{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Por que o médico deve estar no Twitter?
[editar artigo]

Por que o médico deve estar no Twitter?

O Twitter como você já deve saber é uma rede social que permite postagens de até 140 caracteres. A rede tem hoje (dados de março de 2015) cerca de 302 milhões de usuários ativos que enviam cerca de 500 milhões de mensagens por dia. O Twitter é baseado na comunicação rápida e interativa e por esse motivo é considerada a rede social preferida dos jornalistas. É o melhor lugar da internet para você saber o que está acontecendo no momento.

A principal diferença do Twitter em relação várias outras redes sociais é que as pessoas que você segue não precisam lhe aceitar como amigo ou seguir você de volta, com isso você consegue acompanhar de perto pessoas ou instituições que são referência na sua área de atuação. Além disso, ao contrário do Facebook, o Twitter não filtra as postagens, com isso você poderá ver na sua linha do tempo tudo o que a pessoa que você segue divulgar.

O Twitter não foi criado com o objetivo de ser uma rede social aplicada a medicina, mesmo assim existem inúmeros hospitais, médicos, agências reguladoras e outros profissionais de saúde ativos no Twitter. Veja a seguir alguns dos usos mais relevantes do Twitter na medicina:

  • Agências de saúde pública usam o Twitter para mandar alertas sobre desastres e epidemias.
  • Agências reguladoras como a Anvisa e o FDA  enviam anúncio sobre segurança e aprovação de novos medicamentos.
  • Médicos postam ao vivo das principais conferências médicas.
  • Médicos usam o Twitter para trocar informações com outros especialistas sobre diagnósticos difícies da sua prática clínica.
  • O Twitter tem sido usado para acompanhar o avanço de doenças para outras regiões em tempo real.
  • Algumas empresas e entidades médicas organizam os chamados “Tweetchats” como o #medlib, onde vários profissionais se reúnem ao mesmo tempo no Twitter para trocar ideias sobre algum assunto relevante.
  • Você pode seguir os principais líderes e especialistas da sua área.

Passo a passo básico para aproveitar melhor o Twitter.

  • Faça uma busca sobre os assuntos e áreas que são do seu interesse e identifique as principais pessoas que estão postando sobre esses assunto.
  • Começe a seguir essas pessoas e se você quiser construir um perfil relevante, começe a compartilhar conteúdos interessantes sobre a sua área.
  • Seja interativo, responda as comentários e ajude os outros usuários.
  • Misture conteúdo original, produzido por você com informações relevantes que você leu em outros lugares da internet e compartilhe postagens que outras pessoas já disponibilizaram no Twitter.
  • Seja frequente, o ideal é ler e compartilhar conteúdo relevante no Twitter pelo menos uma vez por dia, de preferência mais do que uma vez. Por ser uma rede social muito dinâmica o conteúdo no Twitter fica velho mais rápido do que nas outras redes sociais.
  • Não esqueça de seguir o  @academiamedica
  • Conte para nós nos comentários, qual a sua experência no Twitter? Quem são as pessoas ou instituições que você segue e que todo médico deveria seguir? Se você estiver no Twitter compartilhe o seu nome de usuário conosco nos comentários. Siga também o @AcademiaMédica e o @doctorscloud no twitter.

    Quer saber mais sobre como as redes sociais podem ajudar na sua carreira médica? Inscreva-se no treinamento do Doctors on the Cloud .   No programa nós temos uma aula só sobre como elaborar a sua estratégia no Twitter em que os conceitos explorados aqui são passados com bem mais profundidade e exemplos práticos.

    Renata Velloso

    Fique informado sobre as novidades da comunidade
    Cadastre-se aqui
    Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
    Nova publicação

    Artigos relacionados

    Continue lendo!

    Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
    aos conteúdos exclusivos.

    Entrar