A cidade de São Paulo registrou nesta segunda-feira (1º) o primeiro caso da variante XBB.1.16 da Covid-19, também conhecida como Arcturus. Segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e publicadas pela Agência Brasil, o paciente é um homem de 75 anos, acamado e com comorbidades, que apresentou sintomas de síndrome gripal e febre persistente no dia 7 de abril.
O paciente foi encaminhado para atendimento em um hospital privado de São Paulo e recebeu alta médica na última quinta-feira (27). Ele possui o esquema vacinal completo contra a Covid-19, inclusive com a dose da Pfizer bivalente.
A SMS esclarece que a variante Arcturus está sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante de interesse. Até o momento, não houve aumento na gravidade ou no número de casos relacionados a essa variante na cidade de São Paulo. Os principais sintomas causados pela variante Arcturus incluem irritação nos olhos (semelhante à conjuntivite), tosse seca e episódios febris.
Profissionais de saúde e especialistas devem estar atentos às características e ao comportamento dessa nova variante, bem como continuar seguindo as orientações de prevenção e controle da pandemia.
Leia também:
- OMS atualiza diretrizes sobre medidas de prevenção e tratamento da Covid-19
- Covid-19! 9 milhões de doses da vacina bivalente são aplicadas no Brasil
- Estudo mostra que vacina BCG não protege profissionais de saúde contra a Covid-19
-
Cães farejadores podem ser treinados para detectar infecções por Covid-19
Fonte: Agência Brasil. (2023, 2 de maio). São Paulo registra primeiro caso da variante Arcturus da Covid-19.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-05/sao-paulo-registra-primeiro-caso-da-variante-arcturus-da-covid-19