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Pediatria, estresse tóxico e epigenética

Pediatria, estresse tóxico e epigenética
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mai. 31 - 3 min de leitura
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O estresse tóxico causa alterações nos sistemas de resposta do corpo humano que podem ser explicadas em parte por alterações epigenéticas, que podem ser temporárias ou duradouras. O pediatra deve estar atento a esses mecanismos e suas consequências, buscando preveni-los e, assim, promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das crianças, contribuindo para o seu pleno desenvolvimento.

Esse estresse tóxico pode ter efeitos prejudiciais na aprendizagem, no comportamento e na saúde ao longo da vida

Para descrever o conceito de estresse tóxico, apresentar os fundamentos da epigenética e discutir sua relação com o desenvolvimento infantil, Maria Clara de Magalhães-Barbosa e equipe realizaram revisão narrativa da literatura por meio de busca nas bases de dados SciELO, Lilacs, Medline utilizando os termos Adverse Childhood Experience OR Early Life Stress, Epigenomic OR Epigenetic, Child Development OR Infant Development.

A epigenética, área de pesquisa científica emergente, mostra como as influências ambientais afetam as expressões gênicas e explica como as primeiras experiências podem impactar ao longo da vida.

Publicado no periódico Jornal de Pediatria, o estudo destaca que a resposta contínua ao estresse, conhecida como estresse tóxico, pode ocorrer quando uma criança experimenta adversidades intensas, frequentes e/ou prolongadas – como abuso físico ou emocional, negligência crônica, por exemplo – sem o apoio adulto adequado.


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Fonte

MAGALHÃES-BARBOSA, Maria Clara de; PRATA-BARBOSA, Arnaldo; CUNHA, Antonio José Ledo Alves da. Estresse tóxico, epigenética e desenvolvimento infantil. J. Pediatra. (Rio J.) , Porto Alegre, v. 98, supl. 1, pág. 13-18, 2022. Disponível em <http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572022000700013&lng=en&nrm=iso>. acesso em 26 de maio de 2022. Epub em 20 de abril de 2022.  https://doi.org/10.1016/j.jped.2021.09.007 .





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