Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Os 12 apps que não podem faltar no celular do médico

Os 12 apps que não podem faltar no celular do médico
Fernando Carbonieri
mai. 19 - 9 min de leitura
080

O pessoal que já acompanha a Academia Média há tempos, sabe que um dos nossos focos é analisar as tecnologias que são aplicáveis no dia a dia do médico. Há algum tempo já analisamos os aplicativos médicos, que são imprescindíveis no celular do médico.

Não vamos entrar na briga sobre qual é o melhor smartphone para médicos e estudantes de medicina. Antes que alguém grite que a maçã é melhor que o robô, ou vice versa, venho informar que os dados apontam que a maioria de nós (eu não) usa o da maçã mesmo. Mas não vamos perder tempo e vamos ao que importa.

Cabe ressaltar que não separei por melhor ou pior. A lista traz apenas os 12 aplicativos (médicos ou não) que não podem faltar no celular de um médico ou estudante de medicina com qualquer sistema operacional:

Figure 1

figure 1 portuguesConhecido por muitos como o Instagram da Medicina, ele é muito mais do que isso. São mais de 1 milhão de usuários no mundo. A ideia do app é fantástica, e o faz com responsabilidade ética e privacidade do paciente. Nele você coloca fotos do seu paciente e dos exames. Há uma equipe no QG da empresa (inclusive com brasileiros) que seleciona os casos após verificar se foram excluídos todos os pontos que possam identificar o paciente. Só com a garantia da individualidade do paciente o caso vai ao ar.

Já fizemos a revisão do APP que você pode conferir AQUI. Agora ele está totalmente em português e disponibiliza todas as opções de interatividade que possui no mundo inteiro.

Além de expor seus casos, no app você encontra o Grand Rounds (discussão de casos e cirurgias em tempo real com o mundo todo), o Paging (Algo como uma telemedicina para discutir seus casos com especialistas do mundo inteiro ou apenas com especialistas brasileiros) e o Figure 1 on 1 que são entrevistas em que o médico selecionado pela equipe do Fig. 1 responde a perguntas dos usuários.

appstore2Android-app-on-Google-play

 

 

Whitebook Clinical Decision

A PEBmed nasceu junto com o Academia Médica em 2012. Lançaram mais de 20 aplicativos e estão presentes de alguma forma nos Smartphones de todos os médicos brasileiros conectados. Em 2014 lançaram o Whitebook, uma ousada ferramenta que tinha o objetivo de ser o Medscape (que você vê a seguir) brasileiro. O aplicativo evoluiu muito (e ainda evolui) desde então, sendo um dos apps necessários ao médico, principalmente aqueles que enfrentam os plantões em hospitais de nível de atenção secundários e terciários.

O aplicativo já foi revisado AQUI no Academia Médica. Atualmente disponibiliza de duas modalidades. O app gratuito proporciona informações sobre mais de 1000 agravos, procedimentos e práticas médicas que auxiliam muito na hora de tirar alguma dúvida ou prescrever. Indispensável para você tirar dúvidas instantâneas, o app é uma biblioteca médica que cabe no seu celular. Com a equipe original, formada por médicos, integralmente dedicado ao app, ele consegue ser leve e constantemente atualizado. Há uma opção para pagar o app que vem recheado de outras opções igualmente valiosas para quando a dúvida bater.

appstore2Android-app-on-Google-play

 

Medscape

medscapeBest since Ever. Falei que não ia graduar de acordo com a qualidade do aplicativo, mas não dá pra comparar o Medscape com os demais aplicativos. O aplicativo, a pagina da web e todas as outras opções são liberadas. Já o Revisamos neste POST. Possui calculadoras, informações completas sobre cada patologia, artigos de uma equipe especialmente construída para falar com os médicos americanos. Há muito investimento nesta empresa que funciona a todo vapor, com planos muito agressivos para atuar no Brasil.

appstore2Android-app-on-Google-play

 

Calculate by QxMD

qxmd calculateEssa é a calculadora médica mais usada no mundo. Todas elas são baseadas em evidências científicas e cada uma traz a referência bibliográfica que a suporta. O funcionamento do programa é rápido e por isso o torna um aplicativo must have! Praticamente tudo que você vai precisar na assistência hospitalar em termos de cálculos você encontra neste app. É imprescindível para quem trabalha em UTI ou na urgência e emergência.

appstore2Android-app-on-Google-play

 

Resuscitation

resuscitatitio 3Esse é o melhor jogo para médicos EVER. O Resuscitation possui uma poderosa máquina atrás de seus casos clínicos e promove uma discussão realística dos casos que apresentam. Sua pontuação para cada caso depende de cada atitude que você toma perante um caso de urgência e emergência. Os cenários incluem o pré hospitalar e a sala vermelha. Os casos variam entre os de urgência e emergência da pediatria, obstetrícia, traumatologia, psiquiatria e gerontologia. O app gratuito vem com 10 casos legais. Os demais você tem que comprar. Temos que falar que a versão para o iOS é bem melhor que para Android, e a experiência é melhor num tablet do que no smartphone.

appstore2Android-app-on-Google-play

 

Touch Surgery

O passo a passo das cirurgias podem ser seguidos neste belíssimo app. Não pouparam investimentos na qualidade gráfica. Excelente para acadêmicos e residentes de cirurgia. É também uma excelente maneira de procrastinar com aprendizado. Apendicectomia, colecistectomia, implante de próteses mamárias, colectomia e vários outros procedimentos podem ser aprendidos com esse app.

No Android trava um pouco, assim como nas versões mais antigas do ipad e do iphone, mas não deixa de valer muito a pena.

appstore2Android-app-on-Google-play

 

Prognosis

aplicativos-medicos-prognosisMais um jogo que avalia seu desempenho frente a um caso clínico. Riquíssimo em informações, o app é totalmente gratuito. Há mais de 3 centenas de casos de praticamente todas as especialidades médicas. A discussão é muito boa e é colaborativa, tendo um fórum para cada um dos casos. Em inglês, mas isso não deve ser um problema para você doutor. Se é, vá correndo solucionar isso, pois medicina sem saber inglês é a cultura da ignorância aflorando.

appstore2Android-app-on-Google-play

 

World Health Organization WHO

who infoO Aplicativo da Organização Mundial da Saúde é fantástico e atualizado frente a todos os acontecimentos de saúde em âmbito mundial. É sim um aplicativo de atualização constante. Vale muito a pena pois em tempos de mundo globalizado, cada vez mais vamos observar pandemias como a do zika virus e do chikungunya. Assim não ficamos dependentes das informações que são liberadas ou não pelo Ministério da Saúde para o público ou não. De novo, não me apareça com mimimi caso você não saiba ler em inglês.

appstore2Android-app-on-Google-play

 

Read by QxMD


É o principal aplicativo para a leitura de papers das mais diversas revistas científicas do mundo. Muitas delas você encontrará com conteúdo pago, entretanto se você possui um acesso das universidades federais ou a base de dados, você consegue liberar o acesso à esses journals. Imprescindível para qualquer médico que quer manter-se atualizado.

appstore2Android-app-on-Google-play

 

Mendeley

mendeley appEsse é o principal aplicativo que utilizo para fazer meus trabalhos científicos. O Mendeley é um gestor de artigos científicos e ebooks que você pode levar a qualquer lugar, pois eles ficam na nuvem. Mas essa não é a principal função. O Mendeley, antes de tudo, é um gestor de referências bibliográficas, que te economiza dias na produção do seu TCC, Monografia, Tese ou um paper para enviar a uma revista científica.

appstore2Android-app-on-Google-play

 

Evernote

Gestor de notas, to do lists e tantas outras funcionalidades que tornarão esse app indispensável no celular do médico conectado. É um caderno que você leva a todo lugar. Pode trabalhar de forma colaborativa, coloca notas visuais com fotos, ou em áudio ou em livro. Pode subir diversos tipos de artigos, desenhar neles. Aqui a criatividade fala alto quando queremos saber o que fazer com ele. É um companheiro de vida!

appstore2Android-app-on-Google-play

 

Google Drive

google drive logoO Google Drive, assim como outros apps do gênero, permite que você guarde todos os documentos que você precisa, fotos, vídeos... Sua vida. Atualmente apresenta uma versão om 5Gb que é expandida facilmente com a demanda chegando a 15 Gb continuando a ser gratuito. Indispensável.

appstore2Android-app-on-Google-play

 

Menção Honrosa - Guia ATB Santa Casa de Curitiba

aplicativo santa casa de misericordia de curitibaAplicativo do meu professor de infectologia na época da Faculdade Evangélica de Medicina de Curitiba, Felipe Tuon. O aplicativo é referenciado para a epidemiologia prevalente da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, que difere pouco da epidemiologia dos hospitais da regiões Sul e Sudeste. O principal ponto deste app é que a curadoria de seu conteúdo é muito bem feita. Ponto para o professor Tuon e para sua iniciativa chamada Infectopedia – uma enciclopédia de doenças e patógenos da infectologia(não estou puxando o saco porque eu não preciso mais de nota).

appstore2Android-app-on-Google-play

 

Não contemplamos todos os apps gratuitos, por isso pedimos que você deixe a sua opinião logo abaixo.

 


Denunciar publicação
    080

    Indicados para você