Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Para ser um médico melhor - Livros para ajudá-lo a refletir sobre a profissão.

Para ser um médico melhor - Livros para ajudá-lo a refletir sobre a profissão.
Academia Médica
ago. 7 - 1 min de leitura
010

 "Medicina é uma ciência de incerteza e uma arte de probabilidade" - Willian Osler

Mais do que isso, a medicina é uma ciência humana que se apoia no que todas as outras ciências produziram juntas para entregar a melhor qualidade de vida às populações.

Há uma gama enorme de pensadores médicos e não médicos que podem te ajudar a desenvolver melhor a sua atividade clínica e assistencial.

O objeto de trabalho do médico é a humanidade, então, nada melhor que muito humanismo para entregar o melhor trabalho assistencial possível.

Fique com essa seleção de livros, especialmente escolhidos para os nossos leitores. Acreditamos que eles podem te auxiliar em vários momentos da vida e é óbvio que essa seleção não para por aqui. 

COMENTE NO FIM DO POST SOBRE O LIVRO QUE TE FEZ UM MÉDICO MELHOR e compartilhe a sua transformação com os demais colegas.

 


Denunciar publicação
How Artificial Intelligence Can Make Healthcare Human Again
How Artificial Intelligence Can Make Healthcare Human Again

Eric Topol é o grande autor que fala sobre o futuro da atenção em saúde no mundo . Prestigiado cardiologista e autor de muitos livros tradicionais e importantes da Cardiologia mundial, topol desde 2011 escreve sobre a "Destruição criativa da medicina". Ajudou a criar muitos medicamentos, principalmente relacionados à antiagregação, hoje lidera a pesquisa da Google em Deep Learning e a medicina. Com um currículo desses, é óbvio que vc precisa ler o seu último livro, no qual ele fala como a inteligência artificial irá tornar o médico humano novamente. Boa Leitura

A Tradição da Medicina
A Tradição da Medicina

Este livro esclarece de forma exemplar a ligação indelével entre medicina e moral. Trata-se de reconhecer que a arte médica não pode jamais se reduzir à técnica e que o bom médico não é apenas o que domina os conhecimentos científicos e técnicos, mas o conhecedor e praticante da arte do bom e do justo. Em uma das últimas passagens da obra, angotti assim se manifesta, proporcionando como que um resumo da mensagem que pretende difundir: o que o médico deve fazer diante de tudo o que foi exposto? o primeiro passo é praticar a boa medicina. Amar o paciente, ser caridoso, ter compaixão. O segundo passo é estudar profundamente, não só para tratar o paciente de forma técnica, mas também para se tornar um grande humanista. é necessário estudar medicina, filosofia, história, ciências sociais em geral etc. Na concepção do grande médico humanista josé de letamendi e manjarrés: “o médico que só sabe medicina, nem medicina sabe”. Essa frase de letamendi precisa ser apreendida pela classe médica.

Para o bem do paciente
Para o bem do paciente

Clássico do médico e bioeticista Edmund Pellegrino agora traduzido para o português. Para o bem do paciente é um livro que vai te levar a examinar a sua prática médica e para onde você está sendo levado a exercer a medicina. Os autores defendem a restauração da beneficência a seu lugar de princípio fundamental da ética médica. Sustentam que, para ser guiado pela beneficência, o médico deve realizar a ação médica correta e boa que esteja em harmonia com os valores individuais do paciente. O médico e o paciente devem discernir o que é esse bem; esse conhecimento é obtido somente pelo processo de diálogo entre o paciente e/ou a família e o médico que respeite e honre a escolha autônoma e a autocompreensão do paciente acerca das opções de tratamento...

Abundância
Abundância

Desde os primórdios da humanidade, alguns poucos privilegiados vivem de modo que contrasta com o da maioria das pessoas. A sabedoria convencional diz que essa disparidade não pode ser anulada. Mas ela vem sendo anulada – e rapidamente. Abundância - o futuro é melhor do que você imagina documenta como o progresso nas áreas de inteligência artificial, robótica, manufatura digital, nanomateriais, biologia sintética e muitas outras tecnologias de crescimento exponencial permitirão que tenhamos, nas próximas duas décadas, ganhos maiores que os dos dois últimos séculos. Logo poderemos suprir todas as necessidades de cada homem, mulher e criança do planeta. A abundância universal está ao nosso alcance. Os autores apresentam dúzias de inovações e empreendedores que têm dado passos largos em cada área: Dean Kamen e sua tecnologia Slingshot, que transforma água poluída ou salgada, e até mesmo esgoto, em água potável de alta qualidade por menos de um centavo por litro; o Qualcomm Tricorder X PRIZ

De onde vêm as boas ideias
De onde vêm as boas ideias

Quais são os espaços que fizeram história ao gerar níveis excepcionais de criatividade e inovação? Que processos estimulam nossa criatividade? O que podemos fazer para recriá-los em nosso cotidiano? Steven Johnson, um dos mais importantes pensadores da internet, investiga como surgem as boas ideias e as características dos ambientes em que elas são mais comuns. O autor identifica esses ambientes humanos férteis em pensamentos originais - os laboratórios científicos, por exemplo, ou as redes de informação na internet - e mostra o que têm em comum com ambientes naturais também tipicamente inovadores - os recifes de coral, as florestas tropicais, a sopa química que deu origem à vida... Criando paralelos divertidos, inesperados e reveladores, Johnson traça a história por trás de quase duzentas descobertas e invenções, e nos mostra os sete padrões fundamentais dos processos de inovação desenvolvidos pelo homem e pela natureza.

Box Zygmunt Bauman. Para Entender o Mundo Líquido
Box Zygmunt Bauman. Para Entender o Mundo Líquido

Perspicaz analista de temas contemporâneos, Zygmunt Bauman foi o grande pensador da modernidade. Sociólogo, professor, veterano da Segunda Guerra Mundial, judeu e ex-refugiado, sua vida se entrelaça com os acontecimentos mais marcantes do século XX, e sua obra levou milhares de pessoas a pensar a sociedade atual através do conceito de liquidez criado por ele. Esse box imperdível reúne quatro livros que pensam a sociedade atual através desse conceito: em Modernidade líquida, Bauman denuncia "um mundo repleto de sinais confusos, propenso a mudar com rapidez e de forma imprevisível"; Amor líquido, grande best-seller do autor, é fundamental para a compreensão das relações afetivas hoje; em Medo líquido aborda um dos maiores problemas da nossa sociedade; e sua obra mais recente, Nascidos em tempos líquidos, uma reflexão sobre as gerações nascidas na sociedade líquida e em constante mudança. MODERNIDADE LÍQUIDA A modernidade imediata é "leve", "líquida", "fluida" e infinitamente mais dinâmic

Sapiens - Uma Breve História da Humanidade
Sapiens - Uma Breve História da Humanidade

Impossível saber para onde você vai, se você não sabe de onde veio. Harari nos conta a história da nossa espécie e como estamos evoluindo como nenhuma outra espécie na história evoluiu. Precede seu outro grande livro, o Homo Deus, no qual ele já sugere que estamos em convivência com sapiens que não mais morrerão. Como isso impacta na sua atividade? Acredite em mim. Impacta e muito

A Lógica da Pesquisa Científica
A Lógica da Pesquisa Científica

Popper mostra neste clássico do pensamento científico que a ciência só pode ser definida por meio de regras metodológicas. A simples ideia de que o desenvolvimento da Ciência dependa da audácia intelectual e de crítica racional demonstra-se surpreendentemente fecunda no decorrer do livro, em que ela é usada para resolver alguns dos problemas clássicos da teoria do conhecimento e para elucidar alguns dos mais importantes aspectos da Ciência.

O Nascimento da Clínica
O Nascimento da Clínica

O início do século XIX assinala o momento em que a medicina, criticando seu passado e para justificar sua originalidade, se apresenta como medicina científica. Como caracterizar essa transformação fundamental na organização do conhecimento médico e de sua prática Michel Foucault procura responder a essa questão demonstrando que a ruptura que se processou no saber médico não é devida basicamente a um refinamento conceitual, nem à utilização de instrumentos técnicos mais potentes, mas a uma mudança ao nível de seus objetos, conceitos e métodos.

A morte é um dia que vale a pena viver
A morte é um dia que vale a pena viver

Em 2012, Ana Claudia Quintana Arantes deu uma palestra ao TED que rapidamente viralizou, ultrapassando a marca de 1,7 milhão de visualizações. A última fala do vídeo, “A morte é um dia que vale a pena viver”, se tornou o título do livro que, desde seu lançamento em 2016, vem conquistando um público cada vez maior. O mais legal é que eu estava lá no auditório da FMUSP naquela palestra em 2012, nos primórdios da Academia Médica. Desde então a admiração por Ana Claudia só aumentou.

O Século dos Cirurgiões
O Século dos Cirurgiões

Este é o clássico de todos os clássicos para qualquer cirurgião, anestesista, clínico e para qualquer especialidade e profissional que trabalham com a saúde. Entender o quanto era difícil operar alguém e quantas vidas foram ceifadas para que chegássemos a um momento seguro, é fundamental para entender a medicina atual e a futura como um todo.

Borboletas da alma
Borboletas da alma

Há um século o anatomista espanhol Santiago Ramón y Cajal descobriu que o cérebro era povoado de células com incontáveis ramificações. Chamou-as neurônios, e ousou uma metáfora poética: "são as misteriosas borboletas da alma, cujo bater de asas poderá algum dia - quem sabe? - esclarecer os segredos da vida mental". Estava enunciada, com um quê de lirismo, a teoria neuronal, que valeu ao anatomista o prêmio Nobel de medicina. Em torno do cérebro, o órgão mais complexo do organismo, o mais estudado desde a Antiguidade, gravitam muitas histórias deste livro. Com seu talento para transpor em linguagem acessível os meandros de qualquer tema das ciências médicas, sem abrir mão do rigor científico, Drauzio Varella explica como os cem bilhões de misteriosas borboletas que voejam em nosso cérebro respondem pelo instinto materno, pelas causas da homossexualidade, ou pela violência urbana. Borboletas da alma reúne cerca de setenta crônicas e artigos atualizados e revistos pelo autor e sistematiza

A história do século XX pelas descobertas da medicina
A história do século XX pelas descobertas da medicina

O século XIX trouxe avanços tecnológicos e industriais em diversas áreas. Uma, porém, ficou para trás: a Medicina. Ao redor do planeta, a mortalidade infantil alcançava taxas altíssimas e a expectativa de vida era baixa. Doenças diversas castigavam a população.Mas o cenário mudou ao longo do século XX. Este livro narra, de forma deliciosa, como médicos e cientistas lançavam mão de criatividade, coragem e raciocínio lógico para tornar os progressos possíveis. Experimentos desumanos, antiéticos, acaso e sorte também contribuíram para descobertas inesperadas e revolucionárias.Essa novela, em que a mente humana foi uma das únicas ferramentas disponíveis, é contada pelos médicos Stefan Cunha Ujvari e Tarso Adoni em paralelo aos principais acontecimentos do século XX. Duas histórias inseparáveis, já que fatos históricos precipitaram descobertas médicas, e estas também influenciaram os rumos do século.

As leis da medicina: Anotações cotidianas sobre uma ciência
As leis da medicina: Anotações cotidianas sobre uma ciência

Repleto de detalhes históricos fascinantes e maravilhas médicas modernas, este importante livro é um envolvente vislumbre das lutas dos médicos e dos impasses que raramente vem à tona. Escrito com a prosa apaixonada e a linguagem envolvente características do Dr. Mukherjee, As leis da medicina é uma leitura crítica, para todos os interessados em entender melhor como sua saúde e bem-estar estão sendo tratados. Este livro estabelece as bases para uma nova maneira de entender a medicina, agora e no futuro.

O médico doente
O médico doente

Em mais um maravilhoso livro, Drauzio Varela nos conecta com a falibilidade e humanidade que temos como médicos. Uma agradável e recompensadora leitura que irá fazer o leitor refletir sobre a sua prática diária.

Mortais
Mortais

A medicina triunfou, transformou os perigos do parto, dos ferimentos e das doenças, antes atormentadores, em algo controlável. No entanto, no que diz respeito às inescapáveis realidades do envelhecimento e da morte, o que ela faz muitas vezes se contrapõe ao que deveria fazer. Quando falam sobre a perspectiva da morte, médicos recorrem a falsas esperanças e a tratamentos que encurtam a vida em vez de trazer conforto. Por meio de uma pesquisa reveladora e de histórias comoventes tanto de pacientes quanto da própria família, Gawande revela suas limitações. De maneira provocadora e honesta, Mortais reflete sobre o caminho que devemos percorrer para lidar sabiamente com a nossa própria finitude.

Sobre a morte e o morrer
Sobre a morte e o morrer

Elisabeth Kübler-Ross descreve nesta obra que se tornou um clássico as experiências de pacientes terminais, suas agonias e frustrações, numa tentativa de encorajar as pessoas a não se afastar dos doentes condenados, mas, antes, aproximar-se deles e ajudá-los em seus últimos momentos. Tradutor: Paulo Menezes.

Sem causar mal: Histórias de vida, morte e neurocirurgia
Sem causar mal: Histórias de vida, morte e neurocirurgia

A autobiografia de Dr. Henry Marsh, um dos livros mais premiados no exterior, revela os bastidores nem sempre edificantes e, por vezes, assustadores de sua profissão. Os triunfos, os desastres angustiantes, os arrependimentos e os momentos de humor negro que caracterizam a vida de um neurocirurgião. Como é ser um neurocirurgião? Qual a sensação de ter a vida de outra pessoa em suas mãos, de fazer incisões no órgão que cria nossos pensamentos e sentimentos, nossa razão? Como viver com as consequências de uma cirurgia malsucedida que poderia salvar uma vida? São essas e outras indagações que conduzem o livro Sem Causar Mal ? Histórias de Vida, Morte e Neurocirurgia, aclamado como um dos melhores lançamentos literários de 2014 por The New York Times, Financial Times, Washington Post e The Economist. Um relato forte e brutalmente honesto de Henry Marsh, experiente profissional inglês que diariamente toma decisões angustiantes sob uma atmosfera de total urgência e incerteza. Com compaixão e

Todo paciente tem uma história para contar: Mistérios médico
Todo paciente tem uma história para contar: Mistérios médico

"Se você precisa ser lembrado de que ainda há doenças que não podem ser curadas em uma hora ?incluindo os intervalos comerciais ?, então esse livro é para você. Fantástico." Hugh Laurie, o Dr. House da série de TVA prática médica tem um aspecto sherlockiano: a arte do diagnóstico. Munido de pistas relatadas pelo paciente e provas fornecidas pelos exames físicos e de laboratório, o médico tem que desvendar o enigma, resolver o caso e, em última instância, salvar uma vida. Esse livro permite ao leitor testemunhar o processo de solução de diversos casos misteriosos, cheios de pistas falsas, pseudossoluções e desafios. Autora da coluna que inspirou a aclamada série de TV House, a dra. Lisa Sanders afirma que apesar de tantos recursos para identificar uma doença, atualmente ainda há muitas falhas de diagnóstico e exames mal interpretados. E faz uma reflexão pioneira sobre os dilemas da medicina diagnóstica em nossa era de alta tecnologia.? Um dos 10 melhores livros de ciência de 2009 da Ama

Cartas aos Estudantes de Medicina
Cartas aos Estudantes de Medicina

Tamanho foi o sucesso da primeira edição de Cartas aos Estudantes de Medicina, que não só alunos, mas também docentes, enviaram suas considerações, revelando o grande impacto que a leitura do texto lhes causou. Esta segunda edição nasceu, portanto, da resposta às cartas nas quais o Professor Porto registrou sua vivência como clínico e docente. Além do conteúdo integral da primeira, esta edição conta ainda com uma criteriosa seleção de comentários e respostas de estudantes e professores que dedicaram seu tempo a escrever

    010

    Indicados para você