Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Parabéns aos Dermatologistas

Parabéns aos Dermatologistas
Patrícia Araújo Freire
fev. 5 - 2 min de leitura
000

Parabéns para nós, dermatologistas! O dia do dermatologista é comemorado dia 05 de fevereiro no Brasil, porque no nosso país a dermatologia é representada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, que surgiu em 05/02/1912, na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Atualmente somos mais de 9400 associados!

A primeira grande escola de dermatologia surgiu No Hospital Saint-Louis em Paris e o primeiro livro-texto de Dermatologia foi escrito em 1797, pelo doutor Robert Willian. Desde então, a especialidade acompanhou o desenvolvimento da medicina, incorporando novas tecnologias para uso em consultório tanto no diagnóstico (dermatoscopia, luz de Wood, fotografia digital, exames de imagem, etc.) como no tratamento de doenças e na estética (radiofrequência, imunobiológicos, toxina botulínica, preenchimentos, laser, terapia fotodinâmica, ultrassom etc.).

É umas das especialidades mais antigas do mundo e enfrenta um dilema típico do nosso tempo: doenças que ameaçavam a vida de nossos ancestrais, como lepra, tuberculose e sífilis, ainda são um flagelo; enquanto doenças típicas da modernidade se tornam cada vez mais prevalentes, exacerbadas pela obesidade e sedentarismo. Ao mesmo tempo, cada vez mais a especialidade é ligada à busca do rosto e corpo perfeitos. Equilibrar todas essas demandas é um desafio que exige conhecimento, ética e empatia.


Parabéns para os médicos que cuidam do maior órgão do corpo humano, que nunca nos esqueçamos do quão nobre é o nosso ofício.

 “Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu para sempre a minha vida e a minha arte com boa reputação entre os homens; se o infringir ou dele afastar-me, suceda-me o contrário”

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 210 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você