Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cães farejadores podem ser treinados para detectar infecções por Covid-19

Cães farejadores podem ser treinados para detectar infecções por Covid-19
Academia Médica
abr. 27 - 2 min de leitura
000

O uso de cães farejadores para detecção da Covid-19 vem sendo testado por pesquisadores médicos do Departamento de Saúde Pública da Califórnia. O trabalho, cujos resultados foram publicados na revista JAMA Pediatrics, foi realizado com a participação de 1.558 estudantes de 27 escolas públicas e privadas.

Durante dois meses, os animais foram levados às instituições de ensino e colocados em contato com alunos. Foi solicitado a estes que se alinhassem a cerca de um metro e meio de distância. Eles deveriam se virar antes que um cachorro passasse pela fila e farejasse seus tornozelos. Em caso de detecção da Covid-19, o cão era treinado para sentar atrás do estudante infectado.

Na sequência, eram feitos testes de antígeno, o que demonstrou que os cães tinham 90% de precisão ao farejar infecções por SARS-CoV-2. No total, os animais detectaram 383 casos positivos e erraram 18. Segundo os autores do estudo, o uso de cães farejadores resulta em menos desconforto aos estudantes, que normalmente se incomodam bastante ao passar pelos testes de swab.

Referência:       

Carol A. Glaser et al, Lessons Learned From a COVID-19 Dog Screening Pilot in California K-12 Schools, JAMA Pediatrics (2023). DOI: 10.1001/jamapediatrics.2023.0489

Leia também:



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você