Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

5 jogos que podem melhorar a sua saúde!

5 jogos que podem melhorar a sua saúde!
Gideão Calebe
mar. 25 - 9 min de leitura
030

Para muitas pessoas, jogos eletrônicos e videogames podem influenciar na saúde de seus jogadores. A dependência de jogos eletrônicos e sua influência no dia a dia dos mais jovens levantam muitos debates e opiniões.

Que criança nunca ouviu um “ficar tanto tempo jogando vai te fazer mal”, “vai estragar sua vista”, “sai desse videogame e vai lá fora jogar uma bola” entre tantas outras frases comuns? Não tiro a razão destas frases! Não sou nenhum especialista no assunto, mas acredito que realmente passar tempo demais na frente do videogame/computador pode prejudicar à saúde, ainda mais em crianças ou adolescentes.

Mas calma, nem tudo está perdido! Você sabia que existem vários games que pensam na saúde e bem-estar de seus jogadores? Jogos que incentivam a fazer exercícios, (como jogos de dança, esportes ou ginástica), ou jogos que estimulam o cérebro, as percepções e sentidos do jogador. Diante disso, trouxe hoje uma lista com alguns jogos que foram pensados para melhorar sua saúde, confira a lista e comente sua opinião a respeito:

Leia também: Games para a Saúde: Como jogos podem levar a uma saúde melhor?

  • Pokémon GO!

Desde seu lançamento, em 2016, o jogo foi uma febre! Imaginar ter os monstrinhos de bolso no mundo real fez crianças e adultos se moverem para ruas e parques no desafio de capturar os mais diversos pokémons! Utilizando seus celulares, os usuários têm de andar ao ar livre para encontrar os pokémons utilizando os dados do GPS e a câmera dos celulares.

No jogo também há a possibilidade de ganhar ovos dos monstrinhos, que só podem ser chocados após andarem por vários quilômetros. O jogo requer tanto atividades físicas quanto sociais, devido à interação com outros jogadores.

Muitas pessoas começaram a fazer caminhadas e atividades físicas através do game, e apesar de o número de jogadores ativos ter diminuído com o passar do tempo, o jogo ainda continua na ativa, com lançamentos frequentes de novas missões e pokémons, continuando a movimentar pessoas que buscam capturar o pokémon mais forte, Mewtwo, ou um raro Pikachu brilhante, e mais de 700 monstros disponíveis..

O jogo está disponível nas plataformas: Android, iOS, iPadOS

 

  • Zombies, Run!

Com uma premissa semelhante à de “Pokemon Go!”, o jogo “Zombies, Run!” também é conectado ao GPS e te faz caminhar (ou melhor, correr) para fugir de zumbis! O diferencial é que não é necessariamente preciso correr na rua, neste jogo é possível correr em aparelhos de esteiras também!

O jogo faz as pessoas imergirem em uma história narrada de um audiolivro, ambientada um apocalipse zumbi, em que é preciso seguir ordens que serão passadas para garantir a sua sobrevivência.

Imagine só: você está caminhando tranquilamente, quando ouve barulhos estranhos, gritos e ordens “uma orda de zumbis há 500 metros de nós, corra! Busque suprimentos e não pare ou será devorado!” Quer adrenalina e motivação para correr melhor que esta? Nas primeiras missões, o “ataque” dura cerca de meia hora, ou 5 km. A cada nova temporada, o tempo e dificuldade das corridas aumentam.

Você pode customizar previamente as músicas que deseja ouvir,, a história e ação se desenrolam ao longo de sua playlist, utilizando efeitos sonoros, mensagens de rádio e gravações de voz.

O jogo está disponível nas plataformas: Android e iOS

 

  • My Oasis:

Diferente da maioria dos jogos frenéticos e estressantes, “My Oasis” foi desenvolvido com o objetivo de relaxar a mente de seus jogadores. Como dito por seus fabricantes: “Fazer uma pausa pode ser difícil quando sua vida está corrida e você tem tão pouco tempo para dedicar a si mesmo. “My Oasis” é um aplicativo criado para pessoas que precisam de uma pausa na vida!”.

A proposta do jogo é criar e administrar o seu próprio oásis. Em suas missões, você deve preencher com plantas, flores e árvores, para atrair animais e conseguir gerar corações, quanto mais corações tiver, maior será a melhoria do oásis.

Com uma jogabilidade de toque fácil, gráficos amigáveis, sons e músicas calmantes, My Oasis é uma ótima opção para você relaxar e acalmar a sua mente depois daquele dia estressante, o jogo pode até mesmo diminuir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono.

O jogo está disponível nas plataformas: Android e iOS

 

  • Play to Cure: Genes in Space

Este jogo foi produzido pela Cancer Research UK, um dos maiores institutos de pesquisas contra o câncer. Play to Cure, é um simulador de naves espaciais, em que os jogadores ajudam a obter dados sobre falhas no DNA que podem causar o câncer.

Enquanto você viaja pelo espaço, seu objetivo é desviar e/ou destruir asteroides que aparecerem em seu caminho, e principalmente coletar algumas valiosas substâncias chamadas “Elemento Alpha”, observando os locais com maior concentração destas substâncias.

E qual a relação do jogo com o câncer? Acontece que os mapas utilizados no jogo são, na verdade, mapas genéticos reais, ao decorrer do jogo você estará ajudando no processamento de dados das análises genéticas, realizadas pelos pesquisadores!

Segundo a Cancer Research UK, o jogo Genes in Space foi um sucesso mundial, com mais de 400.000 downloads e muita cobertura da imprensa. Quase 5.000.000 de nuggets de dados foram analisados a partir do jogo – os genomas de 1.980 pacientes, cada um deles verificado 50 vezes para garantir a exatidão.

"Play to Cure: Genes in Space" usa a força coletiva dos jogadores para ajudar em uma causa nobre, economizando muitas horas de trabalho e pesquisa. Com uma jogabilidade rápida e variada, e belíssimos gráficos, o game tem objetivos bem maiores do que o lucro, tanto que o jogo é inteiramente gratuito.

O jogo está disponível nas plataformas: Android e iOS


 

  • SPARX:

Uma grande parte da população - principalmente jovens e adolescentes - sofre de depressão e não recebe ajuda ou tratamento. A fim de amenizar toda a falta de serviços de apoio, a Universidade de Auckland na Nova Zelândia, em parceria com a desenvolvedora de jogos Metia Interactive, criou o SPARX, um RPG de fantasia, interativo e em 3D, desenvolvido para ajudar no tratamento de jovens que sofrem de depressão leve a moderada.

Para o desenvolvimento do jogo, pesquisas e testes foram feitos com grupos de adolescentes, Segundo os criadores, “o uso do programa resultou em uma redução clínica significativa da depressão, ansiedade e desânimo, e em uma melhora da qualidade de vida dos participantes”.

Durante o game, o jogador passa por desafios em que lida com problemas do mundo real, interagindo com personagens do jogo e pode aflorar sentimentos negativos como raiva e dor, a cada nível, o jogo ensina novas habilidades para se sentir melhor, aprender maneiras de gerenciar as emoções e transformá-las em pensamentos positivos para superar sua condição e poder aproveitar a vida fora do jogo.

Os desenvolvedores do jogo enfatizam que o SPARX não é um serviço clínico e não é substituto dos tratamentos já disponíveis, mas sim uma alternativa a mais que pode ser utilizada em terapias.

 O jogo está disponível para computadores e celulares Android ou iOS 

 

O que achou desta dica de jogos? Se animou para jogar algum deles?

Saiba mais: Jogos hospitalares

Caso lembre de mais algum jogo que poderia estar nesta lista, comente abaixo e deixe sua opinião! Não esqueça de compartilhar estas dicas com seus colegas! ;)


Referências

  1. CANCER RESEARCH UK. Together we will beat cancer. Disponível em: https://www.cancerresearchuk.org/get-involved/citizen-science/the-projects#citizenscience1. Acesso em 25 de março de 2022

  2. GOOGLE PLAY. GraphoGame Brasil. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.graphogame.gg_brazil_free&hl=pt_BR&gl=US. Acesso em 25 de março de 2022

  3. GZH Vida. Conheça os games que foram pensados para melhorar sua saúde. Disponível em: 

    https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2014/11/Conheca-os-games-que-foram-pensados-para-melhorar-sua-saude-4633214.html. Acesso em 25 de março de 2022
  4. GOOGLE PLAY.  Meu oásis: jogo de relaxamento e alívio do estresse. Disponível em:  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.buffstudio.myoasis&hl=pt_BR&gl=US. Acesso em 25 de março de 2022

  5. YUR MAGAZINE. Sparks: the game that treats depression. Disponível em: https://pt.yurmagazine.com/sparx-game-that-treats-depression-721046. Acesso em 25 de março de 2022
  6. SPARKS. Disponível em: https://www.sparx.org.nz/home. Acesso em 25 de março de 2022
  7. ZOMBIES, Run. Disponível em: https://zombiesrungame.com/. Acesso em 25 de março de 2022

Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade com mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página

 


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você