Tu seguras a minha mão, mas é você quem me guarda. É você que prestes a partir, ainda sorri, e me ensina que vale a pena crer e existir.
É você que me espera pela manhã, e ao me ver se abre em um abraço com as mãos estendidas ao meu ato de chegar perto de ti.
Em você, as chagas e a finitude; em mim, a força e vitalidade; mas, que um dia também há de se fazer Fragilidade, finitude e Passagem.
Você que estás a partir me ensina o porquê resistir; me ensina que no fim, as coisas que valem a pena não são as coisas, mas sim as pessoas, as memórias, o amor e o gesto de um beijo ou abraço.
Sou um ser privilegiado em ter a oportunidade de conhecer pessoas desnudas de suas várias faces! Conhecer pessoas de verdade, íntegras e sem maquiagem.
No mundo dos filtros vocês me ensinam que a melhor vestimenta é a coragem e o a melhor maquiagem é o amor transfigurado em vossas faces que tem a oportunidade de viver em sua última viagem uma passagem em primeira classe, sem dispneia, dor ou impasses.
Cuidados Paliativos é o símbolo mais próximo do real significado da medicina; é arte, é a pedra angular do juramento, do ato primeiro: primum non nocere,
Traduzido em Amor, Benevolência e Compaixão.
In Memoriam de todos os pacientes que estou cuidando no Hospital de Apoio de Brasília. São vocês que me ensinam a essência da Medicina...