseado por alunos em fase de alfabetização com a utilização da leitura oral gravada. Com auxilio tecnológico a utilização dos apps: Google Forms e Jamboard e gravação de voz WhatsApp.   

- Leitura do livro: “A Ponte” (Autor: Heinz Janisch)

-Leitura do livro: “O castelo dos Gatos” ( Autor: Loic Jouannigot)

- Utilização do livro de imagem com leitura oral gravada 



- Leitura do livro: “A Abelha” (Autora: Ligia Ricetto)

- Leitura do livro: “A vida dos tubarões e das raias” (Autor: Otto Bismarch Fazzano Gadig)

App Jamboard 

                           Créditos: Google For Education

- Google Forms

Precisamos entender que não adianta apenas a permanência física desses alunos junto aos demais educandos na escola, mas necessita urgentemente de representar a ousadia de rever concepções e quebra de paradigmas, bem como desenvolver o potencial desses alunos, respeitando suas particularidades e ritmos para aprender.  uma proposta integrada e inclusiva que tenha como foco o desenvolvimento crítico e intelectual com a utilização de recursos tecnológicos e estratégias pedagógicas variadas.

Assim, fortalecemos estímulo do imaginário e da criatividade dos alunos, para prática de leitura e o seu empoderamento como alunos ativos.

 

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Referências

1.DIVERSA. Escrita e alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/escrita-alfabetizacao-criancas-com-autismo/ Acesso: 14 de fev.2022

2.REVISTA NOVA ESCOLA. A importância da leitura em sala de aula para a fluência leitora. Disponível em:  https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora  Acesso: 14 de fev.2022

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Maria de Lourdes  de Moraes Pezzuol
Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol Seguir

É professora do AEE para alunos com autismo na rede pública de S.P, licenciada em Educação Física, mestrado em Educação, especialista em autismo, neuropsicopedagogia, psicomotricidade, ABA e brinquedista pela ABBri e gestora de uma Ecobrinquedoteca

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