[ editar artigo]

Por que escolhi a medicina?

Por que escolhi a medicina?

Por Eduardo Cat

Chegou o dia em que precisei marcar um “X” ao fazer a inscrição no vestibular de medicina. Ainda que jovem, minha história aos 17 anos era de um generalista das áreas do conhecimento dos ensinos fundamental e médio. Sempre fui curioso, gostava de entender o funcionamento das coisas e principalmente o raciocínio lógico (até então matemático). Filho de pais médicos, sempre vi o corpo humano como um mistério a ser desvendado, e perguntas não faltavam.

Certa vez - eu deveria ter uns 8 anos - perguntei para minha mãe por que eu estava com febre. Ela me explicou que era uma forma do meu corpo me proteger contra os “bichinhos” que estavam me atacando. O resultado foi imediato: me recusei a tomar qualquer remédio contra a febre, pois ela estava me ajudando não é mesmo?

Voltando ao vestibular, o simples fato de escolher uma das portas de curso superior já era um desafio, pois automaticamente “fecharia todas as demais”, afunilando as perspectivas do futuro da minha vida profissional. Dificilmente eu voltaria a fazer outro curso superior, e apesar das diversas possibilidades de especialidades médicas, são todas médicas. Imagino que, assim como no meu caso, ninguém tem certeza ao marcar o “X” da inscrição do vestibular de medicina. E se eu não passar? E se for só influência dos meus pais? E se eu fosse pra alguma engenharia? E se?

 

Era preciso tomar uma decisão, e eu escolhi a medicina.

Escolhi a medicina porque gosto de ajudar pessoas, de entender suas histórias e seus sonhos. Escolhi a medicina pela curiosidade de entender o funcionamento do corpo humano em todas suas complexidades. Escolhi a medicina sim, pela influência positiva dos meus pais, que me orgulham e me inspiram a cada dia. Escolhi a medicina também, pois provavelmente essa seria minha melhor chance de passar no vestibular mais concorrido, uma vez que já estava no auge da carreira de “generalista das áreas do conhecimento”.

Hoje, no 7º período de medicina pela UFPR, e estagiando na Academia Médica, percebi que estava enganado. Na realidade, o suposto funil do curso de medicina está mais para uma pirâmide, que ao invés de reduzir as perspectivas, amplia. Ao escolher a medicina você ganha um universo repleto de oportunidades capazes de moldar seu futuro profissional da maneira como você preferir. Nesse ano de 2018, aprendi muito sobre finanças, gestão, empreendedorismo, desenvolvimento pessoal e marketing digital. Tudo relacionado com a medicina.

"A medicina não te limita em nada."

Digo isso não por querer me valorizar de qualquer forma, mas sim para tentar deixar uma mensagem para uma pessoa bem específica, e que vale para todos os leitores da comunidade. O nome dele é Kevin Lima de Carvalho, e ele nos mandou a seguinte mensagem nessa semana na Academia Médica:


“Medicina é minha vida

Este é o meu primeiro post e eu me chamo Kevin Lima de Carvalho desde dos meus 5 anos o meu sonho é ser cirurgião geral hoje em dia eu tenho 10 anos e eu continuo com o meu sonho, todo mundo da minha família tem medo de sangue menos eu,eu sempre quis ser médico por causa que para mim o trabalho dos médicos é o mais importante e um dos mais difíceis por causa que qualquer erro pode ser muito grave mais mesmo assim eu quero me tornar médico mesmo com as dificuldades porque eu quero salvar vidas pra mim a medicina é tudo por isso que eu estou nesse site por causa que eu quero aprender mais sobre o trabalho dos médicos eu estou tentando aprender mais sobre a medicina e eu queria que todos que estiverem lendo este post comentassem algum livro bom para eu ler sobre medicina de preferencia sobre o corpo humano muitas pessoas tentam fazer eu desistir mais eu não vou deixar essas pessoas me derrubarem e eu queria agradecer a todos vocês por sempre me apoiarem para eu tornar meu sonho em realidade.”


E você, o que te motivou a seguir os trilhos da medicina?

Academia Médica
Eduardo Lima Cat
Eduardo Lima Cat Seguir

Graduando em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Estagiário da Academia Médica.

Ler matéria completa
Indicados para você