Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Apps Médicos - Clinical Decision - Whitebook

Apps Médicos - Clinical Decision - Whitebook
Academia Médica
out. 6 - 7 min de leitura
000

Apps Médicos - Clinical Decision - Whitebook

*publipost

Muito bacana ver uma iniciativa brasileira dando certo. Inovar em medicina aqui não é fácil, mas fico feliz quando vejo o caso da PEBmed com o Whitebook.

O Whitebook é um aplicativo analisado por 3 outras oportunidades aqui no AM. São 2 anos de evolução desde o lançamento, que sempre o posicionou nas primeiras colocações dos aplicativos pagos para medicina para iOs e Android. São tantas as novas funções e alterações que não poderíamos deixar de revisá-lo novamente. A nova proposta do app é que ele seja um apoio a ecisão clínica, por isso a incoporação do nome Clinical Decision.

Uma das novidades é que o aplicativo original (aquele que conquistou mais de 10% de todos os médicos e acadêmicos do país) AGORA É GRATUITO.

A gratuidade do app pode incomodar alguns usuários que já o compraram em outra oportunidade. A PEBmed lançou um comunicado e, sobre o assunto, perguntei a um dos criadores da empresa, o especialista em Clínica Médica Bruno Lagoeiro, que disse:

"Nós acreditamos que o Whitebook foi o melhor produto que criamos. E de verdade acreditamos que ele deveria ser disponibilizado gratuitamente para qualquer médico e estudante de medicina.  Ao mesmo tempo queremos criar a melhor e mais completa ferramenta médica brasileira. Nos inspiramos no modelo do epocrates e criamos esta nova versão." Bruno Lagoeiro - CEO PEBmed

As mudanças são muitas. Aquantiade de conteúdo aumentou muito e agora também incorpora temas de toxicologia, eletrocardiograma, ventilação mecânica e reposição eletrolítica, além de temas antes nunca abordados em nenhum app da empresa. Realmente os desenvolvedores (médicos) acrescentaram novas funcionalidades que facilitam a vida do médico plantonista, do recém formado e mesmo do médico calejado pelos anos de prática medica.

Testamos o App nos dois principais sistemas de smartphone (Android lollypop no MotoMaxx e no novíssimo iOS 9.0 no iPad 2 retina) e pudemos identificar os prós e contras dessa nova versão. Bom, vamos ao que interessa:

O Whitebook chega no teu celular gratuitamente com mais de 500 prescrições "padrão" para Cardio, Cirurgia, Dermato, Endocrino, Gastro, G.O., Hemato, Infecto, Nefro, Neuro, Oftalmo, Otorrino, Pediatria, Pneumo, exames invasivos, Psiquiatria, Reumato, Toxicologia e Uro. (desculpem-me pela exclusão do sufixo "logia").

A seção "medicamentos" também é gratuita. Dividida em 3 sub seções para melhor organizar os dados, as drogas são apresentadas pelos nomes comerciais e princípios ativos, classe do medicamento, apresentações usuais, qual é o uso clínico mais comum e pelas posologias habituais. Ajuste renal, efeitos adversos e possibilidade do uso em gestantes também estão nas informações.

Ainda na versão gratuita você encontra a aba "suporte" que traz ebooks sobre analgesia, anticoagulação, controle da dor, morte encefálica e doação de órgãos (vale a pena ler e reler) e suporte neurointensivo, entre outros assuntos. Rotinas de prescrição básicas para enfermarias, UTIs e ambulatório também vem como eBook free. As "orientações aos pacientes" são tópicos que demonstram bons hábitos de vida que diminuem as manifestações do agravo, também disponível na versão de dowload.

Aqueles que já haviam comprado o app das versões anteriores são presenteados com 2 meses de uso do conteúdo "premium". Os que estão baixando pela primeira vez podem testar o conteúdo premium por 7 dias grauitamente. Após o término deste período, o conteúdo é pago pelo sistema do iTunes ou do Google Play por 20 reais mensais. É nesta modalidade que estão as grandes diferenças para as versões antigas do app:

 

Inclusão de outros apps da PEBmed -  Conteúdos essenciais dos aplicativos Guia de ECG, Reposição Eletrolítica (Dr. Sódio), MedIntoxicações, iVentilação, MedGasometria e Guia de CTI foram incorporados ao Whitebook Premium. Alguns conteúdos como o guia de PCR, Rotinas e parâmetros Laboratoriais foram melhorados. Os conteúdos são dispostos em abas específicas ou em outras seções do app.

Doenças -  Esta nova seção pontua um sumário com o guideline gráfico para o diagnóstico correto, as classificações corretas e os tratamentos "padrões". Baseia-se principalmente no diagnóstico sindrômico para alguns agravos. Utilizei nestes últimos dois meses e foi muito efetivo para o melhor manejo das "emergências bizarras" que apareceram no hospital de nível secundário que trabalho. Diagnosticar o agravo é função de todo médico, mas entregar o paciente para o transporte ao terciário da melhor forma possível foi facilitado por algumas informações consultadas no app.

Calculadora de infusão - Prescrever alguns medicamentos em bomba de infusão as vezes é um pouco complicado, principalmente para medicamentos pouco usuais ou para o plantonista que está começando na emergência. Para o Android há uma aba visível para chamada "infusão" que você visualiza 65 drogas para serem utilizadas em bomba. Esse conteúdo está disponível também para o iOS, entretanto ele se apresenta apenas com a procura (pela lupa na aba superior direita). Esse "defeito", segundo os desenvolvedores, decorrede um problema de adaptação da apple a este tipo de conteúdo. As calculadoras funcionam de acordo com  o peso do paciente para as diluições mais comuns. Sedação, analgesia, cardioversão química, eletrólitos e Drogas Vasoativas estão contempladas nestas calculadoras.

 Guia de antimicrobianos - Essa é uma funcionalidade bastante interessante e de forma rápida traz a antibioticoterapia para as infecções mais comuns para cada área. Cada uma delasapresentam os patógenos frequentementes encontrados para aquele sítio e apresenta o tratamento ambulatorial, o tratamento hospitalar e as substituições possíveis. Há uma interação com as bulas de cada medicamento, levando para a seção  "medicamentos".

Prós

  •  Agora é Gratuito na versão com as prescrições, medicamentos e calculadoras clínicas. O usuário que já comprou o app em outra oportunidade será presenteado.
  •  Aplicativo em português.
  •  Disponível offline a partir do primeiro login.
  • Objetivo: o aplicativo foi feito para quem sabe diagnosticar. A partir dessa premissa básica ele fornece a conduta terapêutica. Apresenta também alguns ebooks que auxiliam na resolução de dúvidas.
  • Constante atualização: o conteúdo aumenta a cada nova atualização.

Contras

  •  Há uma versão premium que custa 20 reais mensais
  •  O primeiro Login no app demora um pouco (repete após cada atualização). Problema que não acontece nas vezes seguintes que você o usa.

Baixe o app na Apple Store ou no Google Play

appstore2Android-app-on-Google-play


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você