Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Os hospitais mais arquitetônicos do mundo - Parte 1

Os hospitais mais arquitetônicos do mundo - Parte 1
Fernando Carbonieri
fev. 14 - 4 min de leitura
000

Os hospitais normalmente não são lugares associados ao prazer - podemos dizer que a maioria das pessoas só adentra a um hospital quando visita seus queridos ou quando estão doentes. Tradicionalmente eles não são visualmente bonitos e a sensação de esterilidade normalmente é quebrada por apenas uma televisão fixada na parede.

Não é o nosso caso... Escolhemos ser médicos, e hospitais e clínicas são a nossa segunda casa. Infelizmente a maioria dos hospitais em que trabalhamos não lembra nem um pouco nosso lar.

Entretanto, uma nova geração de plantas médicas está mudando essa percepção dos hospitais. Esses lugares apresentam uma visão mais holística na atenção à saúde, pois consideram o ambiente também como um fator de cuidado ao paciente. Como resultado, os hospitais dessa lista são mais acolhedores e diversos em comparação aos prédios tradicionais. Lembrando que a atenção à saúde do paciente permanece como o objetivo primário, muitos colocam o cuidado com o ambiente quase no mesmo patamar que seus clientes.

Pensar na arquitetura como forma de melhorar o cuidado tem sido a vertente dos grandes hospitais do mundo. Não apenas para aqueles que podem pagar, as plantas médicas modernas visam integrar o local com a sociedade que o cerca, muitas vezes fazendo o paciente realmente se sentir em casa, e, dessa forma, aumentar a taxa de sucesso na assistência à saúde.

Esta lista a seguir foi escrita com base na publicação do site Online Master Public Health, que contou com a colaboração da arquiteta Yohani Kamarudin.

 

Winnie Palmer Hospital for Women & Children – Orlando, Florida

Com um visual impressionante, o Winnie Palmer Hospital for women & Children, a uma primeira olhada, parece ser uma coisa totalmente diferente. De fato é. Ele foi contextualizado para parecer um hotel. A estrutura é feita com vidros pretos sustentados por torres que surgem a partir de uma base triangular. O conceito empregado permite acessar os recursos mais facilmente, auxilia a movimentação dos pacientes e funcionários de forma mais eficiente, além disso, simplifica o monitoramento das atividades de ambos. O hospital foi terminado em 2006 e agora ocupa um espaço bastante distinto da paisagem de Orlando.

 

Rush University Medical Center – Chicago, Illinois

Em 2012, o Rush University Medical Center, em Chicago, abriu as portas e transformou o campus após a reforma do complexo de 175 anos. Esse hospital universitário agora apresenta um designe que atende as atuais demandas atuais e futuras do cuidado a saúde. Ele é resultado do trabalho do escritório de arquitetura Perkins+ Will, que trabalhou junto aos usuários do hospital durante a fase de projeto para criar um ambiente de trabalho otimizado. É uma construção que se incorpora à paisagem da cidade.

 

Akershus University Hospital – Nordbyhagen, Norway

Com o Akershus University Hospital foi realizado um trabalho para proporcionar a familiares e pacientes um ambiente mais amigável. A cada seção foi dada um tratamento único, diferenciando-as das outras visando promover uma estimulação visual variada. O Hospital fica em Nordbyhagen, Noruega, e utiliza águas termais para a maior parte do seu sistema de calefação. A sustentabilidade foi um importante fator durante sua construção, pois os materiais vieram de fontes locais. O novo hospital abriu em 2008, entretanto o trabalho continua no departamento de emergência até 2014. Em 2009 o hospital ganhou o prêmio internacional de design no Buiding Better Healthcare Awards.

 

Benjamin Russell Hospital for Children – Birmingham, Alabama

O Benjamin Russel Hospital for Children é, em área, o terceiro maior hospital infantil dos Estados Unidos. Com faixada de vidros refletivos e concreto branco  foi concebido pela HKS, que possibilitou a construção de um hospital que seja menos hostil as crianças enfermas. O interior dos andares são coloridos e fáceis de navegar (há um rio que guia as pessoas pelos andares). As janelas promovem visão ampla e luz natural em todos os ambientes. O hospital, que abriu em agosto de 2012, já possui certificação completa.

Assista o vídeo disponível neste link sobre o hospital e fique de boca aberta. O custo total da obra foi de 260 milhões de dólares (muito menos que muitos estádios da copa).

 

Os hospitais mais arquitetônicos do mundo - Parte 2: Próxima página >>


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você