[ editar artigo]

Jogos Médicos - Resuscitation

Jogos Médicos - Resuscitation

Jogos Médicos - Resuscitation

Um dos grandes desafios da educação médica é a simulação de casos reais de forma eficiente, que realmente ensinem o raciocínio clínico e a tomada de decisão do futuro médico e do residente. A metodologia ativa de ensino veio para mudar isso, e uma das maneiras que ela encontrou, é tornar a vida real em um jogo.

Isso mesmo, games para médicos!

Nessa linha o aplicativo "Resuscitation!", disponível para iOS e Android, atende bem a demanda. Disponível apenas em inglês ele é um premiado simulador de pacientes que tornam o aprendizado da medicina um vício ainda maior. Testamos o app em um iphone 5s, no ipad mini e no Moto Maxx rodando Android 5.1. Sendo que ele se comportou melhor no tablet.

resuscitation

Como você poderá ver ao baixar o Resuscitation, o app te apresenta um caso de um paciente doente que chega ou no pronto socorro ou em uma ambulância. Você é o médico que atende o paciente, e deve coletar a anamnese, realizar o exame físico, solicitar exames, aplicar as medicações necessárias, pensar nos diagnósticos diferenciais, identificar o diagnóstico correto e encaminhar o paciente para o local correto de tratamento imediato.

De forma interativa, você monitoriza o paciente, inicia a ressuscitação volêmica, administra a ventilação necessária ao caso, drena o tórax, obtém exames radiológicos ( com as imagens para avaliar) e eletrocardiograma, glicemia capilar, e muitas outras ações necessárias ao correto follow-up do paciente.

O jogo é um simulador extremamente técnico, que outros profissionais da saúde seriam incapazes (ou praticamente incapazes) de atingir o objetivo, pois mesmo para médicos experientes pode ser bastante difícil acertar 100% do caso em questão.

Os tópicos incluem medicina de emergência, emergência pré-hospitalar, neurologia, trauma, psiquiatria, ginecologia clínica, obstetrícia, pediatria, geriatria e tantos outros casos.

O esquema de pontuação do jogo é muito correto, pois você ganha ponto a cada atitude crítica acertada e atitudes "bônus" que ajudariam o seu paciente ou na definição do diagnóstico correto; não marca pontos para as atitudes neutras; perde pontos para atitudes desnecessárias e perde uma quantidade maior de pontos para atitudes que fariam mal ao paciente. Com base na pontuação você ganha uma medalha como Estudante, Residente, Especialista em treinamento, Preceptor ou Médico Atendente.

Além de fazer a pontuação de uma forma interessante, o aplicativo sempre traz a discussão do caso, pontuando os erros mais comuns e as dicas para não errar no follow-up e diagnóstico para aquele tipo de caso.

O download é gratuito, e contém 10 casos diversos. Para mais casos, você pode baixar mais 12 coletâneas diferentes, que custam de 3,99 dólares a 9,99 dólares cada, que formam um conjunto de mais de 100 casos diferentes.

A minha experiência com o app não poderia ter sido melhor. Os 10 casos iniciais não foram suficientes e já tive que comprar mais 3 coletâneas.

Prós

  • Reproduz com fidedignidade o pronto socorro e situações pré hospitalares;
  • Altamente interativo, proporcionando uma experiência que até então nunca tínhamos visto em um jogo para médicos.
  • Específico: o aplicativo foi feito para quem sabe diagnosticar ou para quem está no período clínico da faculdade de medicina. Realmente fica muito difícil um estudante ou outro profissional não médico ir bem em cada caso.
  • Real: o game te avalia conforme suas ações, inclusive pela ordem delas. Apresenta imagens de exames complementares, e solicitam conhecimentos dos mais variados do jogador, assim como é na vida real, no pronto socorro.
  • Vem com 10 casos gratuitos e apresenta mais para serem comprados 

Contras

  • Aplicativo totalmente em inglês. Mas isso não é ruim de verdade, pois você acaba aprendendo a linguagem médica internacional com app.
  •  Versão para android é um pouco lenta.
  •  Série de casos disponíveis variam de 3,99 dólares a 9,99 dólares

Baixe o app na Apple Store ou no Google Play


appstoregoogleplay

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Ler matéria completa
Indicados para você