Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Prevenção e controle de infecções: OMS publica primeiro relatório sobre o tema

Prevenção e controle de infecções: OMS publica primeiro relatório sobre o tema
Academia Médica
mai. 9 - 2 min de leitura
000

 

Nesta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou o primeiro relatório global sobre prevenção e controle de infecções. De acordo com a organização, hábitos simples como uma boa higienização das mãos aliados a programas de CIP podem reduzir 70% dessas infecções.

Saiba mais: Infectologia

Um dos destaques do documento é o fato de que países de alta renda são 8 x mais propensos a progredir e implementar um trabalho de IPC em relação aos países de baixa renda.  Em um cenário geral, poucas melhorias na prevenção e no controle de infecções foram observadas entre  2018 e 2021.

Com a pandemia global de COVID-19,  a preocupação em relação aos perigos gerados por infecções veio à tona, no entanto, ainda é preciso evoluir nas melhorias efetivas em relação aos programas de PCI. Por isso, o relatório da OMS reforça a necessidade de investimento em ações de prevenção em controle de infecções  para garantir a qualidade do atendimento e a segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde.

Essas ações protegem a vida das pessoas e também ajudam a  reduzir os custos de assistência médica e despesas desembolsadas. As infecções impactam de forma muito negativa no planejamento dos cuidados de saúde. Estima-se que mais de 24% dos pacientes afetados por sepse associada à assistência à saúde  52,3% dos pacientes tratados em uma unidade de terapia intensiva morrem a cada ano. As mortes aumentam de duas a três vezes quando as infecções são resistentes aos antimicrobianos.

Quer saber mais detalhes sobre o relatório? Clique aqui e acesse o documento na íntegra!


Referência

  1. WHO. WHO launches first ever global report on Infection Prevention and Control. Disponível em: https://www.who.int/news/item/06-05-2022-who-launches-first-ever-global-report-on-infection-prevention-and-control. Acesso em: 06 de maio de 2022.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você