Avaliar o que deu certo e errado durante a transição de um ciclo é uma das forma de continuar melhorando e corrigir os erros para que não se repitam. Esse pensamento pode ser aplicado em diversas situações, porque não na saúde?
Para encerrar o ano de 2019, a CNN Health (editoria de Saúde do canal americano de notícias) fez uma retrospectiva dos bons, maus e feios acontecimentos na área da saúde global durante último ano. Avançamos muito em diversos setores - e isso é ótimo -, mas ainda estamos aquém do esperado em pontos importantes da saúde global. Como podemos melhorar isso?
Listamos alguns dos principais fatos logo abaixo. Para conferir a reportagem completa no site da CNN, clique aqui.
O bom
- A Tailândia , a União Européia e o Brasil deram passos significativos para eliminar as gorduras trans produzidas industrialmente nos alimentos.
- Em 2019, muitos países aprovaram impostos sobre bebidas açucaradas , um passo importante para reduzir a obesidade.
- Índia , China , Etiópia, Bangladesh, Vietnã e países das Américas estão melhorando o atendimento às pessoas com hipertensão.
- A Organização Mundial da Saúde adicionou novos medicamentos anti-hipertensivos à lista de medicamentos essenciais.
O mal
- O mundo ainda não está pronto para uma epidemia. Os casos de sarampo aumentaram 17% e ainda matam mais de 100 mil crianças por ano.
- Após cinco décadas de declínio em ataques cardíacos e mortes por derrame nos EUA, o progresso parou.
O feio
- O ano foi marcado por um surto de lesões nos pulmões associadas aos cigarros eletrônicos.
- O surto de Ebola na República Democrática do Congo evidenciou a violência contra trabalhadores da saúde. Centenas de profissionais foram mortos enquanto prestavam assistência médica.
- O casos de poliomielite (que estava prestes a ser erradicada) quadruplicaram relação a 2018.
- O mundo continua sem tomar medidas suficientes sobre as mudanças climáticas. As mortes por eventos climáticos extremos e doenças transmitidas por vetores aumentaram.
Para ler o texto completo publicado na CNN Health, clique aqui ou acesse o linkhttps://edition.cnn.com/2019/12/27/health/global-health-year-in-review/index.html
E no Brasil? Quais foram os melhores e piores acontecimentos na Saúde em 2019?
Comente abaixo.