Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Pediatria, estresse tóxico e epigenética

Pediatria, estresse tóxico e epigenética
Academia Médica
mai. 31 - 3 min de leitura
000

O estresse tóxico causa alterações nos sistemas de resposta do corpo humano que podem ser explicadas em parte por alterações epigenéticas, que podem ser temporárias ou duradouras. O pediatra deve estar atento a esses mecanismos e suas consequências, buscando preveni-los e, assim, promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das crianças, contribuindo para o seu pleno desenvolvimento.

Esse estresse tóxico pode ter efeitos prejudiciais na aprendizagem, no comportamento e na saúde ao longo da vida

Para descrever o conceito de estresse tóxico, apresentar os fundamentos da epigenética e discutir sua relação com o desenvolvimento infantil, Maria Clara de Magalhães-Barbosa e equipe realizaram revisão narrativa da literatura por meio de busca nas bases de dados SciELO, Lilacs, Medline utilizando os termos Adverse Childhood Experience OR Early Life Stress, Epigenomic OR Epigenetic, Child Development OR Infant Development.

A epigenética, área de pesquisa científica emergente, mostra como as influências ambientais afetam as expressões gênicas e explica como as primeiras experiências podem impactar ao longo da vida.

Publicado no periódico Jornal de Pediatria, o estudo destaca que a resposta contínua ao estresse, conhecida como estresse tóxico, pode ocorrer quando uma criança experimenta adversidades intensas, frequentes e/ou prolongadas – como abuso físico ou emocional, negligência crônica, por exemplo – sem o apoio adulto adequado.


Gostaria de explorar ainda mais o universo da medicina de precisão? Quer mergulhar fundo nos conceitos que estão revolucionando o atendimento ao paciente? O nosso eBook "Desvendando a Medicina de Precisão: Conceitos Fundamentais para Médicos Especialistas" é o guia que você precisa.

Este eBook foi especialmente criado para médicos especialistas que estão iniciando sua jornada na medicina de precisão ou para aqueles que desejam ampliar seu conhecimento na área. De uma maneira simples e didática, explicamos o papel da genética na medicina, como os testes genéticos podem ajudar no diagnóstico e tratamento de doenças, e muito mais.

Por que ficar de fora da revolução da medicina de precisão? Clique no botão abaixo para baixar o eBook gratuitamente e começar a desvendar o fascinante mundo da medicina de precisão.


Fonte

MAGALHÃES-BARBOSA, Maria Clara de; PRATA-BARBOSA, Arnaldo; CUNHA, Antonio José Ledo Alves da. Estresse tóxico, epigenética e desenvolvimento infantil. J. Pediatra. (Rio J.) , Porto Alegre, v. 98, supl. 1, pág. 13-18, 2022. Disponível em <http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572022000700013&lng=en&nrm=iso>. acesso em 26 de maio de 2022. Epub em 20 de abril de 2022.  https://doi.org/10.1016/j.jped.2021.09.007 .





Denunciar publicação
    000

    Indicados para você